16 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 187 e 188

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Beija procura Pedro para entender a demissão dos Andradas
Pedro é grosseiro e Beija se retira decepcionada
Leopoldina visita Pedro no Paço e também é maltratada
Maria Flora, a dama de companhia da Imperatriz se demite do cargo
Chalaça alerta que Pedro está sendo intolerante com todos
O imperador procura Domitília e satisfaz seu desejo reprimido
Pedro anuncia Domitília com nova dama de companhia da Imperatriz

CAP. 187

LEOPOLDINA: Pensei que fosse escolher dentre as serviçais do palácio.
PEDRO: Prefiro alguém de longe, que pelo menos não vá se deixar envenenar pelos mexericos da Corte.
LEOPOLDINA: Está bem. Faça como achar melhor.

Dias depois...

LEOPOLDINA: Não entendo porque tanta implicância com a moça. Domitília é uma excelente pessoa. Não vejo nada que possa desabonar sua conduta.
EMBAIXADOR DA ÁUSTRIA: Filha, precisa abrir seus olhos para certas coisas. Às vezes me parece um pouco ingênua...
LEOPOLDINA: Não sou tão ingênua assim. Mas também não quero julgar as pessoas por boatos que ouço.
EMBAIXADOR: A Corte inteira comenta sobre as aventuras do Imperador. É como diz aquele velho ditado: onde há fumaça, há fogo...
LEOPOLDINA: Também já ouvi esses comentários, mas o que posso fazer?
EMBAIXADOR: Tem de ser firme, minha filha, tem de ter pulso. Não aceite tudo calada, reaja!
LEOPOLDINA: É o meu jeito... Não gosto de contrariar o Pedro.
EMBAIXADOR: E por não querer contrariar, vai aceitar tudo, calada? Não é assim que se resolve as coisas, filha, você tem de se impor...

Corta para a Chácara Cedro.

BEIJA: Por enquanto tinha apenas dúvidas, mas agora tenho certeza: essa Domitília é mesmo amante de Pedro.
SEVERINA: A Sinhá acha mesmo?
BEIJA: Claro, Severina. Todos nós sabemos que esse povo da Corte fala pelos cotovelos, mas meu avô dizia sempre que o povo aumenta, mas não inventa. Se Pedro a levou para ser a nova dama de companhia da Imperatriz, é porque quer tê-la por perto. Não foi assim que fez comigo?
SEVERINA: Mas será que D. Pedro teria tamanha audácia, de levar uma amante para viver debaixo do mesmo teto que sua legítima esposa?
BEIJA: Severina, já lhe disse isso antes: um homem apaixonado é capaz de tudo...
SEVERINA: É verdade... E mais uma vez a Sinhá tem razão.

Alguém bate palmas do lado de fora.

BEIJA: Estranho, ainda faltam algumas horas para o expediente. Quem seria esse apressadinho? Veja lá, Severina.

Instantes depois a escrava volta.

SEVERINA: Dona Beija não vai acreditar quando eu lhe disser quem está lá fora...

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro anuncia Domitília com nova dama de companhia da Imperatriz
O Embaixador da Áustria tenta alertar Leopoldina
Mas ela se mostra passiva e cordata
Beija está certa de que Domitília é amante de Pedro
Severina avisa que alguém espera por Beija na sala

CAP. 188

BEIJA: Me diga logo, criatura, quem está lá fora?
SEVERINA: Melhor que a Sinhá veja com seus próprios olhos.

Corta para a sala.

BEIJA (surpresa): Antonio Sampaio? O que faz aqui?
ANTONIO: Beija! Quanto tempo! Quanta saudade de você!

Se abraçam forte. Antonio não resiste e a beija com paixão. Aos poucos ela se entrega.

BEIJA: Puxa, Severina tinha razão quando disse que não iria acreditar...
ANTONIO: Mas está satisfeita em me ver?
BEIJA: Sim, estou. Claro.

Os corações pulsam mais forte. O amor da adolescência vem à tona.

BEIJA: Conte-me, como está sua vida com Aninha Felizardo...
ANTONIO: Continuamos casados, temos cinco filhos já e ela está prenhe de outro... Mas sabe como é... Nunca me esqueci de você. Beija sempre foi o meu grande amor.
BEIJA: Mas o que o trouxe ao Rio de Janeiro?
ANTONIO: Você, oras. Quem mais poderia ser? Quando fiquei sabendo da notícia da chácara, não pensei duas vezes.
BEIJA: Com chácara ou sem chácara você sempre seria bem recebido...
ANTONIO: Num primeiro momento tive medo, mas tive de arriscar. Eu precisava lhe ver de qualquer jeito. Estava com uma saudade aqui, apertando meu peito, há muito tempo. Nunca me perdoei por tê-la deixado partir...
BEIJA: Esse passado já ficou tão distante, que nem vale a pena ficar remoendo... Você tinha de fazer uma escolha. Você fez. Agora tem que colher os frutos que plantou. Não adianta lamentar a árvore que deixou de plantar.

Corta para a Quinta da Boa Vista.

DOMITÍLIA: Pedro, precisa tomar as rédeas dessa situação. Dissolva essa Assembléia logo, antes que se voltem contra você. Os Andradas estão ao lado dos deputados. Agora são todos contra você.
PEDRO: Ainda não estou seguro disso. Preciso pensar melhor, conversar com outras pessoas, ouvir opiniões...

Cai a noite. Pedro vai à Chácara Cedro na intenção de reconciliar com Beija. Como de costume, ele é sempre escolhido para pernoitar, por isso nem se preocupa, apenas aguarda a hora do anúncio.

A anfitriã interrompe a música.

BEIJA: Senhores, chegou o momento solene da nossa noite. O escolhido para passar a noite comigo é... Antonio Sampaio, nosso visitante das Minas Gerais.

Pedro fica desolado.

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: