31 de março de 2011

Saiba tudo sobre "Cordel Encantado", a nova novela da Globo:


Augusto (Carmo Dalla Vecchia), rei de Seráfia do Norte, não imaginava que a viagem ao Brasil mudaria radicalmente sua vida. Na expedição em busca de um tesouro perdido, descoberto por Zenóbio (Guilherme Fontes), botânico do reino, o rei acaba perdendo suas maiores riquezas: a mulher, a rainha Cristina (Alinne Moraes, na foto acima), e a filha, a princesa Aurora (Bianca Bin).
Aventureiro e amante das ciências, o monarca faz questão de liderar a viagem e se surpreende quando sua mulher resolve acompanhá-lo, levando a princesa ainda bebê. Também não contava que sua cunhada, a duquesa Úrsula (Debora Bloch), e o mordomo da corte, Nicolau (Luiz Fernando Guimarães, também na foto acima), quisessem ir. Mas as intenções da duquesa não são as melhores: longe de querer conhecer as belezas tropicais, Úrsula planeja dar fim em Cristina e em Aurora para assumir o tão sonhado lugar de rainha. Bonita e muito sofisticada, a vilã é, na verdade, cruel e vingativa: não se conforma em ter sido trocada por Cristina, quando era noiva de Augusto. Com a ajuda do amante e cúmplice Nicolau, vai também livrar-se do marido Petrus (Felipe Camargo), irmão mais novo de Augusto, com quem teve Carlota (Luana Martau).
Na cidade brasileira de Brogodó, destino da corte de Seráfia, Nicolau descobre que os cangaceiros liderados pelo temido Herculano (Domingos Montagner) vigiam a comitiva real e planejam roubar o tesouro. É a ocasião perfeita para colocar em prática o plano de Úrsula. Nicolau aproveita o ataque do bando e rouba a carroça com o tesouro, a rainha e a princesa. Cristina consegue fugir e chegar à casa dos lavradores Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília Costa), com quem deixa Aurora.
A rainha salva a filha, mas não consegue salvar a si mesma. Nicolau a alcança e a joga de volta na carroça, sem perceber que o bebê já não está com ela. Cristina tenta escapar e, na tentativa de contê-la, o mordomo perde o controle do veículo, que despenca no precipício com a rainha e o tesouro. Nicolau, porém, consegue escapar ileso.
As cenas foram gravadas no município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, durante as gravações no Complexo do Xingó, que ainda abrange as cidades de Canindé do São Francisco, em Sergipe, e Olho D’Água do Casado e Piranhas, em Alagoas.

Filho do cangaço, cangaceiro é?

Jesuíno Araújo (Cauã Reymond, na foto acima), filho de Siá Benvinda (Cláudia Ohana, também na foto acima) e Herculano (Domingos Montagner), nunca soube a verdade sobre seu pai. Sua mãe sempre escondeu o passado com medo do filho seguir os passos do temido líder do cangaço. Ela se arrepende de ter se unido a Herculano em busca de uma vida de aventuras, mas que acabou se transformando em uma jornada de dor, medo e violência. Era tão insustentável criar uma criança no bando, que foi o próprio Herculano que decidiu levar a esposa e o filho para a fazenda do coronel Januário (Reginaldo Faria). O cangaceiro pediu a ele que recebesse sua família como parentes distantes e, em troca, ofereceu proteção contra seus adversários.
Jesuíno cresceu e, 20 anos depois, se tornou afilhado e braço direito do fazendeiro. Um homem bonito, forte e com grande senso de justiça. Desde pequeno, sempre conviveu com a bela Açucena (Bianca Bin), filha de trabalhadores da fazenda. Quando adultos, essa amizade se tornou amor e o grande sonho de Jesuíno é se casar com sua amada.
Quanto às origens do moço, Benvinda cumpriu o que sempre planejou. Nunca falou sobre o cangaço com o filho, mas também nunca se esqueceu da promessa do cangaceiro de que, quando o menino virasse homem feito, viria buscá-lo para que ele ingressasse no bando. Essa memória aterroriza a mãe desde então e ela está disposta a tudo para evitar que isso aconteça. Herculano, por sua vez, tem certeza de que o destino está traçado: Jesuíno é filho do rei do cangaço, seu herdeiro; essa é sua sina e nada poderá mudá-la.

Rio São Francisco será cenário de "Cordel Encantado"

Dos dias 15 a 20, a equipe de ‘Cordel Encantado’ esteve nos municípios de Canindé do São Francisco, em Sergipe, e Olho d’Água do Casado, em Alagoas, gravando cenas da novela. O cânion do Rio São Francisco, que passa pelos dois estados, foi o lugar escolhido pela equipe de direção para ambientar a primeira fase da trama. Durante os 4 dias de filmagem, aproximadamente 70 profissionais do Rio de Janeiro, entre equipe de produção, de direção e elenco, trabalharam com outras 100 pessoas da região, incluindo os figurantes do núcleo do cangaço e da realeza.
O diretor Gustavo Fernandez gravou imagens do Complexo do Xingó, como é conhecida a região, logo nas primeiras visitas ao lugar. A grandiosidade do cânion impressionou o diretor e foi destacada nas cenas para demonstrar o deslumbramento da realeza com a natureza do Brasil. “Esse ambiente sertanejo com o rio e a vegetação bem característica da caatinga é perfeito para mostrar o forte contraste que há entre os dois universos da novela”, conta Gustavo. Carmo Dalla Vecchia, que interpreta o rei Augusto, fotografava tudo encantado com a beleza da região. “Além de contar a história esteticamente, estar aqui facilita muito o nosso entrosamento com o personagem”, comenta o ator.
A cena da partida da corte de Seráfia, após a morte da rainha Cristina (Alinne Moraes), foi realizada no leito do rio São Francisco com a ajuda de uma plataforma flutuante que serviu de porto. Para produzi-lo, baús de vime, chancelas (suporte para o brasão da família real), bandeiras, cadeiras e baldaquins (uma espécie de guarda-sol) foram transportados em um caminhão do Rio de Janeiro. Por avião, foram levados os objetos mais frágeis como chocalhos de prata, espadas da guarda real e taças de cristal. A equipe de figurino levou 20 malas e precisou sujar com barro as roupas de Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) e Cristina para a cena em que os dois travam uma briga na mata. Além desta cena, a dupla também gravou o momento quando a carroça da rainha cai no penhasco, que contou com a equipe de efeitos especiais.
Cláudia Ohana e Domingos Montagner também gravaram como seus personagens, Benvinda e Herculano. Mulas, cachorros e cavalos de sertanejos da região foram usados para as filmagens. Ao todo, participaram cerca de 20 figurantes caracterizados de cangaceiros que, no bando de Herculano, levavam lampiões, bíblias e trouxas de roupa. O tom seco e árido das cenas ficou por conta da vegetação com seus cactus enormes e o barro típico do sertão.
Viajaram para o cânion do rio São Francisco os atores Carmo Dalla Vecchia (rei Augusto), Alinne Moraes (rainha Cristina), Debora Bloch (Úrsula), Luiz Fernando Guimarães (Nicolau), Emílio de Mello (General Baldini), Guilherme Fontes (Zenóbio), Claudia Ohana (Benvinda) e Domingos Montagner (Herculano).

Elenco
Bianca Bin, Cauã Reymond, Domingos Montagner,Bruno Gagliasso, Lucy Ramos, Nathalia Dill, Luiza Valdetaro, Enrique Diaz, Ana Cecília Costa, Claudia Ohana, Miguel Rômulo, Carmo Dalla Vecchia, Debora Bloch, Jayme Matarazzo, Maurício Destri, Luiz Fernando Guimarães, Luana Martau, Felipe Camargo, Guilherme Fontes, Emanuelle Araújo, Emilio de Melo, Marcos Caruso, Zezé Polessa, Renato Góes, Osmar Prado, Heloísa Perissé, Mohamed Harfouch, Paula Burlamaqui, Andreia Horta, Marcello Novaes, Glicério Rosário, Renan Ribeiro, Patrícia Werneck, Isabelle Drumond, Genézio de Barros, Berta Loran, Tony Tornado, Débora Duarte, Matheus Nachtergaele, Land Vieira, Flávia Rubim, Nanda Costa, Marcelo Flores, Alessandro Tcche, Tuca Andrada, João Miguel, Ilva Nino, Sofia Terra, Max Lima, João Fernandes Nunes, Bárbara Maia e Caio Manhante.

Participações Especiais
Reginaldo Faria, Beth Berardo, Alinne Moraes, Thiago Lacerda, Mariana Lima e Zé Celso Martinez.

Confira o clipe de lançamento de "Cordel Encatado"


Autoras e Direção
‘Cordel Encantado’ estreia dia 11 de abril, logo após ‘Malhação’. A novela tem autoria de Thelma Guedes e Duca Rachid(Mesmas autoras de 'Cama de Gato'). A direção de núcleo é de Ricardo Waddington, direção-geral de Amora Mautner e direção de Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Thiago Teitelroit.

Informações:
Rede Globo.

Montagem das Informações:
Vítor M.B./TVED.

Fotos:
Zé Paulo Cardeal/Tv Globo.
Estevam Avellar/Tv Globo.
Zé Paulo Cardeal/Tv Globo.

Video: YouTube.

Um comentário:

Unknown disse...

Desça vez as autoras acertaram em cheio desde DA COR DO PECADO não se via na globo uma novela que valesse apena assistir parabéns pela novela CORDEL ENCANTADO QUE esta mexendo com minha imaginação.