8 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 173 e 174

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro convida Domitília para viver no Rio de Janeiro
Ela hesita pelo fato do Príncipe ser casado
Mas Pedro diz que isso não impede em nada
TC João apresenta a filha Benedita a Pedro
Domitília e Benedita discutem e Pedro as flagra

CAP. 173

As irmãs ficam sem ação ao serem surpreendidas.

DOMITÍLIA: Boa pergunta, Alteza... Do que mesmo estávamos falando, Benedita?
BENEDITA: Sabe que não me lembro, irmãzinha... Não me lembro mesmo... Mas... Ah! Se não me lembro, é porque não era importante, não é mesmo?
DOMITÍLIA: Certamente. Não era nada importante mesmo... Mas, e Vossa Alteza, o que nos diz?
PEDRO: Bem, vim convidá-las para apreciar nossa carne assada, porque se deixar por conta daquele bando de famintos, daqui a pouco não sobrará nada.
DOMITÍLIA: Está bem. Convite aceito.

Pedro lhes dá os braços e os três caminham para a área externa da casa, enquanto as irmãs se fuzilam com os olhares.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro...

Beija recebe uma carta de Pedro informando sobre a proclamação da Independência. Ela providencia a leitura de um trecho da correspondência para todos os presentes num de seus saraus.

BEIJA: Senhores, tenho uma importante notícia para lhes dar, em absoluta primeira mão. Severina, por favor.
SEVERINA (ao pé do ouvido): A Sinhá já sabe ler, não precisa mais mim para fazer isso...
BEIJA: Estou insegura e nunca li na frente de tantas pessoas. Melhor que você mesma leia. Vamos.
SEVERINA: ... E assim, não me restando alternativa, ergui a espada e declarei que a partir daquele momento estavam rompidos todos os laços que nos uniam a Portugal. Ou isso, ou a guerra! Daquele instante em diante o Brasil se separou definitivamente e se tornou uma nação independente e soberana. Estou disposto a defender este ideal até o último dos meus dias. Agradeço-lhe muito, minha querida, pois grande parte da força que carrego em meu peito, vem de ti, das tuas palavras e dos teus sábios conselhos. Assinado, Dom Pedro, Príncipe Regente.
Todos aplaudem.
JOÃO CANEIRO: Meu Deus! Mas isso é maravilhoso! É a melhor notícia que D. Pedro poderia nos dar...
VISCONDE DE PERDIZES: O Brasil entra numa nova fase de sua história. Este país ainda será uma das grandes nações do mundo. Tenho certeza disso!
BEIJA: Eu não disse, senhores, que era uma grande notícia? Mas acho que isso merece um brinde.

Depois que todos são servidos, todos erguem as taças.

BEIJA: Um viva à Independência do Brasil!
TODOS: Viva! Viva! Viva! (e brindam)

Corta para a fazenda em Santos.

Pedro e Beija escapam de todos e se beijam com paixão. O pai da moça os surpreende.

TC JOÃO: Alteza...

Os dois ficam estáticos.

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Domitília e Benedita discutem por causa de Pedro
O Príncipe flagra deixando-as sem resposta
Beija recebe uma carta de Pedro informando sobre a Independência
A carta é lida para os presentes e todos comemoram
O pai de Domitília a flagra aos beijos com Pedro

CAP. 174

PEDRO: Desculpe, coronel, sei que deve lhe parecer estranho a cena que acaba de presenciar, mas devo confessar que não resisti aos encantos de sua filha.
TC JOÃO: Isso posso até atender. Mas consta que Vossa Alteza é um homem casado. Isso sim, é um problema.
PEDRO: É fato. Mas o senhor é homem e há de me entender. É difícil resistir à tanta tentação.
DOMITÍLIA: Papai, Pedro/
TC JOÃO: Vá para o seu quarto. Conversaremos depois sobre isso.

Assim que Domitília se retira...

PEDRO: Não sei o que dizer, coronel. Peço apenas que aceite as minhas desculpas.
TC JOÃO: Domitília já foi casada uma vez e sofreu uma grande decepção. Vossa Alteza há de entender que, como pai, tento me cercar de todos os cuidados para garantir o bem estar de minhas filhas.
PEDRO: Entendo e aprovo sua preocupação. Se fosse minha filha certamente teria a mesma atitude. Mas quero lhe pedir uma coisa: não brigue com Domitília. A culpa foi toda minha.
TC JOÃO: Não adianta brigar. Se conversar já não resolve, imagine brigar...

Corta para o quarto de Domitília.

TC JOÃO: Pelo visto não adiantou de nada o que lhe disse...
DOMITÍLIA: Papai, o senhor sabe como são essas coisas... A gente sente e pronto, não dá para agir como se elas não existissem...
TC JOÃO: Vai sentir é muita vergonha na hora que ele te abandonar barriguda por aí. O que você vai dizer? Como vai explicar uma gravidez já que não tem mais marido?
DOMITÍLIA: Mas quem está falando em gravidez?
TC JOÃO: Ora, minha filha, seu pai é vivido o suficiente para saber como essas coisas acontecem! Não seja tola!
DOMITÍLIA: Também não sou tão ingênua assim, meu pai. Sei como evitar essas coisas.
TC JOÃO: Ingênua ou não, quero se afaste do Príncipe. Não é certo isso. Ele é um homem casado. Fui bem claro?
DOMITÍLIA: Sim, papai. Claro o suficiente.

Na manhã seguinte... Pedro convence Domitília a se encontrar com ele às escondidas.

PEDRO: Está tão diferente comigo, o que houve? Fiz algo que não lhe agradou?
DOMITÍLIA: Não é isso. Meu pai proibiu-me de estar junto de ti. Não acha correto que me envolva com um homem casado.
PEDRO: mas não lhe disse que isso é o que menos importa, que meu amor e meu coração serão sempre seus?
DOMITÍLIA: Estou indecisa. Uma parte de mim quer ficar com você para sempre. Mas a voz da razão diz que isso não é o correto e que posso me machucar muito no futuro.
PEDRO: Você pensou na minha proposta? O que acha de viver comigo no Rio de Janeiro?

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: