5 de fevereiro de 2011

Alvo Polêmico

 

Boa Tarde
Esta online a sua coluna Jornalistica de todos os Sabados, "alvo polêmico"
Eu sou Weric Lima estarei mostrando pra você internautas as principais pautas da semana. Lembrando que hoje temos o Quadro "Assunto Quente" Onde um tema e aberto e discutido entre pessoas das Ruas e pessoas especialista no caso.
Mais agora confira as Principais Noticias da semana.

Polícia Militar do Rio apresenta o "caveirão do ar"



A Polícia Militar do Rio apresentou na manhã desta sexta-feira (4), o helicóptero blindado modelo Huey Two, de fabricação americana, do GAM (Grupamento Aeromarítimo), em Niterói. O novo equipamento tem capacidade para transportar dois pilotos e até 13 tripulantes.


A aeronave vai auxiliar nas operações policiais em áreas de conflito, além de ser utilizado em resgates. A blindagem do Huey, o mais moderno helicóptero em operação no país, suporta até tiros de fuzil, segundo o subcomandante do GAM, tenente-coronel Miguel Francisco Ramos.

O helicóptero é considerado o maior reforço contra o crime para este ano. O blindado, adquirido pela secretaria de Segurança Pública por R$ 12 milhões, vem dos Estados Unidos, após mais de 50 horas de voo.

Diferentemente do helicóptero Esquilo, usado pela PM, que é feito em fibra e tem capacidade para dois pilotos e quatro tripulantes, o Huey II é uma aeronave de guerra, cuja blindagem suporta tiros de fuzil calibre 7.62 e até de metralhadoras ponto 30, além de ter capacidade para transportar até 13 pessoas: dois pilotos e 11 tripulantes. Em operações em favelas, no entanto, o helicóptero vai atuar com oito tripulantes.

Com o Huey II, a PM pode fazer até operações à noite, já que terá equipamento de câmera com visão noturna e os pilotos também terão este tipo visão. A pintura, em cinza esverdeado, muda de acordo com o ângulo de visão. Além disso, haverá farol de busca e fast hope, uma corda em que o policial tem mais agilidade para descer do que o rapel, utilizando somente luvas especiais.

Usado no Iraque e Afeganistão

O Huey II não é exatamente uma novidade para a polícia do Rio de Janeiro. A Polícia Civil já possui uma aeronave desse modelo, chamada de Caveirão Voador. Com isso, os agentes puderam fazer uma espécie de consultoria para os militares, apontando os pontos ruins do helicópteros e sugerindo melhorias. A parte da frente da aeronave vai receber um reforço na blindagem e as proteções laterais serão mais versáteis, de colocação e retirada mais fáceis.

Fabricado nos Estados Unidos e usado pela Força Aérea e pelo Departamento de Estado americanos, o Huey II também é usado pela Polícia de Nova Iorque, Força Aérea, Exército e polícia nacional da Colômbia, Força Aérea Filipina e do Iraque, além de sobrevoar os céus do Afeganistão, Paquistão, Cazaquistão, República Dominicana, Argentina, Peru, num total de 150 aeronaves.


Apagão atinge oito Estados do Nordeste


Um blecaute atingiu, na noite de quinta-feira (3), oito Estados da região Nordeste do país. Segundo o diretor de operações da Chesf (Compainha Hidrelétrica do São Francisco), Mozart Bandeira Arnaud, o problema ocorreu por causa de uma falha no sistema de controle e proteção do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE). Após passar boa parte da madrugada de sexta-feira (4) às escuras, a maioria dos Estados começou a ter o fornecimento de energia restabelecido



Tão logo a energia voltou ao sistema, as diversas subestações espalhadas pelo Nordeste voltaram a operar e levar energia. Contudo, oscilações ainda foram sentidas durante a madrugada, causando novas quedas no período em cidades como Salvador e Recife



Durante o período de escuridão e poucas informações, as redes sociais ajudaram na divulgação de informações em vários pontos do Nordeste. Faltou energia nas principais capitais da região e em muitos municípios do interior e a luz foi voltando gradativamente, porém de maneira lenta e ainda sofrendo interrupções, relatadas por muitas pessoas através do Twitter



Por causa do blecaute, os shows do Festival de Verão de Salvador, no Parque de Exposições da cidade, na Bahia, foram paralisados. A luz foi embora pouco antes de a estrela da noite, Ivete Sangalo, subir ao palco. Graças a geradores, a cantora conseguiu levar a apresentação adiante. O comércio e o elevador Lacerda, em Salvador, ficaram sem luz na madrugada desta sexta (4)


Dilma pede reforço em fiscalização no setor elétrico


A presidente da República, Dilma Rousseff, pediu nesta sexta-feira (4) à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que reforce a fiscalização preventiva no fornecimento de energia para a região Nordeste.
A informação foi dada pelo porta-voz da presidência, Rodrigo Baena. Ele informou que Dilma conversou pessoalmente nesta manhã com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e pediu esclarecimentos imediatos sobre o apagão que atingiu oito Estados na noite da quinta-feira (3) e na madrugada de hoje.

- A presidente Dilma Rousseff tomou conhecimento dos problemas de falta de energia ocorridos na região Nordeste. [Ela] pediu que fosse esclarecido o mais rápido possível as causas dos problemas.

Ainda segundo Baena, Dilma pediu ao ministro que determine às empresas geradoras de energia reforço na manutenção do serviço.

Em coletiva na manhã de hoje, Lobão evitou determinar as causas do apagão. O ministro disse que a causa provável seria a falha na subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, município de Pernambuco.


Lobão disse, porém, que as causas mais exatas do problema só serão esclarecidas numa reunião com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e Aneel para um quadro completo.

Após recorde, ministro diz que casos de dengue caíram 76% em janeiro



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta sexta-feira (4) que houve uma redução de 76% no número de casos da dengue em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Padilha não forneceu os números absolutos de casos da doença nesses meses.


Em 2010, o país registrou números recordes de casos de dengue e mortes causadas pela doença – até outubro, havia 936.260 casos de dengue clássica. Destes, 14.342 foram classificados como graves.

Segundo o ministro, o Rio de Janeiro está entre os 16 Estados que apresentam risco real de epidemia da doença. Apesar do aumento de 440% no número de casos neste ano no Estado, em relação a janeiro de 2010, o ministro descartou ainda a possibilidade de uma epidemia. Para evitar a proliferação da doença, Padilha disse que tem ido pessoalmente a cada Estado para verificar como está a situação.

- Queremos saber toda semana como está a situação e o enfrentamento da dengue nos municípios para anteciparmos as ações. É importante que as secretarias identifiquem os agentes em cada posto de saúde para facilitar os diagnósticos.

Ainda de acordo com o ministro, foram distribuídos 400 mil cartões nesses 16 Estados que serão entregues nos postos de saúde para pacientes que apresentarem suspeita da doença. Durante a entrega de 46 novas ambulâncias para municípios fluminenses, ele orientou os prefeitos a incentivar a campanha contra a dengue nos estádios de futebol e nas quadras das escolas de samba, aproveitando o período de campeonatos e a chegada do Carnaval.

Apesar de não ter um orçamento definido ainda, o ministro anunciou a criação de uma equipe nacional de resgate do SUS (Sistema Único de Saúde) para ações emergenciais como a deste ano na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Segundo Padilha, o grupo contará com o apoio de cem servidores do Ministério da Saúde, entre médicos e enfermeiros, dos hospitais universitários federais, de agentes das Forças Armadas, de parcerias com os Estados e municípios e com voluntários que serão treinados de três em três meses.


- Nós vamos construir uma grande equipe de resgate do SUS para se mobilizar em situações emergenciais, porque temos equipamentos no Ministério da Saúde para isso. Vamos manter um cadastro permanente de voluntários.

Nova Fribusgo vai ganhar Instituto de Oncologia


O ministro anunciou ainda a construção de um instituto de oncologia no município de Nova Friburgo, um dos mais atingidos pelo temporal do dia 12 de janeiro. Segundo ele, o espaço funcionará também como um centro de reabilitação para as vítimas das tragédias e contará com salas especiais de ortopedia e fisioterapia. Segundo o ministro, o estado já desapropriou um terreno na cidade para o início das obras.
Alexandre Padilha participou nesta sexta-feira no Rio de Janeiro do lançamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regional e da entrega de 46 ambulâncias para os municípios fluminenses. Os veículos foram entregues para as secretarias municipais de Saúde, entre elas Angra dos Reis, Barra do Piraí, Cabo Frio, Macaé, Magé, Mesquita, Porto Real, Rio das Flores e Rio das Ostras. Entre os municípios contemplados, alguns receberam antecipadamente seus veículos, como é o caso de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Vale do Rio Preto, na região serrana.

Tragédia das chuvas


Um forte temporal atingiu a região serrana do Estado do Rio de Janeiro entre a noite de 11 de janeiro e a manhã do dia seguinte. Choveu em 24 horas o esperado para o mês inteiro e o resultado foi a maior tragédia climática registrada no país, segundo especialistas de várias áreas.

Deslizamentos de terra e enchentes mataram mais de 800 pessoas e deixaram mais de 400 desaparecidas. Cerca de 30 mil sobreviventes ficaram desalojados ou desabrigados. Escolas, ginásios esportivos e igrejas viraram abrigos. Hospitais ficaram cheios de feridos na primeira semana, estando a maioria já recuperada. Cerca de 15 dias depois da catástrofe, doenças como leptospirose (provocada pelo contato com a urina de rato) começaram a assolar a população. Autoridades então passaram a monitorar casos confirmados e pacientes suspeitos, além de educar o povo em relação à prevenção.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Areal foram as mais afetadas e decretaram estado de calamidade pública. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados durante alguns dias.

As três esferas de governo se uniram para ajudar as vítimas e reconstruir as cidades. No dia 14 de janeiro, a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. No dia 27 do mesmo mês, a presidente esteve no Rio e anunciou a entrega de 8.000 casas para desabrigados.


A ajuda também veio através de doações. Pessoas de diversos Estados e países se comoveram com a tragédia e enviaram principalmente dinheiro, roupas, alimentos, remédios, água e colchões. Em fevereiro, as maiores necessidades, de acordo com as prefeituras dos municípios afetados, são material de limpeza, material de higiene pessoal e material descartável (como copos e fraudas).


Bandidos levam R$ 13 mil de empresa no norte do Estado

Bandidos armados assaltaram uma empresa de engenharia na tarde desta sexta-feira (4) na localidade de Cajueiro, em São João da Barra, no Norte Fluminense.

Segundo testemunhas, os criminosos levaram cerca de R$ 13 mil da firma. Os funcionários disseram que o roubo ocorreu no mesmo diprivilegiadas da empresa.a de pagamento.

De acordo com eles, assim que chegaram, os bandidos foram diretamente para um escritório onde havia um malote com dinheiro, o que levanta a suspeita de que eles tinham informações


Menina de 14 anos morre após receber 80 chibatadas em Bangladesh



Uma adolescente de 14 anos morreu após ter recebido 80 chibatadas em Bangladesh, como punição por ter tido um relacionamento com um primo que era casado.

A sentença tinha sido decretada por um tribunal religioso na cidade em que a jovem vivia, Shariatpur, no sudoeste do país, a 56 km da capital, Daca.

Hena Begum foi acusada de ter mantido uma relação sexual com seu primo de 40 anos de idade, que era casado. Ele também foi condenado a receber cem chibatadas, mas conseguiu fugir.

A adolescente desmaiou enquanto recebia as chibatadas e chegou a ser levada para um hospital local, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo seis dias após ter sido internada.

O imã Mofiz Uddin, responsável pela sentença contra Hena, e outras três pessoas foram presas. O caso está sendo investigado.

Atraídos por gritos de socorro de Hena, moradores locais chegaram a acudir a adolescente. Mofiz Uddine também se dirigiu ao local, juntamente com professores da madrassa (escola de ensinamentos islâmicos) da região.


Manifestantes protestam contra o presidente do Egito no centro de SP

Cerca de 200 pessoas participavam de um ato de apoio ao movimento popular no Egito contra o presidente do país, Hosni Mubarak, nesta sexta-feira (5). Mubarak está no poder desde outubro de 1981 e enfrenta forte oposição no Egito.


O protesto acontecia na rua 25 de Março, na região central de São Paulo, desde as 16h30. Segundo a organização do evento, vários grupos como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), Movimento da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento Palestina para Todos, Instituto de Cultura Árabe e Associação Islamica de São Paulo marcaram presença no encontro.


Os participantes iam seguir para a praça da Sé, também na região central. O ato deve terminar por volta das 19h30. De acordo com a Polícia Militar, a manifestação permanecia pacífica.



Fernando Haddad ganha nova chance como ministro após a crise do Sisu



Após três meses de erros com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde a aplicação da prova, nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, e, mais recentemente, com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a insatisfação com as falhas do MEC (Ministério da Educação) ultrapassou os milhões de estudantes inscritos e "bateu na porta" do gabinete da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.


A presidente teria ficado irritada com os rumos que o Sisu tomou. A grande quantidade de ações judiciais, as reportagens negativas e reclamações sobre o sistema a fizeram tomar atitudes, e Dilma convocou o ministro da Educação, Fernando Haddad, para uma reunião, no dia 21 de janeiro.


A situação do ministro se agravou com boatos, que circularam em Brasília, de que ele poderia ser um dos primeiros a deixar o governo. De acordo com fonte do Palácio do Planalto ouvida pelo R7, “até as cadeiras do Palácio sabiam da insatisfação de Dilma com episódios recentes do Ministério da Educação”.


No entanto, Haddad permaneceu no cargo, tendo recebido uma "nova chance" à frente da pasta, que ocupa desde julho de 2005. Ele teria o apoio do PT para continuar como ministro, além de ser considerado um especialista preparado por Dilma. Haddad é respeitado pela presidente, que “reconhece o seu alto nível técnico”, segundo a mesma fonte.


O ministro também tem apoio de reitores e professores de universidades públicas (notadamente a USP - Universidade de São Paulo) e de particulares, além de intelectuais do PT. Além disso, ele foi secretário-executivo de seu antecessor, Tarso Genro, e por isso conhece bem o funcionamento do MEC, o que contaria pontos com a presidente.


Funcionários são flagrados furtando certificados de veículos do Detran-SP


Dois funcionários de uma empresa que presta serviço no Detran-SP foram flagrados furtando 1.600 certificados de veículos em branco. O desvio aconteceu na quarta-feira (2). Eles vão responder por furto qualificado e podem pegar pena de dois a oito anos de prisão. Segundo as investigações, o objetivo dos dois era usar os documentos para esquentar carros roubados.

Uma câmera, na frente do almoxarifado do Detran, ajudou a evitar que um lote de certificados de licenciamento de veículos em branco fosse parar nas mãos de criminosos.

A moça e o jovem flagrados trabalham para uma empresa que presta serviços ao Detran. Ela estava de folga e ele de férias, mas os dois foram ao prédio. Na saída, a mochila cheia chamou a atenção da segurança.

Policiais do próprio Detran confirmaram que os documentos tinham sido furtados e prenderam a jovem de 23 anos, que trabalhava havia cinco anos dentro do Detran. O rapaz que levava a mochila fugiu, mas a mãe dele devolveu os 1.600 certificados que tinham sido levados pelo filho.


Documentos em branco costumam ser vendidos no Centro de São Paulo por falsários, mas, neste caso, já se sabe que o lote retirado do almoxarifado do Detran tinha um único comprador.

“Os documentos iam esquentar carros roubados em São Paulo, que passariam a andar com documentos preparados, apesar de esses documentos terem sido bloqueados”, diz o delegado Wilson Roberto Zampieri.

Depois que os documentos foram furtados, os dois presos trocaram mensagens pelo celular, que foram descobertas.

Comentarista da Fox News chama Dilma de 'ex-comunista e ex-terrorista'

Adicionar legenda




O comentarista conservador Glenn Beck chamou a presidente Dilma Rousseff de "ex-comunista e ex-terrorista" em seu programa desta quinta-feira (3) na emissora Fox News, dos Estados Unidos.


Beck fez a afirmação no contexto de um comentário sobre a atual crise política no Egito. O G1 procurou a assessoria do Palácio do Planalto, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


"Vocês lembram quando eu falei a vocês sobre o Brasil. Eles elegeram uma ex-comunista e ex-terrorista, que esteve na prisão por um tempo”, afirmou o comentarista.


Segundo Beck, “os comunistas acham que as pessoas do Brasil são estúpidas. Eles acabaram de anunciar e votar ontem [2] uma emenda sobre a busca da felicidade como objetivo a ser alcançado”.


Beck disse que a busca da felicidade do projeto brasileiro foi inspirada pelo texto da declaração de independência dos Estados Unidos. “A mídia saudou como “democracia”. “Ohh, não é formidável? É praticamente Thomas Jefferson”, disse, em referência ao terceiro presidente norte-americano, autor de grande parte do texto da declaração.


Manifestação em Belo Horizonte

Cerca de 200 manifestantes interditaram as pistas do Anel Rodoviário, nos dois sentidos, na altura do bairro Betânia, em Belo Horizonte (MG), no início da noite desta sexta-feira (4). Eles pedem, entre outras coisas, melhorias na sinalização da rodovia e diminuição da velocidade máxima para caminhões de 70km/h para 50km/h. O protesto acontece uma semana depois do grave acidente que deixou cinco mortos e 14 feridos no mesmo trecho Frederico Haikal.


Filho de gerente de banco é sequestrado em Porto Real (RJ)


A Polícia do Rio investiga o sequestro de um menino de 11 anos, filho de um gerente de banco, que terminou na tarde desta sexta-feira, em Porto Real, no sul do Estado.


Segundo a Polícia Civil, os sequestradores sabiam do cargo do gerente administrativo e sobre o funcionamento da rotina do banco. O pai da criança pagou R$ 450 mil em dinheiro pelo resgate.


Ainda de acordo com a polícia, o pai foi abordado por cinco criminosos na noite de quinta-feira (3). Os homens encapuzados teriam ficado na residência do gerente até as 4h, quando saíram levando a criança.


Eles teriam ordenado que o gerente voltasse ao trabalho e pegasse o dinheiro do carro-forte que estava programado para chegar ao banco.


Após o pagamento do resgate, o menino foi deixado num posto de gasolina, às 14h30 de hoje. O gerente só procurou a polícia depois do fim do sequestro.


O caso foi registrado na 100ª DP (Porto Real). De acordo com a polícia, uma perícia está sendo feita na casa da família do gerente do banco e serão analisadas imagens do circuito de câmeras do posto de gasolina.
__________________________________

 Alvo polêmico termina aqui,  Nâo desconecte Confira a proximas colunas do Tved.
Boa tarde
É um otimo Final de semana!!
........Essa Edição tem fontes do seguintes sites.
Algumas imagens são retiradas do site de pesquisa da Google

Um comentário:

Gabriel Camboim disse...

Ainda ontem de manhã houve falta de luz aqui em Maceió. Ninguém daqui sabia o que tinha acontecido até ontem.