23 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 199 e 200

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
O embaixador planeja matar Domitília
Meses depois nasce a filha de Domitília e Pedro
Ela fica desapontada pois queria que fosse homem
Beija diz a João que o filho não terá seu sobrenome
Um mensageiro busca Pedro na casa de Domitília
Leopoldina está tendo problemas na hora do parto

CAP. 199

Pedro segue aos galopes para o palácio, mas ao chegar encontra tudo resolvido. O médico e a parteira conseguem contornar a situação e colocar a criança na posição correta.

Nasce uma menina que recebe o nome de Francisca.

Pedro se alegra muito com a chegada da filha, mas seu relacionamento com a Imperatriz está cada vez mais frio e distante.

1826

O imperador visita o sobrado na Rua do Ouvidor.

PEDRO: Beija, gostaria muito que me acompanhasse nessa viagem à Bahia, como parte da comitiva.
BEIJA: Não creio que seja prudente, Pedro, estou com crianças pequenas e não quero abandonar meus filhos para correr mundo...
PEDRO: Gostaria muito de discutir estratégias com você, mas também que se entendesse com Leopoldina e Domitília, afinal de contas são as mulheres da minha vida.
BEIJA: Da minha parte nos entendemos muito bem. Já viu alguma grosseria de minha parte para com elas?
PEDRO: Sinceramente, não. Mas queria que se tornassem amigas. É muito difícil ficar correndo de um lado para outro, apagando um incêndio aqui, outro ali...
BEIJA: Vejo algo de incompreensível nessa sua atitude. Nós vivemos numa sociedade extremamente moralista e essa prática de ter duas ou três esposas não é comum e muito menos aceita por aqui...
PEDRO: É verdade. Como sempre você tem razão. Isso é deliro da minha cabeça.
BEIJA: Aliás, mais que delírio. Essa sua viagem, em companhia das duas, pode acabar muito mal...

Dias depois a Comitiva Imperial segue para a Província da Bahia. Pedro leva consigo a esposa e a amante.

O governador coloca à sua disposição os melhores quartos de seu palácio.

PEDRO: Creio que ficará bem instalada aqui, Titília. É um dos melhores quartos da casa.
DOMITÍLIA: De que me adianta estar num quarto tão belo se não terei a sua companhia?
PEDRO: Sempre insatisfeita... E quem disse que não passarei uma noite aqui com você?
DOMITÍLIA: Está falando sério?
PEDRO: Claro que sim. Na primeira oportunidade...

E a oportunidade surge logo na primeira noite. Leopoldina cai em sono profundo, devido ao cansaço da viagem. O Imperador aproveita fungindo para o quarto da amante.

Leopoldina acorda e procura pelo marido. Muito ansiosa, pede a ajuda da Embaixatriz, que também faz parte da Comitiva.

EMBAIXATRIZ: O dia já está clareando, D. Leopoldina, vamos até a cozinha tomar um leite quente. Vossa Alteza não dormiu nada durante a noite.
LEOPOLDINA: Não tenho fome. Quero apenas encontrar Pedro. Estou preocupada com o que possa ter acontecido.
EMBAIXATRIZ: Vamos lá tomar o leite, enquanto aguardamos o Marquês de Barbacena para ver se tem alguma notícia.

Quando saem caminhando pelos corredores, a porta de um dos quarto se abre e eis que de lá saem Pedro e Domitília.

Há um constrangimento geral.

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Leopoldina tem sérios problemas na hora do parto
Mensageiro busca Pedro na casa de Domitília
Nasce Francisca, o sexto filho dos imperadores
Pedro convida Beija para ir à Bahia, mas ela recusa
O Imperador passa a noite com Domitília
Na manhã seguinte Leopoldina os flagra saindo do quarto
Há um constrangimento geral

CAP. 200

LEOPOLDINA: Pedro?! Por onde andava, homem de Deus? Estamos todos loucos de preocupação com você.
PEDRO (cínico): Eu estou bem, não está dando pra ver?
LEOPOLDINA: Bem até demais, não é mesmo?!
PEDRO: Estamos indo tomar um café. Acompanham-nos?
LEOPOLDINA: Não. Eu não estou... (corta)

Leopoldina volta correndo para o quarto, em prantos. A embaixatriz a acompanha.

Pouco depois Pedro entra no quarto.

LEOPOLDINA: O que mais te falta fazer para me humilhar? Vai colocar Domitília dormindo entre nós na cama, ou vai pedir que me retire para que possa dormir em paz com ela?
PEDRO: Desculpe-me, Leopoldina, só agora percebo o quanto errei.
LEOPOLDINA: Desculpas não bastam, Pedro. Desculpas só têm alguma razão de ser quando a pessoa se arrepende do que fez e se compromete a não fazer de novo. No seu caso não adianta. Nem uma coisa é verdadeira, nem outra. Não está arrependido e muito menos se compromete a não fazer de novo.
PEDRO: Tem razão. Está coberta de razão. Vou tentar mudar de agora em diante.
LEOPOLDINA: Há momentos em que sinto muita raiva de mim, por não conseguir ser a esposa que deseja.
PEDRO: Mas você é uma excelente esposa. Já me deu seis filhos, que são a alegria da minha vida.
LEOPOLDINA: Não é o que parece. Se fosse tão boa esposa como diz, não iria atrás delas, de Domitília, de Beija, de outras tantas que tem espalhadas pela cidade. E não adianta negar que eu sei. Todo mundo comenta. Todos tentam me esconder, mas não sou tão ingênua assim...
PEDRO: Leopoldina não vai desenterrar esses assuntos...
LEOPOLDINA: Prefiro me fazer de ingênua para não encarar a humilhação de ser traída dentro da minha própria casa, debaixo do meu nariz... Mas dessa vez você passou dos limites, Pedro. Para ser sincera, nunca imaginei que chegasse a tanto...
PEDRO: Mas já prometi que vou mudar...
LEOPOLDINA: Infelizmente não acredito mais em suas promessas, Pedro. Hoje perdi o pingo de confiança que ainda tinha em você. (pausa) Só acho que como mãe dos seus filhos, dos herdeiros de um trono, eu merecia um pouco mais de consideração, de respeito.
PEDRO: Leopoldina, para lhe provar o quanto lhe considero, cancelarei todos os compromissos do dia e ficarei trancado contigo nesse quarto o dia inteiro. Está decidido. (vai até a porta e chama) Ajudante!

O Imperador cumpre o prometido e passa o dia todo com a esposa. Fazem sexo algumas vezes. Pedro forçando um interesse que não existe. Leopoldina fingindo contentamento, mas no fundo alimenta uma grande melancolia que nos dias seguintes vai dando lugar a uma profunda depressão.

Dois dias depois Domitília procura Pedro.

DOMITÍLIA: Oi, meu amor, estava morrendo de saudades. Preciso lhe contar uma novidade: estou esperando mais um filho seu.

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: