11 de maio de 2010

Mundo Curioso


Boa tarde, hoje vamos ficar sabendo um pouco mais sobre gorduras trans.

O que é a gordura trans?

Conheça a vilã dos produtos industrializados e saiba como evitar esse perigo para a saúde.

Quando você vai às compras você verifica as informações nutricionais no rótulo das embalagens? Se ainda não tem esse costume é bom ficar atento as informações sobre: valor energético, calórico, carboidratos, proteínas, gorduras, sódio e principalmente, gorduras trans.
As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação, uma ligação química, que a gordura apresenta e ela pode estar presente em produtos industrializados ou produtos in natura, como carnes e leite. Esse processo transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida a temperatura ambiente e são utilizadas para melhorar a consciência dos alimentos e, também, para durar mais tempo nas prateleiras. Vale lembrar que a gordura hidrogenada não é o mesmo que a trans, e sim, um tipo específico de gordura trans produzido pela indústria.
O perigo está no consumo excessivo de alimentos ricos em gordura trans que causam o aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim (LDL- colesterol) e a redução dos níveis de colesterol bom (HDL- colesterol).
Os alimentos industrializados que mais contém a gordura trans são: sorvetes, batatas fritas, salgadinhos, bolos, bolachas, chocolates, e todos que possuem margarina na composição. Para saber se o alimento é rico nessa gordura basta olhar a quantidade por porção dessa substância. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não se deve consumir mais de 2 gramas de gorduras trans por dia.
Desde 2006 a Anvisa obriga os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade dessa gordura presente nos alimentos. Por isso, fique atento aos rótulos, assim, é possível fazer escolhas mais saudáveis.

Espero que tenham gostado. Até amanhã!

Fonte: Revista Alvo Leste/Março

Nenhum comentário: