> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <
"Filha do Mar" começa a ser produzida em abril
“Insensato Coração” mal estreou e a Globo já começa a trabalhar na nova novela de João Emanuel Carneiro, que irá ao ar no horário das 21h apenas em 2012, após “Fina Estampa”, de Aguinaldo Silva.
Com nome provisório de “Filha do Mar”, a trama será dirigida por Ricardo Waddington e contará com Patrícia Pillar como protagonista. O início dos trabalhos está previsto para abril, mais de um ano antes de sua estreia.
A decisão em antecipar a produção foi tomada pela Globo, pois o folhetim terá várias cenas ambientadas em um transatlântico, o que exigirá uma grande estrutura de logística e mais tempo de gravações. Os nomes de Tarcísio Meira, Glória Menezes e Selton Mello estão cotados para o folhetim.
Com pouco mais de dez anos de carreira na Globo, essa será a segunda novela do autor para o horário das 21h. Em 2008, ele escreveu “A Favorita”. Antes disso, João Emanuel assinou as novelas “Da Cor do Pecado” e “Cobras & Lagartos” e foi colaborador de tramas como “A Muralha”, “Os Maias” e “Desejos de Mulher”.
Fonte: Na Telinha
"Globo Sáude" deve entrar na briga das manhãs
Médico mais poderoso da República segundo a revista Veja, o cardiologista Roberto Kalil Filho poderá em breve fazer parte de um novo programa da TV Globo.
A emissora negocia com Kalil para que ele faça parte do time de consultores do "Globo Saúde", novo programa que tem estreia prevista entre fevereiro e abril.
Roberto Kalil Filho é considerado poderoso porque tem entre seus pacientes a presidente da República, Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o ex-vice José Alencar, José Serra e o senador José Sarney, além de artistas como Roberto Carlos e Gilberto Gil.
De acordo com o colunista Daniel Castro, como consultor da atração global, Kalil deverá prestar consultoria científica e dar entrevistas.
Apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha, o "Globo Saúde" contará com vários médicos entre seus consultores. Drauzio Varella, que participa do "Fantástico" há vários anos, será um deles.
O "Globo Saúde" será um programa jornalístico diário, com cerca de 40 minutos de duração, e irá ao ar logo após o "Mais Você". Entre suas pautas, haverão temas ligados a saúde, beleza, atividades físicas e bem-estar de forma geral.
O programa estava em formatação desde 2009. Agora, já conta com redação em SP, novos equipamentos e mais de 30 profissionais dedicados exclusivamente à atração.
Fonte: Na Telinha
Wanda e Eunice armam barraco na casa de tia Neném
Léo (Gabriel Braga Nunes) conseguiu manter o apartamento de Pedro (Eriberto Leão) e Luciana (Fernanda Machado) livre para a ação dos bandidos que vão roubar os presentes. Pediu que tia Neném (Ana Lúcia Torre) reunisse na casa dela Eunice (Deborah Evelyn) e Wanda (Natália do Vale), para tentar uma reconciliação entre as duas - e, indiretamente - evitar que elas fossem ao imóvel naquela tarde.
Logo, Neném percebe que arrumou sarna para se coçar. Eunice e Wanda começam o maior barraco. Eunice não acredita que os pais de Pedro não soubessem do envolvimento entre o filho e Marina (Paola Oliveira).
Eunice debocha: "Sabe o que é, tia Neném? A Wanda não tinha tempo para cuidar dos filhos porque estava ocupada demais dando atenção ao cunhado que por sinal..."
Wanda corta: "Cala essa boca, agora!"
"Não me atropelem! Eu sou da terceira idade!", pede Neném.
"Você só vai aprender depois de levar uma surra!", Wanda ameaça Eunice.
"Ameaça, é? Vou chamar a polícia!", desafia a rival.
"Vamos parar com esse barraco dentro da minha casa!", pede Neném, no meio das duas.
Fonte: globo.com
BBB11: casa de vidro volta na 5ª
A casa de vidro vai voltar no "Big Brother Brasil 11", da Globo, na próxima quinta-feira. Como na nona edição do reality, em 2009, a atração está sendo montada no shopping Via Parque, na zona oeste do Rio de Janeiro. Comenta-se que Ariadna, Maurício, Michelly e Rodrigo, os quatro primeiros eliminados do "BBB 11", devem ser confinados no espaço, disputando o voto do público para retornar ao programa. A casa de vidro vai durar quatro dias. Na festa de sábado, a eliminada Michelly bebeu demais e passou mal, tendo de ser socorrida por médicos da Globo. Daniel roubou um selinho de Diogo. Ontem, o novo "brother" Wesley deu em cima de Maria, e os BBBs acusaram o vendedor do Carrefour pela falta de comida na casa.
Fonte: Agora São Paulo
Está mudando a forma de se fazer jornalismo na TV
Um dos momentos mais interessantes do bom “Fantástico” desse último domingo foi a matéria de Zeca Camargo e César Tralli na casa do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira. Pelo que o assunto representa e a forma como os dois colocaram.
Na verdade, está acontecendo uma mudança importante na maneira de fazer jornalismo na televisão. O modelo quadradinho de muitos anos, com passagem parada e decorada, historicamente em plano médio estático, quase sem mexer o pescoço, aos poucos vai saindo de moda. A Record, justiça se faça, foi a primeira a acabar com isso. Já há alguns anos, se adotou uma linha mais conversada e informal nas suas reportagens e apresentações. O tratamento é diferente.
Hoje, na Globo, as passagens em movimento também acontecem em maior frequência. Repórteres andando com microfone na mão, improvisando e acompanhando um plano sequência, como se viu na invasão do Complexo do Alemão ou no recente desastre das chuvas na Região Serrana. Ou, matéria no ar sem nenhum “off”, algo inimaginável em outros tempos.
Ainda na Record, no “Domingo Espetacular”, sempre foi possível assistir reportagens de longa duração, quase 20 ou 30 minutos, padrão que o “Fantástico” agora vem adotando. É um jornalismo mais verdade. Sem quase produção. Ou edição. O telespectador, com toda certeza, agradece.
Fonte: Flávio Ricco
"Caminho das Índias" estreia bem nos EUA
"Caminho das Índias", da TV Globo, começou a ser exibida pelo canal hispânico TeleFutura, nos Estados Unidos.
A novela brasileira, que por lá se chama apenas "Índia", é dublada em espanhol, mas também tem versão legendada em inglês.
Segundo o "El País", a trama de Glória Perez, estreou com mais de 900 mil espectadores.
A reportagem do jornal espanhol descreve a história como uma história de amor proibido entre uma mulher de uma casta superior e um intocável.
"Não importa que o sistema de castas esteja proibido na Índia, que os estereótipos abundem ou que a novela seja uma produção brasileira, e não de Bollywood", ironiza o texto. "A ponte cultural é ampla, a julgar pelos espectadores da estreia nos Estados Unidos, que chegou a superar a rival "Alguien te Mira", da Telemundo."
"Apesar de estar longe de refletir a realidade social, política ou cultural do país que le dá título, a riqueza visual, as músicas e coreografias e a produção espetacular não deixam nada a desejar às verdadeiras produções de Bollywood", segue.
O "El País" diz ainda que a estreia foi "promissora" e que "captou a atenção de sua audiência".
Fonte: Folha
"Por Toda Minha Vida" homenageará atores e esportistas
O programa “Por Toda Minha Vida” irá mudar de foco na próxima temporada. De acordo com a coluna Outro Canal, neste ano, a Globo pretende homenagear grandes atores e esportistas, ao invés de focar apenas em astros da música.
Uma das homenagens será a Paulo Autran, que faleceu em outubro de 2007. O ator, que encenou mais de 70 peças de teatro, esteve em algumas produções da Globo como “Pai Herói”, “Sassaricando”, “Hilda Furacão”, além de “Guerra dos Sexos”, onde deu vida a Otávio e contracenava com Fernanda Montenegro.
Entretanto, antes das novas edições, a Globo exibirá dois programas já produzidos em 2010. Um dedicado ao sambista Cartola e outro que homenageará a banda As Frenéticas.
Fonte: Na Telinha
MTV já dispensou mais de 30 funcionários
A MTV está passando por um processo de reestruturação, que irá aproximar ainda mais a grade de programação aos produtos do Grupo Abril, proprietário do canal musical.
Com a chegada de Helena Bagnoli à presidência da MTV Brasil e o retorno de Zico Goes ao comando da programação, várias mudanças já foram realizadas. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, mais de 30 profissionais foram desligados da emissora nos últimos dois meses. Alguns deles conhecidos do público, como Lobão e os ex-apresentadores do “Rock Gol”, Marco Bianchi e Paulo Bonfá.
Procurada, a assessoria da MTV confirmou as demissões e informou que os desligamentos fazem parte do processo de reestruturação da emissora para 2011.
Fonte: Na Telinha
Apresentador do canal E! morre aos 27 anos
Desde agosto de 2010, ele comandava o programa "Brasil Bites", revista eletrônica sobre celebridades do canal pago E! Entertainment.
Scarpa também era noivo da atriz e escritora Cibele Dorsa. Por meio do Twitter, ela comentou a notícia no domingo.
"Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta", escreveu. "Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontrá-lo."
O E! Entertainment divulgou uma nota dizendo ter recebido a notícia "com muito pesar" e prestando solidariedade à família.
O enterro do corpo do apresentador ocorreu dia 30, em Campinas.
Fonte: Folha
Morre aos 74 anos o ator Nildo Parente
O ator Nildo Parente morreu nesta segunda (31), aos 74 anos, no Hospital Silvestre, hospital em Santa Teresa, no RJ.
Nildo estava internado em coma há cerca de 2 meses, quando deu entrada no hospital após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). O corpo do ator será velado na tarde desta terça (1) na no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio.
Natural de Fortaleza, no Ceará, o ator estrelou mais de 20 novelas na Globo, como "Pai Herói", "Guerra dos Sexos", "Vereda Tropical", "Celebridade", "Senhora do Destino" e "Paraíso Tropical".
Em 40 anos de carreira, também atuou no cinema, nos filmes "O homem que comprou o mundo" (1968), "Tenda dos milagres" (1977), "Memórias do cárcere" (1983), "Rio Babilônia" (1982), "O beijo da mulher-aranha" (1984), "Bela Donna" (1998) e "Seja o que Deus quiser" (2002).
Seu último trabalho foi no filme "Chico Xavier" (2010), que foi exibido em formato de minissérie pela Globo. O ator estava escalado para fazer uma participação na nova obra de Gilberto Braga, "Insensato Coração".
Fonte: UOL TV
Vale Tudo: o que mudou no país 23 anos depois?
Em 16 de maio de 1988, cinco meses antes de ser promulgada a Constituição que estabeleceria o Brasil democrático, o país parou para ver a estreia da novela Vale Tudo.
Com Gal Costa cantando Brasil, de Cazuza, em inspirada abertura da turma de Hans Donner, na qual figuravam marcantes paisagens brasileiras, a novela conquistou o público.
Ela mostrava a história de Raquel (Regina Duarte), uma mãe que é passada para trás pela própria filha, a ambiciosa Maria de Fátima (Gloria Pires). Como pano de fundo para o embate familiar, um Brasil com economia em crise, desigualdade social, desemprego, corrupção e desesperança.
Quase 23 anos depois, a trama escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres seduz outra vez o brasileiro, reexibida pelo canal pago Viva e também disponível no YouTube, graças a telespectadores fanáticos.
Mas, afinal de contas, o que mudou e o que continua igual quando se compara o Brasil de 1988 apresentado no folhetim com o atual? Com a palavra, Gilberto Braga, um dos autores da trama.
- Quase tudo é igual entre o Brasil de Vale Tudo e o atual. Só acho que - e isso é muito positivo - as pessoas estão mais preocupadas com a impunidade.
Aguinaldo Silva, co-autor, lembra que, no mundo político pouco mudou.
- A classe política ainda é a mesma, assim como a corrupção institucionalizada e a atitude arrogante das classes dominantes, incluindo, de novo, os políticos, que se acham acima do bem e do mal. Em Vale Tudo, essa classe é tão bem representada pela personagem Odete Roitman [Beatriz Segall].
Para o novelista, ainda impera "a irresponsabilidade das pessoas menos favorecidas em relação à própria vida".
- Elas não pensam no futuro, esquecem o passado com uma rapidez incrível e só querem saber da cervejinha e do samba do presente.
Quando questionado o que mudou para melhor na sociedade brasileira nestes 23 anos, Silva demonstra pessimismo.
- Pouca coisa, mas uma mudança importante é que o brasileiro perdeu aquele sentimento de inferioridade que o tolhia. Hoje, não somos, mas nos achamos o máximo. O Brasil continua o mesmo, só que maior, e com problemas maiores ainda. O mundo é que mudou e nos levou junto. E como o mundo mudou pra pior...
Um Brasil igual ou diferente?
Professora de ciência política da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Maria do Socorro Sousa Braga discorda de Aguinaldo Silva.
Ela se diz “uma otimista” em relação às mudanças na sociedade brasileira nas últimas duas décadas. E recorda que, quando Vale Tudo foi ao ar, o país vivia sob uma inflação galopante, com planos econômicos fracassados que geravam um sentimento de desamparo e incerteza do brasileiro quanto ao seu futuro. Para ela, isso contrasta com a atual maré de crescimento e de estabilidade monetária e econômica.
- Há amadurecimento político e maior independência externa do Brasil. Estamos em um caminho de melhorias nas desigualdades sociais. Sinto que o Brasil melhorou e, com ele, a autoconfiança do brasileiro. Sou muito otimista neste sentido. Hoje, para dar certo, o brasileiro não precisa deixar o seu país, como acontecia no fim da década de 1980.
A cientista política reconhece que males como a corrupção permanecem, mas lembra que, com a democracia consolidada, há maior liberdade para se mostrar os atos indevidos, "sobretudo com o advento da internet".
E foi por meio da rede mundial de computadores que Vale Tudo conquistou novos telespectadores em pleno século 21. Gente como o estudante de direito Matheus Oliveira, de 19 anos, morador de Juiz de Fora (MG), que nem havia nascido em 1988.
- Vi várias pessoas comentando no Twitter os primeiros capítulos, sempre elogiando. Resolvi assistir um. Depois, não parei mais. A história é envolvente, os personagens, marcantes. Os conflitos também são ousados, parece que os autores querem provocar o público. E os atores estão muito bem.
"Brasil, mostra a sua cara!"
Se Vale Tudo desperta paixões e opiniões distintas sobre o Brasil de ontem e de hoje, em um quesito a trama chega perto da unanimidade: o da qualidade.
Autor do livro Os Ídolos do Pop Rock (ed. Event), o repórter de Música do R7 Fabian Chacur enfatiza que até a trilha sonora da produção é destaque.
- Destaco a música É, do Gonzaguinha. Ele me disse uma vez que a novela parecia um grande videoclipe da canção. Isso sem falar que a música Brasil, na abertura, era um retrato do país de então, em letra inspirada de Cazuza.
Mãe do cantor e compositor e prima de Gilberto Braga, Lucinha Araújo recorda que o filho era um telespectador assíduo da novela.
- Na época de Vale Tudo, o Cazuza me dizia: "Mamãe, toda noite eu ligo a TV para escutar minha música cantada pela Gal". Essa musica é um emblema na carreira dele. Ele parou de olhar para o próprio umbigo e olhou para a sua terra. Músicas como Brasil e Um Trem para as Estrelas são verdadeiros gritos. Para ele foi um presente, ter sua música na abertura, aos 31 anos, já doente. O lado triste é que eu acho que até hoje o Brasil não mostrou a cara dele.
Especialista em teledramaturgia da USP (Universidade de São Paulo) e autor do livro Quem Matou... O Romance Policial na Telenovela (ed. Anna Blume), Claudino Mayer define Vale Tudo como “uma das melhores novelas de todos os tempos, que inovou no ritmo veloz para contar uma história, sendo um retrato do Brasil de sua época”.
- Vale Tudo faz parte da memória social brasileira.
Diante de tanta repercussão para uma novela prestes a completar 23 anos, só resta a Gilberto Braga se encher de orgulho.
- Claro que eu fico feliz em ver a novela outra vez na boca do povo. Eu fico com a bola cheia.
Fonte: Portal R7
Notícias rápidas da TV
'Ti-ti-ti' supera 'Insensato Coração'
O remake de "Ti-ti-ti" superou "Insensato Coração", principal novela da Globo. No sábado, a novela de Maria Adelaide Amaral marcou 25 pontos no Ibope da Grande SP, contra 24 da trama das nove. Desde a estreia de "Insensato", no dia 17, a diferença entre os folhetins varia entre um e quatro pontos. No sábado, porém, foi a primeira vez que "Ti-ti-ti" ficou à frente.
Diretor nega atritos em novela do SBT
Reynaldo Boury, diretor-geral de "Amor e Revolução", negou que haja pressão na novela do SBT. Afirmou também que o AVC (acidente vascular cerebral) do produtor-executivo Sergio Madureira não ocorreu após discussões.
"Cordel Encantado" abre duas frentes de gravações
Enquanto os diretores Amora Mautner e Ricardo Waddington gravam na França as cenas dos primeiros capítulos de “Cordel Encantado” – substituta de “Araguaia” na Globo -, outra equipe, com Gustavo Rodriguez, produz em Sergipe a próxima viagem do elenco. Ainda em fevereiro, estão previstas gravações, principalmente em cânions no alto sertão. Antes de iniciar os trabalhos em estúdios e depois de completadas as etapas da França e Sergipe, “Cordel Encantado” ainda terá gravações na Bahia. Em uma locação em Paulo Afonso serão realizadas as cenas de cangaço.
Danilo Gentili visita a Record
De férias do "CQC", da Band, Danilo Gentili esteve na Record ontem. Gravou uma entrevista sobre o "BBB 11" para o blog "Te Dou um Dado".
SBT investe na filial de Belém
Ainda sobre investimentos, o SBT também volta suas atenções para a emissora de Belém, que terá uma nova sede, no centro da capital paraense. A mudança de endereço vai acontecer nos próximos meses. Além do prédio, o SBT terá todo o seu parque técnico renovado, com equipamentos de última geração.
Priscila Fantim finalmente assume a gravidez
Demorou, mas Priscila Fantin assumiu que está grávida e radiante com a notícia. "Ela estava esperando completar os três meses para anunciar, mas a história vazou. Priscila está de dois meses e meio. Será meu quarto neto", diz Silvana, mãe da atriz.
André Gonçalves e Letícia Sabatella aquecem relacionamento
Amigos de André Gonçalves e Letícia Sabatella dizem que o namoro deles esfriou em dezembro. Mas parece que a crise foi superada porque os pombinhos vão viajar. Como a coluna antecipou, ele participará do carnaval português.
Cantoras e BBB vão conferir desfile da "Maria Bonita"
As cantoras Luciana Mello e Malu Magalhães conferiram o desfile da Maria Bonita, na SPFW. Malu contou que ficou mais feminina graças ao namoro com Marcelo Camelo. Max Porto, vencedor do "BBB 9", estava circulando pela Bienal. Foi trabalhar e conferir um pouco dos estilos da SPFW. "Sou muito indireto em relação à moda. Vim entender um pouco." Oi?
Ministra da Cultura presitigia SPFW
A ministra da Cultura, Ana Holanda, foi conferir o desfile de Ronaldo Fraga ontem, na SPFW. Ela, que estava acompanhada do ator Antonio Grassi, presidente da Funarte, apertou o passo quando foi reconhecida. Já Grassi tirou fotos com algumas fãs.
Carol Castro passa batida na SPFW
Carol Castro foi conferir o desfile da Colcci anteontem, mas não foi muito notada. Ela estava com Juliana Alves, apontada como "aquela víbora da novela [Ti-ti-ti]".
Amy Winehouse é internada com gripe
Segundo o site PopCrunch, Amy Winehouse foi internada em Londres com sintomas de gripe. No último dia 15, a cantora fechou, em SP, sua turnê de shows no Brasil.
Fontes: Agora São Paulo, Coluna Zapping, Flávio Ricco, Folha.com
Bom demais...
O SBT está investindo forte em Porto Alegre. O prédio-sede, com reformas em fase final, agora terá um estúdio mais avançado para a transmissão em HD. Engenheiros japoneses da Toshiba estiveram na capital gaúcha para realizar os últimos ajustes. Já na próxima semana entram em funcionamento modernos equipamentos de captação, edição e exibição, permitindo gravar conteúdo em cartões de memória. É o fim da fita.
Nem tanto...
A maneira como o "Programa do Gugu" abordou o estado de saúde de Shaolin anteontem gerou atritos na Record. Na atração, uma repórter disse que a mulher do humorista está vivendo à base de sedativos e que ele piorou muito. A família de Shaolin ligou para a Record reclamando. Respeito ao artista é à família é o mínimo que se espera numa hora dessas...
______
Ficamos por aqui, de olho na telinha.
E-mail: bysilver_br@yahoo.com
Twitter: @bysilver_br
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário