NA REPORTAGEM DE HOJE:
Tráfico de Animais Silvestres
O comércio ilegal de animais silvestres é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios e outros. As condições de transporte são péssimas. Muitos morrem antes de chegar ao seu destino final. |
Todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu hábitat no país, sendo 40% exportados, segundo relatório da Polícia Federal.
O tráfico interno é praticado por caminhoneiros, motoristas de ônibus e viajantes. Já o esquema internacional, envolve grande número de pessoas.
Os animais são capturados ou caçados no Norte, Nordeste e Pantanal, geralmente por pessoas muito pobres, passam por vários intermediários e são vendidos principalmente no eixo Rio-São Paulo ou exportados.
Os animais são traficados para pet shops, colecionadores particulares (priorizam espécies raras e ameaçadas de extinção!) e para fins científicos (cobras, sapos, aranhas...).
Com o desmatamento, muitas espécies entraram para a lista de animais ameaçados de extinção, principalmente na Mata Atlântica. Para mais informações, consulte o site www.renctas.org.br da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, o MMA, o IBAMA, SOS FAUNA ou a CITIES - Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção.
Segundo o IBAMA, a exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. O desmatamento e degradação dos ambientes naturais, o avanço da fronteira agrícola, a caça de subsistência e a caça predatória, a venda de produtos e animais procedentes da caça, apanha ou captura ilegais (tráfico) na natureza e a introdução de espécies exóticas em território nacional são fatores que participam de forma efetiva do processo de extinção. Este processo vem crescendo nas últimas duas décadas a medida que a população cresce e os índices de pobreza aumentam. |
FONTE: NATUREBA
VOCÊ TEM CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, ELOGIO OU SUGESTÕES PARA QUE SEU DOMINGO TENHA MAIS CREDIBILIDADE? MANDE SUA SUGESTÃO PARA MEU FORMSPRING: xwordtwilight (FORMSPRING DE LUCAS DI CAPRI) QUE DENTRO DO POSSÍVEL, SUA SUGESTÃO SERÁ ATENDIDA.
OBRIGADO!
As últimas informações desse programa:
Justiça Eleitoral cassa prefeito de Teresina
Elmano Ferrer deve cumprir o mandato até a decisão final do TSE
O prefeito de Teresina, Piauí, Elmano Ferrer (PTB), teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. A decisão, do juiz Antonio Lopes de Oliveira, da 1º Zona Eleitoral de Teresina, foi tomada por causa de contratações irregulares da Fundação Municipal de Saúde, em 2008. A sentença ocorreu na última quinta-feira, 28, mas só foi anunciada hoje pelo Diário da Justiça Eleitoral.
O prefeito tem o prazo de três dias, contados a partir de amanhã, para recorrer. Enquanto o processo não é julgado nas demais instâncias, Ferrer cumpre seu mandato normalmente. Apenas se o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e, posteriormente, o Tribunal Superior Eleitoral mantiverem a decisão do juiz de primeira instância, Ferrer deixa o cargo.
Na decisão, o juiz cassou o mandato de Ferrer e deixou o prefeito inelegível por três anos. Além disso, determinou que a cidade tenha uma nova eleição para prefeito no prazo de 40 dias. Em 2008, Ferrer foi eleito vice-prefeito na chapa encabeça por Silvio Mendes, atual candidato ao governo do Estado. Ele assumiu o cargo após Mendes deixar a prefeitura para disputar o governo nas eleições deste ano.
Perdoem-me o atraso.
E termina aqui o nosso Domingo Agora. Semana que vem tem mais. Tchau galera "TVED";
Nenhum comentário:
Postar um comentário