20 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 193 e 194

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Leopoldina pressiona Chalaça para saber onde está Pedro
Chalaça se cala, mas a Imperatriz deduz onde está o marido
Domitília ouve o nome e quer saber quem é Beija
Um mensageiro é enviado para avisá-lo da situação
Pedro dissolve a Assembléia Constituinte e os Andradas são presos
Benedita, o marido e o pai se mudam para o Rio de Janeiro
Eles vão morar na Fazenda Santa Cruz, inconformados
Domitília revela a Pedro que está grávida

CAP. 193

PEDRO: Não pode imaginar o quanto me deixa feliz com esta notícia.
DOMITÍLIA: Também estou muito feliz, porém preocupada. Como vou desempenhar minhas funções no palácio estando grávida? O que vou fazer quando começarem a perguntar quem é o pai?
PEDRO: Simplesmente não diga nada. Diga que é assunto seu. Quanto às suas funções, exerça enquanto for possível. Mas quero que cuide muito bem do nosso bebê.
DOMITÍLIA: Você já tem outros filhos com a Imperatriz e ainda terá tempo para o nosso primeiro filhinho?
PEDRO: Mas é claro que sim! Meus filhos são minha vida, o motivo de minha existência. Não negarei carinho a nenhum deles... Maria da Glória é uma flor de formosura. Miguel então... É a minha cara... João Carlos nos encheu de tristeza com sua morte, ainda bebê. Não consigo me esquecer desse episódio... Mas Deus foi tão generoso que nos deu Januária, uma menina linda e saudável. Ao contrário do que parece, sou um pai muito atencioso...
DOMITÍLIA: Se você está dizendo, eu acredito...

Pedro acaricia sua barriga, ainda sem volume, e beija com carinho.

Corta para a Chácara Cedro, no quarto de hóspedes.

ANTONIO: Preciso voltar para São Domingos. Já extrapolei em muito o tempo em que poderia ficar aqui.
BEIJA: Lamento muito a sua partida, mas não tem como ser diferente.
ANTONIO: Porque não faz o que te falei? Vamos embora para Araxá, feche essa chácara, deixe essa vida de perdição e venha viver só pra mim. É a mim que você ama, Beija, não adianta fugir disso.
BEIJA: Antonio, já conversamos exaustivamente sobre isso. E a gente sempre acaba se desentendendo. Só concordaria em voltar para Araxá se deixasse Aninha Felizardo e assumisse um compromisso sério comigo.
ANTONIO: Já disse que não posso fazer isso. Tenho uma casa cheia de filhos para criar. Tenho a fazenda para tomar de conta. Meu pai não vai muito longe. Tem estado muito doente ultimamente... Podemos viver eu na minha casa e você na sua...
BEIJA: Por que só eu tenho de fazer concessões, Antonio? Nunca abre mão de nada para ficar comigo... Mais uma vez vejo nossa chance de ficar juntos, de sermos felizes, escorrer pelos dedos como se fosse areia... Estou com meu coração partido, mas não vou abrir mão da minha posição. Ou me assume, ou pode me esquecer...
ANTONIO: Também lamento muito que seja tão cabeça dura...

O casal dá um beijo de despedida. Antonio junta suas tralhas e parte. Beija chora inconsolada. Nem abre a chácara para o sarau naquela noite.

Corta para o quarto do casal, na Quinta da Boa Vista.

LEOPOLDINA: Pedro, pode me dar alguns minutos de sua atenção?
PEDRO (tentando ser atencioso): Sim, minha querida, o que deseja?
LEOPOLDINA: Preciso lhe dar uma boa notícia. Estou grávida de novo... Vamos ter mais um filho...

Pedro fica admirado.

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Domitília revela a Pedro que está grávida
Pedro fica extremamente feliz com a notícia
Antonio tenta convencer Beija a voltar para Araxá como sua amante
Beija só concorda caso Antonio abandone a esposa para viver com ela
Leopoldina revela a Pedro que está grávida

CAP. 194

PEDRO: Isso é verdade, não é apenas uma brincadeira?
LEOPOLDINA: Claro que não... É a mais pura verdade. Imagine se iria brincar com uma coisa séria dessas...
PEDRO: Fico muito feliz com esta notícia. É a melhor que poderia me dar.
LEOPOLDINA: Pensei que não fosse gostar. Anda tão envolvido com os problemas do reino ultimamente...
PEDRO: Exatamente por isso que estou feliz, porque pelo menos alguma coisa de agradável está acontecendo em minha vida... Filho é uma dádiva para qualquer homem. Obrigado, Leopoldina, obrigado por me dar mais um filho... (e se abraçam emocionados)

Alguns dias depois, nas baias...

PEDRO: Imagine que as duas engravidaram praticamente na mesma época. Titília e Leopoldina vão ter filhos meus...
CHALAÇA: Só falta agora Beija engravidar também... Isso sem falar nas outras por aí...
PEDRO: Não é bem assim, Chalaça, tenho me tornado o mais comportado possível. É claro que nem tudo dá pra deixar passar em branco, mas tenho tentado ser um homem fiel... (risos)

Corta para a Chácara Cedro. Escrava e patroa conversam na cozinha.

BEIJA: Estou quase certa, Severina, os sinais são os mesmos da outra vez.
SEVERINA: A Sinhá acha que está mesmo grávida?
BEIJA: Sim, estou.
SEVERINA: E a Sinhá pretende contar a D. Pedro?
BEIJA: Não contarei nada, simplesmente porque o filho não é dele. Esta criança é de Antonio Sampaio. Tenho absoluta certeza. Minhas relações com Pedro têm sido tão esporádicas. A gente sabe dessas coisas.
SEVERINA: Seu Antonio ficaria muito feliz se soubesse disso...
BEIJA: É melhor que não saiba. A estas alturas Antonio já terá chegado em Araxá e voltado para os braços de sua esposa. Um filho não pode servir para obrigar o pai a tomar decisões que ele não tem coragem de tomar...

Sobrado do Estácio de Sá, quarto do casal. Clima muito tenso.

DOMITÍLIA: Essa parte da história só sabia por ouvir falar... Todo mundo fala que o Imperador é o maior rabo de saia da Corte, mas pensava que eram apenas intrigas.
PEDRO: Domitília, todos os homens são assim mesmo... Não sei por que vocês, mulheres, insistem em fantasiar que existe homem fiel...
DOMITÍLIA: Quem é essa vadia, essa tal de Beija?
PEDRO: Primeiro, não se refira a Beija com estes termos, porque é uma dama muito distinta. Segundo porque é uma pessoa por quem tenho muita estima e consideração. Ela é dona de um pedaço do meu coração, assim como você, Leopoldina, os meus filhos, esse filho que carrega aí na barriga...
DOMITÍLIA: Já sei muito bem que é essa tal de Beija: é uma prostituta de luxo! E o Imperador, o todo-poderoso, é o seu principal cliente! Você não tem vergonha na cara, não, Pedro? E ainda tem a audácia de falar na minha cara que a vagabunda tem lugar cativo no seu peito? Quer saber de uma coisa? Vá dormir com a vadia! Na minha cama você não dorme hoje!
PEDRO: Mas Domitília, já passa da meia noite... É muito tarde!
DOMITÍLIA: Não quero nem saber! Durma no galinheiro, no canil, onde quiser! Mas na minha cama não dormirá!

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: