15 de janeiro de 2014

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 185 e 186

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
O casal discute a relação e Leopoldina toca no incidente do teatro
Pedro se irrita e mais uma vez foge do assunto
A dama de companhia reclama com Chalaça da indiferença de Pedro
Chalaça defende o amigo alegando excesso de trabalho
Severina e Beija conversam sobre a Assembléia Constituinte
Pedro as surpreende com o pequeno Pedro Antonio nos braços

CAP. 185

PEDRO: Alguém pode me dizer a que regimento pertence esse valoroso soldado?

Antes que alguém responda Flaviana entra correndo e ofegante.

FLAVIANA: Severina, ocê que pegou o Pedrinho lá? Onde tá o menino? (quando vê Pedro, se assusta) Com a sua licença, Alteza.
BEIJA (mais que depressa): Flaviana, leve Pedrinho. E vê se toma conta direito do menino. Não o deixe sozinho um instante e muito menos zanzando por aí...

Flaviana pega a criança nos braços do Imperador e sai. Pedro acompanha intrigado. Algo lhe desperta a atenção...

PEDRO: Engraçado... Esse menino parece com alguém que conheço... Tenho a impressão de tê-lo visto em algum lugar...
BEIJA (sem jeito): Bobagem sua, Pedro, criança é tudo igual. Todas têm a mesma cara...

Severina e Beija se entreolham preocupadas

Minutos depois o casal segue para uma sala reservada.

BEIJA: Quais as boas novas, senhor Imperador?
PEDRO: A situação política não anda nada boa. Tenho sabido de muitas coisas dos Andradas, principalmente de José Bonifácio, que não têm me agradado nem um pouco.
BEIJA: Como assim? Bonifácio é um grande ministro, um homem muito competente e da maior lealdade...
PEDRO: Eu também pensava assim, mas tenho ouvido tanta história a seu respeito que, sinceramente, estou mudando de opinião.
BEIJA: Quem te fala essas “coisas”? Aposto que é o intrigueiro do Chalaça. Pedro, me desculpe, sei que é seu amigo desde a adolescência, mas Chalaça não é uma pessoa em quem se possa confiar... Sei que é desafeto de Bonifácio e faz muitas intrigas envolvendo o seu nome.
PEDRO: Não é apenas Chalaça. Muitos outros amigos me trazem histórias, intrigas, desmandos... Bonifácio é ministro, tem poderes, mas não pode achar que é o dono do Império...
BEIJA: Tenho pra mim que isso é resultado da união do liberais federalistas com os portugueses absolutistas.. Você sabe muito bem que os portugueses estão revoltados com os decretos de Bonifácio que lhes diminuiu os privilégios econômicos. E os federalistas sempre foram abertamente contra você. Querem um monarca apenas como figura ilustrativa...
PEDRO: Sei dessas coisas, mas não creio que todos estejam contra Bonifácio à toa. Alguma brasa há debaixo dessas cinzas!

Dias depois, influenciado pela maioria dos deputados que se rebelara contra os irmãos Andradas, Pedro os demite do Ministério: José Bonifácio, Antonio Carlos e Martim Francisco.

Inconformada Beija procura Pedro no Paço Imperial.

BEIJA: Pedro, onde estava com a cabeça ao demitir os irmãos Andradas?

Continua...


< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro surpreende Beija com o pequeno Pedro Antonio nos braços
Beija trata logo de tirar o menino de seus braços, mas ele fica intrigado
Pedro e Beija conversam sobre a situação política
O imperador reclama que está descontente com José Bonifácio
Beija o alerta para as intrigas de Chalaça
Pouco depois Pedro demite os três irmãos Andradas do Ministério
Beija procura Pedro para tirar satisfações

CAP. 186

PEDRO (irritado): Até você, Beija? Não bastam todos os puxa-sacos de José Bonifácio? Não bastam os deputados, agora tenho de dar satisfações até a quem nem parte do governo faz?
BEIJA (surpresa): Que agressividade é essa, Pedro? Nunca me tratou assim antes! E se lhe dou minhas opiniões, e se tiro satisfações, é porque você mesmo vive dizendo que aprecia os meus conselhos; que na maioria das vezes eles lhes são úteis.
PEDRO: Estou de saco cheio! Não agüento mais tanta pressão! Estou a ponto de explodir!
BEIJA: Entendo que sua situação não seja a mais confortável. Mas não admito que fale comigo nesse tom. O mínimo que mereço é um pingo de respeito. Aliás, nem sei o que estou fazendo aqui discutindo sobre isso. Passar bem, Alteza! (vira e sai)

Pouco depois...

LEOPOLDINA: Pedro, o que está acontecendo? Vejo-o tão tenso, tão nervoso...
PEDRO (explodindo): Mas afinal, que diabos faz aqui no Paço?! Você não deveria estar na Quinta? Meu Deus! Será que hoje o universo resolveu conspirar contra mim?
LEOPOLDINA: Resolvi passear um pouco, porque não agüentava mais ficar isolada naquele palácio.
PEDRO: E resolveu passear logo aqui? Com tanto lugar para ir, resolveu vir logo aqui me perturbar? Volte pra casa, mulher, fique quieta lá no seu canto. Não se meta em assuntos que não são da sua competência!
MARIA FLORA: Alteza, a idéia de vir aqui foi minha, a Impera/
PEDRO (cortando): Tinha que ser mesmo, de uma velha desmiolada feito a senhora! Eu não acredito! Agora até os empregados armam ciladas pra mim! Onde vou parar com isso?
MARIA FLORA: Onde Vossa Alteza vai parar, não sei. Mas eu sei que estou indo embora pra minha casa agora! Desse momento em diante não sou mais a dama de companhia da Imperatriz!
LEOPOLDINA: Calma, Dona Maria, não é bem assim. Pedro está muito nervoso, mas depois passa...
MARIA FLORA: Não passa, D. Leopoldina, não passa. Não agüento mais ver D. Pedro maltratar a minha Imperatriz. Amo-a demais para vê-la sofrer tanto, por isso preciso ir embora.
PEDRO: Vão embora mesmo, as duas, voltem para o palácio, porque preciso de paz para resolver a montanha de problemas que tenho! Vão embora!

As duas saem chorando do gabinete, inconsoláveis.

Pouco depois Chalaça adentra o recinto, onde Pedro apanha seus pertences para sair.

CHALAÇA: Mandou me chamar? Impressão minha ou está muito agitado?
PEDRO: Sim estou muito irritado. Parece que o universo todo está conspirando contra mim.
CHALAÇA: Meu amigo, é melhor ter um pouco mais de calma. Nervoso e de cabeça quente não conseguirá tomar decisões sensatas. Tenho medo que faça algo do qual venha a se arrepender depois.
PEDRO: Por isso mandei te chamar aqui. Tome conta de tudo e se perguntarem por mim, não diga de jeito nenhum. Vou esfriar minha cabeça. E nesse momento só uma pessoa pode me acalmar...

Corta rápido para o quarto de Domitília. Pedro, visivelmente afobado, vai lhe arrancando as roupas, sob olhares de surpresa. Pedro se comporta quase como um animal, na ânsia de satisfazer o seu desejo.

Dias depois, na Quinta da Boa Vista.

Pedro e Domitília estão no gabinete quando Leopoldina adentra o recinto.

PEDRO: Leopoldina, esta é Dona Domitília de Castro Canto e Melo, a sua nova dama de companhia.

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: