24 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 201 e 202

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Leopoldina flagra Pedro e Domitília saindo do quarto
Há um constrangimento geral ela se retira aos prantos
Pedro e Leopoldina conversam longamente sobre o relacionamento
O Imperador passa o dia no quarto com a esposa
Domitília procura Pedro e avisa que está grávida novamente

CAP. 201

PEDRO: Fico muito feliz com essa notícia, meu amor. Mas devido a tudo que aconteceu aqui, acredito que seja melhor discutirmos esse assunto quando chegarmos ao Rio de Janeiro.

ALGUNS MESES DEPOIS

Beija recebe Pedro para um dia na chácara.

BEIJA: Pedro, sua situação está se complicando cada vez mais. Aja com mais prudência.
PEDRO: Sei disso. Vivo me cobrando isso a cada momento... Mas na prática é tão difícil...
BEIJA: Você é uma pessoa muito impulsiva e precisa urgentemente a aprender a se dominar, sob pena de pagar caro por isso.
PEDRO: Queria ter a sua frieza e clareza de idéias.
BEIJA: Isso pode ser aprendido. Você erra quando leva a amante para debaixo do mesmo teto que a sua esposa. Esse comportamento não é aceito em nossa sociedade. O povo lhe enxerga como um tirano, que humilha a coitada da esposa e enche a amante de privilégios. Sei que sou parte suspeita para fazer esta afirmação. Mas não existem argumentos contra a verdade.
PEDRO: Uma coisa me preocupa: Titília insiste em permanecer no palácio. Às vezes sua ambição me surpreende e me preocupa.
BEIJA: Tento me manter isenta nesse assunto, mas também tenho essa percepção. O objetivo dela é ser a imperatriz do Brasil.
PEDRO: Isso está totalmente fora de cogitação.
BEIJA: Mas ela não pensa assim. Tenho certeza. Acho bom que você comece a enxergar a questão por esse ângulo também, porque em algum momento terá de tomar uma decisão.

Num gabinete do palácio...

EMBAIXATRIZ: D. Leopoldina está cada vez pior. E Pedro não dá a mínima importância.
EMBAIXADOR: Não entendo porque Leopoldina não volta para a casa do pai.
EMBAIXATRIZ: Tenho falado muito sobre isso, mas ela não admite a hipótese de voltar para a Áustria. Tem medo de perder os filhos, pois Pedro não abriria mão deles de forma alguma. Como mãe, não poso lhe tirar a razão.
EMBAIXADOR: Acredita mesmo que o Imperador tenha tanto apego assim pelos filhos?
EMBAIXATRIZ: Pedro pode ter todos os defeitos do mundo, mas não este. É um excelente pai e dos mais amorosos que conheço.
EMBAIXADOR: Continue insistindo com a Imperatriz. Ainda penso que sua melhor atitude seja voltar para a nossa Áustria, para junto dos seus. Ninguém merece viver num mundo de humilhações como esse.

Corta para o sobrado do Estácio de Sá.

Domitília entra em trabalho de parto.

Após minutos de ansiedade e gemidos, um choro rompe o silêncio.

DOMITÍLIA: Nasceu! Nasceu o filho homem do Imperador!

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Domitília procura Pedro e avisa que está grávida novamente
O imperador fica feliz, mas evita proximidade
Beija aconselha Pedro a ser mais prudente com Domitília
O casal de embaixadores discute a situação de Leopoldina
Domitília tem o filho homem que tanto deseja

CAP. 202

ALGUNS MESES DEPOIS...

DOMITÍLIA: Meu pai, agora com esse filho homem, Pedro comerá aqui na minha mão.
TC JOÃO: Filha, isso não é certo. Não pode usar seu próprio filho como arma para atingir os seus objetivos.
DOMITÍLIA: Mas só quero o bem dos meus filhos. Será que é errado uma mãe querer o bem dos seus filhos?
TC JOÃO: Se quisesse o bem deles, não seria errado. Mas o que quer é atingir o seu objetivo de ser a imperatriz do Brasil.
DOMITÍLIA: E que mal há nisso, meu pai?
TC JOÃO: Pedro já tem uma esposa que é a Imperatriz. Esse posto não poderá tirar dela... Quando é que vai entender isso?
DOMITÍLIA: É uma questão de tempo. Paciência, meu pai, paciência.

Nas baias, Pedro alimenta seu cavalo de estimação.

CHALAÇA: Pedro, precisa dar um pouco mais de atenção à Imperatriz.
PEDRO: Leopoldina está com manha. Pensa que isso vai despertar minha piedade e me levar para junto dela.
CHALAÇA: Não penso assim. A imperatriz está realmente doente. Vem se alimentando mal, reclamando de fraqueza, cansaço...  Pedro, custa dar um pouco mais de atenção à pobre coitada?
PEDRO: Está bem, Chalaça, vou me esforçar...

No quarto da Imperatriz...

EMBAIXATRIZ: Leopoldina, querida, não pode calar-se diante dessa situação. Quanto mais calada fica, mais Pedro se sente à vontade para lhe humilhar. Escolher para a amante um quarto melhor que o seu na Bahia foi um abuso inimaginável.
LEOPOLDINA: Não era tão melhor assim...
EMBAIXATRIZ: Desculpe-me, Alteza, mas tenho de discordar. O quarto que D. Pedro instalou Domitília era, sim, muito melhor que o que Vossa Alteza estava instalada. Entendo que queira protegê-lo, mas a verdade precisa ser dita.
LEOPOLDINA: Digamos que o quarto fosse realmente melhor, mas e daí? Isso já é passado...
EMBAIXATRIZ: Vossa Alteza tem de se alimentar melhor, viver, respirar, e não passar os dias amofinada aqui nesse quarto como tem feito nos últimos tempos... Reaja...
LEOPOLDINA: Eu estou bem. Vocês é que se preocupam em demasia comigo.
EMBAIXATRIZ: Leopoldina, precisa tomar uma atitude firme para resolver essa situação, senão só Deus sabe onde isso pode parar. Expulse essa mulher daqui de uma vez por todas.

Corta para o sobrado do Estácio de Sá.

O Imperador serve taças de champagne, visivelmente empolgado.

PEDRO: Titília, em breve terei ótimas notícias para você, meu amor. Mal posso esperar a hora de lhe contar, mas por enquanto é segredo...
DOMITÍLIA: Estou ansiosa por suas novidades, mas antes quero discutir um assunto sério contigo: quando é que vai registrar nosso filho, Pedro de Alcântara Brasileiro?

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: