30 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 211 e 212

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Domitília pergunta quem teria encomendado sua morte
Chalaça afirma que a única interessada seria Beija
A Marquesa promete se vingar da rival
Leopoldina sofre aborto e perde o bebê que esperava
Domitília tenta visitar a Imperatriz, mas Paranaguá a impede
O estado de saúde se agrava e Leopoldina morre
O Marquês e o casal de embaixadores culpam Domitília
Enfurecido, o povo tenta invadir a casa da Marquesa para linchá-la

CAP. 211

DOMITÍLIA: Ai, meu Deus! E agora, o que eu faço?

Do lado de fora as pessoas se aproximam, com gritos e xingamentos.
 
___ Vamos matar essa desgraçada!
___ Maldita! Ela matou nossa Imperatriz!

Quando vira assustada, Domitília depara-se com o Tenente Moraes, chefe da guarda pessoal do Imperador.

TEN. MORAES: Venha, Marquesa! Vou tirá-la daqui.

O militar a puxa pelo braço, com certa rispidez, e saem correndo em direção aos fundos da propriedade.

A turba raivosa invade a casa, e ao perceber que Domitília não está, vasculha tudo. Para extravasar sua fúria, destrói tudo que encontra pela frente: móveis, utensílios, objetos de decoração... Enfim, quase tudo é danificado.

Corta para o sobrado da Rua do Ouvidor. Beija e Josefa tomam chá no jardim, sob uma frondosa árvore.

BEIJA: Para lhe dizer a verdade, não sei onde esse relacionamento com Pedro pode me levar... No começo, quando ainda era jovem, e ele, solteiro, tinha alguma esperança de que pudéssemos casar. Mas depois, D. João vetou, disse que para o reino era melhor que o filho se casasse com alguém da nobreza.
JOSEFA: E Pedro nem tentou impor sua vontade? Simplesmente aceitou?
BEIJA: Você não conhece Pedro... Tentou, tentou muito, mas D. João permaneceu irredutível, sem ceder um milímetro. Quem morria de amores por mim, pasme, era D. Carlota Joaquina. Todo mundo diz que é louca, destrambelhada, mas é uma criatura adorável. E fazia o maior gosto no meu casamento com Pedro...
JOSEFA: Incrível! Conquistou D. Carlota que é tida como louca, insensata e tudo que tem de ruim e não sensibilizou D. João que é elogiado como sensato, ponderado... Inacreditável isso...
BEIJA: Sabe, se lhe disser que nunca sonhei em ser a imperatriz do Brasil, estaria mentindo. Claro que já me passou pela cabeça... Acho que passa pela cabeça de qualquer uma que se aproxima do Imperador. E nós vivemos uma longa história de amor. Mas hoje, nas reais circunstâncias, vejo essa possibilidade como tão remota...
JOSEFA: Seria isso mesmo, Beija, não está tentando se enganar?
BEIJA: Para você, minha amiga de tantos anos, posso confessar: sim, no fundo ainda sonho em ser a imperatriz do Brasil. Afinal de contas foi por esse motivo que vim para o Rio de Janeiro. Mas, depois de tudo que aconteceu, acho difícil. Estou sem esperanças.
JOSEFA: Mas não é para os seus braços que Pedro volta depois de todas as crises?
BEIJA: Volta para meus braços até se curar. Depois se atira na cama de qualquer uma que lhe dê confiança. Pedro é um “galinha” incorrigível. E vai ser assim a vida inteira. Quem quiser conviver com ele terá de aceitar isso, ou simplesmente não conseguirá conviver.
JOSEFA: Se esse é seu desejo, se tornar a imperatriz do Brasil, vá em frente, amiga. Lute por seu sonho. Afinal, Pedro agora está viúvo e em breve terá de se casar de novo...
BEIJA: E Domitília, o que eu faço com ela? Já está vigiando esse posto de imperatriz como uma tigresa parida.

Sala do sobrado do Estácio de Sá.

