17 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 189 e 190

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Severina avisa que alguém espera por Beija na sala
Beija tem uma imensa surpresa ao se deparar com seu ex-noivo, Antonio Sampaio
O casal se entrega à paixão, faz amor e relembra os tempos da adolescência
Pedro vai à chácara na intenção de reconciliar com Beija
Mas ela escolhe Antonio Sampaio para pernoitar

CAP. 189

O imperador fica irritado e se queixa com Severina.

PEDRO: Quem é esse sujeito que mereceu tanta distinção de Beija?
SEVERINA: Seu Antonio Sampaio é ex-noivo de Dona Beija. Se conhecem desde a adolescência.
PEDRO: Pois então diga à sua patroa que volto amanhã. E gostaria de ser tratado com um pouco mais de distinção...
SEVERINA: Eu dou o vosso recado, Alteza.

Pedro se retira desapontado. Os outros convidados cochicham entre si o fato de o Imperador não ter sido o escolhido, como de costume. Sinal de que algo tenha mudado na sua relação com a dona da casa.

Corta para a Quinta da Boa Vista.

EMBAIXADOR: Filha, não deveria permitir que D. Pedro trouxesse essa mulher para dentro do palácio... Na Áustria estão questionando seus pais sobre sua falta de atitude. Na corte austríaca não se fala noutra coisa que não o seu mal casamento...
LEOPOLDINA: Não é falta de atitude, Embaixador. Pedro escolheu Domitília, mas é uma boa moça. Estou gostando de sua companhia. Ela é prestativa, dócil, amável...
EMBAIXADOR: Para mim não precisa fingir, filha. Sei que não está tão contente assim e que se sente incomodada com essa situação. Só diz isso porque não tem coragem de contrariar D. Pedro. Mas não é certo que aceite todas as atitudes. Tem de impor as suas vontades também. Não pode se anular para viver em função dele...
LEOPOLDINA: Domitília está em seus aposentos agora. E Pedro, onde está?
EMBAIXADOR: Eu não sei, certamente no caminho, de volta do Paço...
LEOPOLDINA: Já é tarde da noite. Se Pedro tivesse algum compromisso com Domitília já estaria por aqui... Se Pedro tem uma amante, essa mulher é Beija...
EMBAIXADOR: Que D. Pedro tem uma queda por Beija, isso é fato, mas não creio que seja a única... Abra os olhos, Leopoldina, abra os olhos...

Amanhece o dia...

SEVERINA: D. Pedro foi embora desapontado com a Sinhá ontem. Reclamou porque não foi o escolhido...
BEIJA: Era esse mesmo o meu objetivo. Pedro precisa entender que as prioridades mudam. E que o fato de ser sempre o escolhido quando estava por aqui era apenas uma benesse de minha parte. E não uma regra pelo simples fato de ser o Imperador.
SEVERINA: Ficou enciumado e quis saber quem era o Sinhô Antonio Sampaio...
BEIJA: Pois que fique enciumado... Aliás, quanto mais, melhor... (risos)
SEVERINA: E disse mais: que voltaria hoje e gostaria que a Sinhá o tratasse com um pouco mais de distinção...
BEIJA: Tratarei bem, como trato a todos, mas não posso garantir nada...

No final da tarde, pouco antes do anoitecer...

Beija adentra a sala, onde Pedro a aguarda.

PEDRO: Preferi vir mais cedo, para não correr o risco de ser preterido...

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro vai à chácara na intenção de se reconciliar com Beija
Mas ela escolhe Antonio Sampaio para pernoitar
Pedro, enciumado, se queixa com Severina e vai embora
Embaixador reclama da passividade de Leopoldina
A Imperatriz finge sentir amizade por Domitília
Severina conta a Beija a conversa com o Imperador
Pedro surpreende Beija chegando mais cedo à chácara

CAP. 190

BEIJA: Pois não, posso ajudar Vossa Alteza?
PEDRO: Beija, não seja indiferente. Sabe que vim aqui lhe pedir desculpas. Sei que fui muito rude da última vez que nos falamos e lhe devia um pedido de desculpas.
BEIJA: Que bom que reconhece isso. Fiquei surpresa com sua atitude, afinal de contas nunca havia me tratado daquela maneira.
PEDRO: Beija, entenda, estava cheio de problemas até o último fio de cabelo. Estava nervoso com tantas cobranças. Cada um que entrava naquele gabinete me enchia os ouvidos contra os Andradas e já não sabia mais o que fazer para me livrar daquele tormento.
BEIJA: E você acha que demitir José Bonifácio foi a atitude mais sensata? Justamente aquele que sempre esteve do seu lado, e que era quem mais entendia de toda a conjuntura política?
PEDRO: Mas eram muitas as denúncias contra eles. Não poderia mais fingir que não sabia de nada.
BEIJA: Pois continuo pensando que tudo não passou de um complô armado pelos absolutistas e federalistas para queimar a imagem de Bonifácio. E você pode ter caído nessa armadilha como um pato.
PEDRO: Acha que podem ter derrubado meu aliado mais forte, no primeiro momento, para num segundo momento derrubar a mim, já que estaria sem meu pilar mais forte?
BEIJA: Exatamente. Mas naquele momento você não enxergou essa possibilidade e agiu impulsivamente, sob pressão... Lamento tudo isso, mas agora é passado...

Nisso Antonio Sampaio entra na sala.

BEIJA: Pedro, este é Antonio Sampaio, meu ex-noivo, lá de São Domingos dos Arachás. Veio passar uns dias no Rio de Janeiro.
PEDRO (meio irônico): Rapaz de sorte esse. Mal chegou e já foi logo escolhido para passar a noite. (Antonio faz a reverência)
BEIJA: Como lhe disse, Antonio não é um estranho. Somos conhecidos desde a infância. Além do mais, Pedro, sabes muito bem que a regra da casa diz que a escolha do convidado é prerrogativa minha, sem que precise dar satisfação a quem quer que seja...
PEDRO: Tudo bem, não precisa ficar brava, mocinha. Só quis demonstrar um pouco de intimidade com o seu visitante.
ANTONIO: Já tinha ouvido muito falar de Vossa Alteza e tinha muita vontade de conhecê-lo pessoalmente...
PEDRO: Então a oportunidade chegou. Espero que aproveite bastante tudo de bom que o Rio de Janeiro pode oferecer... No centro da cidade há tavernas ótimas para beber, jogar...
BEIJA (completando): Se divertir com negras e mulatas, não é, Pedro?
ANTONIO: Obrigado, Alteza, e agora se me dá licença, vou cuidar das minhas coisas. (e sai)

Severina entra na sala e coloca uma bandeja com refresco e quitandas sobre a mesa de centro. (sai)

PEDRO: Estou com ciúmes de você. Não me agrada a idéia de ver um homem tão íntimo hospedado em sua casa...
BEIJA: Que bobagem, Pedro... Até parece que não sabe que cada noite passo com um... Não que me interesse por nenhum deles, mas é o meu negócio, é assim que ganho a vida...
PEDRO: É diferente... Os outros vêm de longe, passam uma noite e vão embora. Mas este sei que significou muito em sua vida. Sinto medo que volte para os braços dele... Não parei de pensar nisso um minuto desde que o escolheu ontem para pernoitar. Senti que um elo se quebrou entre nós...
BEIJA: Pedro, o primeiro elo entre nós se quebrou quando decidiu se casar com Leopoldina... Além do mais, se você tem motivos para ficar enciumado, eu também tenho. Afinal de contas, quem é Domitília de Castro Canto e Melo?

Pedro franze o cenho, intrigado.

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: