27 de julho de 2010

Discussão Diferente

Olá!

Houve uma medida polêmica no ano passado em que foi suspendida a obrigatoriedade do curso superior em jornalismo para que fosse exercida a profissão de jornalista.

Neste ano, a obrigatoriedade tornou-se real novamente. É preciso ser formado na área para trabalhar.

Encontrei este artigo na internet no qual é explicitado o que os outros países exigem para o exercício da profissão. http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/polemica-saiba-o-que-outros-paises-exigem-para-o-exercicio-do-jornalismo/34222/

A grande maioria dos países europeus não exige formação específica para o exercício. Na América, a cobrança é feita por alguns países apenas, como Colômbia, Equador e Honduras.

É estranho, pois temos alguns jornalistas que não são formados na área e apresentam programas com microfones na mão. É dificil cobrar uma curso específico, pois o jornalista utiliza-se de conhecimentos de uma área específica ou de várias áreas. É uma questão complexa e polêmica.

Defendo que um jornalista deve possuir um curso superior e domínio da Língua Portuguesa, porque a esfera acadêmica leva reflexão e escrita formal do universitário, o que lhe abre os
horizontes.

Já vemos tanta aberração na nossa televisão! Uma pesoa que lida com a comunicação deve possuir domínio e traquejo do idioma para informar, entreter e divertir seus telespectadores
de forma clara e segura. O artigo também fala sobre o conselho de ética que os latino-americanos não possuem, já que passam o sinal muitas vezes. Já acredito que é falta de educação mesmo!

O que você acha sobre isso? Deve ser obrigado ter o diploma de jornalista para exercer a profissão? Não é necessário? É preciso qualquer curso superior? Qual tua opinião, caro leitor?

Obrigado pelas visitas e comentários os quais costumo responder na própria página de comentários.

Eis a questão!

Nenhum comentário: