3 de março de 2011

Trama Mineira- Capítulo 04


No capítulo anterior:

Bert e Odorico se beijam na cachoeira, Ana diz á Chico que voltará para Ouro preto e acabar com a avó. Odorico visita a filha e é grosso com ela, Murilo chega á cidade e conhece Virgínia, Bert recebe carta do seu irmão que está chegando.

CAP. 4

Bert desce as escadas ainda com a máscara e chorando frigidamente:

BERT- se ele voltar eu estarei perdida, não vou conseguir mais o meu plano de conseguir tudo o que eu quero. Imagina só, a JasJóias pra Ana, essa mansão pra Ana, as minhas jóias pra Ana, a fortuna no banco pra Ana, ô eu estarei perdida se isso acontecer.

Epaminondas abraça Bert que está insegura. Ana e Chico tomam numa lanchonete.

ANA- ainda bem que não fiquei uma semana no hospital, o ruim é que eu estou com isso no pescoço, agora eu vou voltar pra Ouro Preto e concluir a minha vingança contra a minha avó.

CHICO- olha menina, ah se eu pudesse fazer você ficar aqui comigo e deixasse Ouro Preto de lado, mas eu não posso fazer isso, por que quando nós temos um copo de sofrimento, temos que engolir ele até a última gota.

Eles se olham, Chico sai e Rafael entra, eles se entreolham. Odorico datilografa e Bert Mendes entra todas desengonçada e senta no sofá.

ODORICO- Bert? O que faz aqui tão cedo?

BERT- eu vou á falência meu amor, á falência.

ODORICO- explique-se melhor, como assim vai á falência?

BERT- meu filho, o Navarro está voltando pra acabar comigo, eu tenho medo dele estar aqui na cidade e minha neta chegar em cima da hora, aí eu posso dá adeus á caviar, champanhe tudo o que há de bom.

Eles se olham.

Europa

Navarro entra no trem para se dirigir a São Paulo.

NAVARRO- não irei mandar telegrama algum pra minha mãe. Ela poderá armar alguma.

Ouro Preto

Padre Murilo termina de rezar a missa, as pessoas vão saindo até que Virgínia adentra igreja parando em sua frente, mascando chiclete.

VIRGÍNIA- olá Padre, como ta?

MURILO- estou bem menina, e você Virgínia? Como está, ah acho que sei por que está aqui.

VIRGÍNIA- o senhor adivinha as coisas, né! Então adivinha agora. O que é que eu vim fazer aqui na igreja, mas ô já confesso que não vim á missa! Fala o que é.

MURILO- veio se confessar comigo não foi?

VIRGÍNIA- viu, adivinho de novo, como você faz isso cara? Então vai me deixar plantada aqui ou vai deixar eu contar os pecados que eu fiz?

MURILO- hum, então você confessa que tem pecados?

VIRGÍNIA- quem não tem que me acerte a primeira pedra Padre.

Murilo e Virgínia entram na sacristia. Rafael se senta á mesa junto a Ana:

RAFAEL- olá, vejo que já ganhou alta, como está?

ANA- muito bem, só esse troço aqui que me incomoda. E você?

RAFAEL- normal, aquele que estava aqui com você é seu pai?

ANA- pai? (risos) é apenas um amigo meu. Um amigo de toda uma vida, tem 12 anos que eu conheço o Chico, eu fugi lá da minha cidade e cheguei aqui, não tinha nenhum lugar pra ir, nem comida. E esse homem aí me ofereceu. Hoje ele é um pai pra mim.

RAFAEL- entendi, você tem namorado?

ANA- quê? Namorado? Não, não tenho não, por que?

RAFAEL- vou ser direto, gostaria de jantar comigo amanhã? Irei te levar em um restaurante chinês, topa?

ANA- (sem graça) topo sim. É a primeira vez que eu vou em um restaurante chique.

Eles sorriem juntos. O trem chega até a estação de Ouro Preto, Navarro desce e procura por alguém e não encontra... A noite chega, Navarro desce do carro e sobe as escadas para a mansão, ele toca a campainha. Epaminondas atende:

EPAMINONDAS- sim, quem é o senhor? O que deseja?

NAVARRO- deixa-me entrar.

EPAMINONDAS- (barra Navarro) não, nem conheço você, como vou deixar um estranho entrar na casa de uma bela dama feito Bert Mendes Madeira.

BERT- por acaso ouvi meu nome?

EPAMINONDAS- tem um senhor aqui querendo falar com a senhora, ele diz que é dono essa casa.

BERT- mas quem é esse velho babão que está falando essa babozeira? (chilique) epa, epa, epa... O Navarro mandou uma carta, passou um dia!

NAVARRO- sou eu mesmo Bert Mendes, Navarro Madeira, seu filho mamãe.

Eles se entreolham, Bert assustada e estranha.

Efeito amarelado livro se fecha.

(continua...)

WEB-NOVELA DE: Gilberto Nascimento

Um comentário:

Unknown disse...

Uma história perfeita pra ser contada! Parabéns ao autor e que siga assim até o final da história.