TEN. MORAES: Fique tranquila, Marquesa, aqui estaremos em segurança por algum tempo. Ninguém sabe de sua presença aqui.
DOMITÍLIA: Não sei o que seria de mim se não tivesse aparecido naquele momento. Não sei do que aquela multidão seria capaz. Você salvou a minha vida. Eu nem sei como agradecê-lo.
TEN. MORAES: Não precisa, Marquesa. (e olha fixamente no fundo dos seus olhos)

De súbito, Moraes a puxa contra si e a beija com paixão. Domitília reluta, mas logo em seguida se entrega ao prazer daquele beijo.

Nesse instante Chalaça adentra a sala e presencia a cena, boquiaberto.

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
O estado de saúde de Leopoldina se agrava e ela morre
Enfurecido, o povo tenta invadir a casa de Domitília para linchá-la
Ten. Moraes salva a Marquesa fugindo pelos fundos da propriedade
A multidão descontrolada depreda a mansão
Beija confessa a Josefa seu sonho de ser a nova Imperatriz
Ao tentar agradecer ao Ten. Moraes, Domitília é beijada com paixão
Chalaça chega e presencia a cena, boquiaberto

CAP. 212

Antes que o casal perceba, Chalaça se retira intrigado.

TEN. MORAES: Perdoe-me, Marquesa, mas não pude resistir. Desde que me tornei chefe da guarda pessoal do Imperador e passei a conviver mais de perto com a senhora, sinto algo inexplicável. Uma atração, um desejo, algo realmente incontrolável.
DOMITÍLIA: Melhor se controlar, meu rapaz, ou correrá o risco de ficar sem a sua cabeça... (tom) Mas gostei da sua ousadia. Gosto de homens impetuosos, audazes. E para dizer a verdade tem um beijo que é um néctar dos deuses...

Novamente no ímpeto, Moraes a beija com paixão, a toma nos braços e a leva para o quarto. Ali fazem amor selvagem, como se nada os pudesse incomodar.

Corta para o Batalhão do Exército.

Um capitão estúpido e tirano tenta intimidar seu subordinado.

CAPITÃO: Estou sabendo que há no Batalhão um soldado raso, cheio de idéias, hábil com as palavras e que está fazendo a cabeça dos demais, incitando a insubordinação, o desrespeito às ordens, às leis, ao Imperador... Isso é verdade, soldado?
AUGUSTO (voz firme): Não tenho conhecimento disso, senhor.
CAPITÃO: Pois eu tenho! E lhe digo mais: está havendo uma espécie de rebelião neste Batalhão. E o senhor (batendo-lhe no peito com o dedo indicador) O senhor é o líder dessa rebelião.
AUGUSTO: Não há rebelião, senhor.
CAPITÃO: Está dizendo que sou mentiroso, soldado?
AUGUSTO: Não, senhor.
CAPITÃO: Os soldados estão sendo influenciados, isso é fato, e estão tendo atitudes nunca antes imaginadas nesse quartel. Sei de fontes seguras que essas idéias estão saindo da sua cabeça. Isso é verdade?
AUGUSTO: Tenho minhas idéias, senhor, mas não obrigo ninguém a fazer nada. Compartilha com elas quem quer.
CAPITÃO: Para seu próprio bem, é melhor que fique calado. Que cumpra com seu dever em silêncio. Guarde suas idéias para si. Ou pagará muito caro por essa rebeldia. E das próximas vezes não serei tão benevolente quanto agora. Estamos conversados?
AUGUSTO: Sim, senhor.
CAPITÃO: Pode se retirar.

Enquanto isso, na Fazenda Santa Cruz...

DOMITÍLIA: Chalaça, preciso que me arranje uns quatro ou cinco negros para fazer um servicinho... Mas gente de confiança mesmo.
CHALAÇA (desconfiado): Titília... O que está pretendendo dessa vez?
DOMITÍLIA: Fique tranquilo... Não é você que tem sede de vingança em Beija, por ter sido menosprezado e ignorado por ela tantas vezes? Confie em mim... Você gostará da surpresinha que estou preparando... Ela não tem a fama de mulher mais linda da Corte? Pois não terá mais!

Alguns dias depois, no Gabinete do Paço Imperial.

PEDRO (nervoso): Chalaça, quero a verdade! Eu não admito que me traia uma segunda vez! O que existe de fato entre Titília e o tenente Moraes?

Chalaça se vê em apuros.

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: