17 de fevereiro de 2013

Mergulhadores exploram lago que teria sido atingido por meteoro

Uma equipe de mergulhadores vasculha neste sábado (16) o lago congelado Shebarkul, na região de Chelibinsk, na Rússia, atrás de fragmentos do meteoro que caiu nesta sexta-feira e, supostamente, teria atingido o lago.
Uma rachadura na cobertura espessa de gelo levantou a suspeita de um possível impacto do corpo celeste naquela área.
De acordo com um porta-voz do ministério de Situações de Emergência, em entrevista a agências de notícias russas, um grupo de seis mergulhadores inspecionará as águas em busca de fragmentos. Caso seja encontrado algum indício do corpo celeste, o meteoro poderá ser reclassificado para meteorito
Quando um corpo rochoso vem do espaço e entra na atmosfera, ele é inicialmente chamado pelos astrônomos de meteoro. Caso ele atinja o solo, em vez de se desfazer em atrito com a atmosfera, ele passa a ser classificado de “meteorito”, conforme explica o astrônomo Cássio Barbosa.
De acordo com o ministro de Situações de Emergência, Vladimir Pushkov, uma equipe especial do governo foi enviada à região para avaliar a estabilidade sísmica dos edifícios. Ele comentou ainda que haverá cuidados ao religar o gás dessas edificações.

Fonte: G1


Nenhum comentário: