24 de outubro de 2010

Domingo Agora - Segunda Parte:

SEGUNDA PARTE DE:



Vamos seguindo com os nossos:











E agora vamos conhecer as:

Curiosidades sobre: FORTALEZA

Fortaleza é uma cidade surpreendente. Além de encantar os visitantes com suas belezas, ela ainda traz muitas surpresas para aqueles que mergulham na sua história e em seus acontecimentos. A cidade possui planta inspirada no mesmo projeto em que foram planejadas as ruas de Paris. Esta planta foi feita pelo engenheiro Adolfo Herbster e possui três boulevares, localizados nas avenidas Imperador, Duque de Caxias e D. Manoel. O alinhamento das ruas é parecido ao traçado de um xadrez, facilitando o fluxo de trânsito e pessoas.

EXEMPLO HISTÓRICO
O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão. Isso porque um jangadeiro, líder do movimento abolicionista no local, conhecido como Dragão do Mar, em 1881, fechou o porto para embarque e desembarque de escravos.


FOI INGLÊS QUE FEZ!
Assim que foi inaugurada no século XX, a Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, logo se tornou um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. O local recebeu esse nome pelo fato de que uma empresa britânica foi quem desenvolveu o projeto.

TRISTE IRONIA
Segundo os arquivos históricos, o português Pero Coelho de Sousa, que fundou o primeiro povoado na área em que hoje está Fortaleza, foi quem iniciou o plantio de coco no Ceará. Entretanto, por ironia do destino, um dos filhos do explorador morreu de sede durante uma grande seca na região – a primeira noticiada no Nordeste –, o que, inclusive, obrigou Pero Coelho a voltar para Portugal.

CENÁRIO IMORTALIZADO
Um dos escritores mais famosos do Brasil, o fortalezense José de Alencar, usou a sua cidade-natal como cenário para escrever um dos romances mais importantes da literatura nacional, Iracema, que rendeu ao local duas estátuas e o nome de uma de suas praias. Na obra, a índia Iracema se apaixona por Martin, depois de ter ferido o jovem português com uma flechada. Os dois fogem para viver juntos e depois de dar à luz, Iracema morre nos braços de seu amor, que a enterra no pé de um coqueiro.

Fonte: Secretaria de Turismo de Fortaleza, Ministério do Turismo e Governo do Estado do Ceará.


Daqui a pouco voltaremos com a Terceira Parte do Domingo Agora. Fique ligado! AGUARDEM...

Nenhum comentário: