23 de março de 2011
Clube dos 13 assina com a RedeTv!
O Clube dos 13 anunciou, nesta quarta-feira, que o contrato dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em TV aberta para o triênio de 2012-2014 foi assinado com a RedeTV!. Para a entidade, os 20 clubes que compõem o grupo terão de respeitar o negócio, apesar de oito já terem anunciado que assinaram, individualmente, com a Rede Globo.
- O Clube dos 13, cumprindo o protocolo e o ajuste firmado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), assinou contrato com a empresa ganhadora da licitação, a RedeTV! - disse Fábio Koff.
Ataíde Gil Guerreiro, diretor executivo do C-13, disse que o acordo firmado com Cade, no ano passado, prevê que todos os clubes precisam assinar conjuntamente para vender os direitos. Segundo ele, quem negociou individualmente não poderia ter agido assim.
- (Os clubes) Não podem (negociar separadamente) porque o Cade exigia que o C-13 fizesse a assinatura em conjunto. Nós assinamos pelos 20 clubes, os 20 nos deram poderes para negociar por eles. Todos os 20 têm de respeitar e, se não, precisam ir ao Cade. Por isso vamos ao Cade amanhã (quinta-feira). O resto é problema do Cade com os clubes – disse Ataíde Gil Guerreiro.
Gil Guerreiro também explicou que 15 clubes deram procurações para que o C-13 os representasse nas negociações dos direitos de transmissão do Brasileiro de 2012 a 2014. Segundo ele, algumas agremiações deram essas procurações como garantia em empréstimos bancários. As cinco exceções são Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Santos e Goiás.
- Os clubes precisavam de empréstimo para esperar a negociação dos direitos de transmissão do Brasileirão de 2012 a 2014. Não existia papel para ser descontado em banco. Eles recorreram ao C-13, que deu o aval aos bancos. Os bancos exigiram que os clubes só poderiam negociar os direitos de transmissão por meio do Clube dos 13, pois era a única garantia que o banco teria. Ficou acertado que a negociação teria que ser feita pelo Clube dos 13, que seria o responsável por esse dinheiro voltar aos bancos. Assim, a Rede TV! recebeu a assinatura de 15 clubes, contando os clubes que estão ao nosso lado e os que deram a procuração como garantia bancária.
O Clube dos 13, por fim, confirmou que adiou a realização da licitação dos direitos em outras mídias e de publicidade estática por causa da confusão. Segundo a entidade, 'a licitação seria realizada sob circunstância economicamente desfavorável aos interesses dos nossos associados e dos torcedores brasileiros.'
São nove os clubes que já anunciaram oficialmente o acerto com a Rede Globo: Corinthians, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Goiás, Coritiba, Sport, Santos e Vitória.
Fonte: G1/Esporte.
Texto: Julyana Travaglia.(Editado)
Foto: Divulgação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário