6 de dezembro de 2010
Ibope leva em 2011 "guerra da audiência" a Curitiba e Brasília:
O Ibope começa no primeiro semestre de 2011 a fazer medições de audiência de televisão em tempo real nas regiões metropolitanas de Curitiba e Brasília.
O instituto também planeja inaugurar o serviço no ano que vem em Recife, mas isso ainda depende de negociações com as emissoras locais.
A medição em tempo real (também chamada de real time) é uma importante ferramenta para diretores e profissionais de programação de televisão.
Recebendo os números de audiência minuto a minuto, eles podem reduzir ou aumentar determinada atração no ar, quando estiverem ao vivo, dependendo da aceitação do público. O real time também pode indicar ao programador o melhor momento de chamar o intervalo comercial. Por isso, é visto como o instrumento que gera a "guerra da audiência" entre emissoras.
O Ibope foi a primeira empresa no mundo a medir audiência de TV em tempo real, a partir de 1988, em São Paulo. Depois, levou a tecnologia para Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
No Brasil, atualmente, quatro regiões metropolitanas contam com o serviço: além de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.
A medição em tempo real é feita a partir de aparelhos (people meters) instalados nas casas de famílias que compõem uma amostra representativa estatisticamente de determinada área geográfica. Os people meters identificam o canal sintonizado e quem está sintonizando e enviam as informações instantaneamente para uma central de processamento de dados, que por sua vez repassa os números para as emissoras de TV.
Fonte: R7/Blog do Daniel Castro.
Foto: Divulgação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário