Negros da Cidade de Deus vibram com a visita de Obama
Pastor jogou camisa do Brasil no carro do presidente e estudante cobrou visto
A visita do presidente americano Barack Obama à Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, na manhã deste domingo (20) teve um significado especial para uma grande parcela das pessoas que vivem na favela: os negros.
O pastor Roberto Cavalcanti, contido até a chegada do presidente, se comportou como um menino diante de um ídolo. Ele subiu em uma grade, gritou, chamou a atenção de Obama e, na saída do presidente, ainda jogou uma camisa da seleção brasileira sobre o carro oficial.
- Eu apontei para o símbolo do Brasil na camisa. Ele percebeu e acenou para mim. Eu fiquei emocionado. O negro nunca teve espaço e agora o homem mais poderoso do mundo é negro. É uma grande honra.
Outro que ficou com lágrimas nos olhos diante da presença de Obama foi o radialista comunitário Jurandir Antônio Lino, de 46 anos.
- Eu vi ele de pertinho. A única coisa que nos separou foi o vidro do carro. Ele é incrível, transmite uma paz para a gente. A gente percebe que ele é uma pessoa do bem. O fato de ele ser negro é motivo de orgulho e a visita dele aqui foi muito legal. Antes de ir embora, ele cumprimentou a gente. Acho que tem sangue carioca.
A estudante de enfermagem Tâmara Rúbia, de 21 anos, espera que a visita de Obama traga benefícios aos brasileiros, como a facilidade para se conseguir um visto para os Estados Unidos. Ela considerou Obama corajoso por ter saído para cumprimentar o público.
- Uma vez tentei conseguir um visto e não consegui. Mas agora que o Obama veio aqui na Cidade de Deus, por que eu não posso ir no país dele? O fato de ele ser negro e presidente da maior potência do mundo já foi um divisor de águas e a visita dele aqui também é. Espero que a Cidade de Deus possa ser vista de outra forma a partir de agora. Eu quero o meu visto!
Outra moradora negra que teve o privilégio de ver Obama bem de perto foi Anderlúcia Nogueira, de 39 anos, que garante ter sido correspondida pelo presidente.
- Eu fiquei gritando e dizendo ‘Obama, i Love you’. Ele me viu e respondeu, deu um thauzinho. Foi muito emocionante. Quando ele chegou e entrou direto, eu fiquei decepcionada, mas depois ele veio e foi muito simpático. Ele é maravilhoso! Amei!
Aos 54 anos, Ciléa Neves Correa disse que a visita de Obama deixou o ego dos negros inflado.
- Meu coração está batendo forte. Foi um dia muito importante para os negros, ganhamos o dia. A visita dele é muito importante. O homem mais importante do mundo na Cidade de Deus é uma grande honra. Obrigado, Obama.
FONTE: R7
Daqui a pouco, tem a Quinta parte hein?!
AGUADEM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário