12 de dezembro de 2010

Baú do Esquecimento: Relembre o ''Programa Livre!''



Programa Livre foi um programa de televisão brasileiro, transmitido pelo SBT e apresentado por Serginho Groisman. Era transmitido desde um auditório com uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes, além de um palco onde eram realizadas entrevistas, shows, quadros humorísticos e gincanas - como braço-de-ferro, imitações e piadas - feitas com voluntários da platéia. O programa apresentado atualmente por Groisman, Altas Horas, pela Rede Globo, segue o mesmo formato.
Os apresentadores

O programa foi comandado em 6 anos por Serginho Groisman. A partir de outubro de 1999 o programa, que estava sendo apresentado à tarde, de segunda a sexta, passou a ser comando cada dia por um apresentador: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita. Em janeiro de 2000 o programa passou a ser comandado pela apresentadora Babi, novata no SBT, e era exibido meia-noite e meia; ainda com a apresentadora Babi, o programa chegou a ser transferido para os sábados à tarde, no Sábado Bom, em setembro de 2001, onde permaneceu até dezembro do mesmo ano, quando saiu definitivamente do ar.

Quadros famosos e gincanas

Além de ser um grande pico de audiência no SBT, o Programa Livre teve muitos quadros famosos, como um dos pioneiros em encontros de casais em programas ao vivo com o quadro chamado "Beijo, Abraço ou Aperto-de-Mão". Nesse quadro escolhia-se de um a dois casais para ficar conversando durante o programa todo. Os casais conversariam durante o programa, se conheceriam e, no último bloco, deveriam escolher entre uma das 3 opções apresentadas. Muitos relacionamentos, entre amizades e namoros, tiveram inicío neste quadro. O ápice foi no penúltimo ano em que um casal escolheu as 3 opções na ordem de trás pra frente. Teve muito sucesso e foi exibido do quarto até o sexto e último ano do programa.

Um quadro que também deu muitos frutos foi o de imitações. As pessoas imitavam atores, atrizes e outras celebridades.


Entrevistas e jogos

Costumava se entrevistar durante os programas celebridades e conjuntos musicais como Marcelo Frommer, As Ronaldinhas, É o Tchan, Renato Aragão e muitos comentaristas da TV e esportes como futebol e bandas de Rock e MPB.

Algumas vezes, durante a semana, dois entrevistados faziam jogos com questionários, em que se acumulavam pontos por respostas certas. Enquanto aconteciam os jogos, o público não podia assoprar ou ajudar a não ser que o artista deixasse.


Bandas nacionais e internacionais

O programa teve atrações musicais de relevo, como Mamonas Assassinas, Sepultura, Capital Inicial, Skank, Titãs, Barão Vermelho, Oficina G3, Jota Quest, Falamansa e etc.; e de bandas e cantores internacionais como Smashing Pumpkins, Alanis Morissette, Eminem, Kiss, Thalía e outros. Além disso, aconteceram shows de cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Chico Buarque, Falcão, Lulu Santos, Sidney Magal, Fábio Júnior e muitos outros. O público tinha direito de fazer perguntas sobre algum assunto para as bandas e aos cantores, que, em algumas oportunidades distribuiam autográfos aos fãs. As bandas anunciavam os próximos shows, apresentavam os números de telefone de contato para shows e agradeciam à produção, aos produtores da banda e à gravadora que lançavam os seus CDs.


Intervalo e abertura

No intervalo, aparecia uma vinheta de uma cerca acizentada e pichada, ao fundo tinha desenhos de prédio e um garoto com uma camisa punk pichando uma mensagem. Sobre ele e a cerca, aparecia um outdoor com o nome do programa escrito em vermelho e duas tarjas pretas onde se escrevia o nome do apresentador.

Nenhum comentário: