21 de março de 2010

Domingo @tualizado ( 6 )

Weric Lima: Preparado? Então agora você vai acompanhar uma matéria especial, que fiz, sobre o mundo das Drogas. Antes vamos exibir uma reportagem feita e montada pela nossa equipe, lembrando que ainda temos a entrevista que fiz no complexo do alemão no Rio de Janeiro.

Confira:


Nos últimos tempos, o uso do crack tem sido tema que está em evidência nos noticiários. conversei com usuários que resolveram buscar tratamento. Entenda melhor esse mundo do qual muitos jovens tentam sair.


A dependência química é um problema que está mais próximo das famílias do que se imagina. Por isso, a prevenção através de informação é a melhor alternativa


Ao primeiro olhar, são pessoas normais. São homens e mulheres que fazem parte de diversas classes sociais e faixas etárias, pois a dependência não faz distinção. Muitas vezes, o histórico começa pelo cigarro e álcool, passando pela maconha e cocaína. Depois, vem o pior deles: o crack.




Mas nem sempre acontece assim. Existem casos de crianças dependentes de crack que nunca experimentaram nenhuma outra droga. Isto porque a substância age no corpo humano de maneira que é capaz de tornar os usuários dependentes em muito pouco tempo.


No rio de Janeiro no Complexo do Alemão, a situação não é diferente do que tem sido noticiado nas demais capitais. E infelizmente, não são muitos os hospitais que possuem um programa capaz de conduzir um problema como este, que tem crescido a cada dia nas famílias brasileiras.


Entrevista com "Gigante" Traficante
Weric Lima: São exatamente 20:35 da noite de terça feira, estou no Complexo do Alemão, uma das favelas, mais perigosas ao vêr da segurança publica no Rio de Janeiro.

E minha vinda até no morro do Alemão, foi para fazer a entrevista com o "Gigante" um morador do morro do Alemão, que vai explicar pra gente como funciona esse mundo.


Boa noite Gigante.

Gigante: Boa Noite, tudo beleza?

Weric Lima: Gigante, antes quero saber sua idade, e seu nome verdadeiro se possível.

Gigante: Eu tenho 23 anos de idade, meu nome prefiro que não seja exibido, pra evitar problemas.

Weric Lima: Correto. Bom antes de mais nada quero agradecer por abrir as portas pra minha equipe do domingo @tualizado e por entender nosso trabalho dentro do Tved.

Gigante: Firmeza véi, tamos aí pra oque dêr e vinher, tá ligado!

Weric Lima: Gigante a quanto tempo você faz parte do mundo das drogas?

Gigante: Olha cara, aproximadamente uns 6 ou sete anos, lembro que quando eu comecei eu era estudante ainda, e minha mãe trabalhava pra fora de casa, onde eu aproveitava pra ganhar uns trocados pra fazer aviãozinho.

Weric Lima: E quanto você ganhava por esses aviãozinhos?

Gigante: Olha quando comecei era bem melhor do que hoje em dia, antes pra levar a droga na mochila de um lado pro outro, ou do morro para o centro do RJ eu ganhava R$20,00 a R$30,00 as vezes lucrava até mais.

Weric Lima: E sua mãe nunca desconfiou?

Gigante: Ela me pegou uma vez saindo de casa e indo em direção a casa do mandante aqui do morro, eu me lembro como se fosse hoje, (Mostra com detalhes) eu tinha que pegar a direita pra ir pra escola, naquele dia eu peguei a esquerda estava chovendo muito tá ligado! e ela já tinha ouvido boatos a respeito de min como aviãozinho, ae cara ela foi atrás (rindo) nisso ela me pegou pondo o pó dentro da mochila. Caralho eu só sei que levei uma porrada (apanhou da mãe) Eu fiquei com as pernas cheio de calombos que ela deixo com uma vara.

Weric Lima: Mesmo assim você continuou?

Gigante: Sim, depois fui pegando idade, e fui me envolvendo cada vez mais. Com meus 18 anos de idade já era um dos que tomava conta do barraco onde escondiamos as cocaínas, drogas, os cracks.

Weric Lima: Hoje você faz parte do servo do qual você começou?

Gigante: Não, hoje so eu e mais uns quatro samos do servo antigo, o restante dorme em paz.

Weric Lima: Você tem medo dessa vida?

Gigante: Cara eu tenho medo do que eu me tornei, mais medo dos outros, jamais, Minha unica tarefa e defender quem nunca teve nada haver com meus rolos ta ligado! como minha mãe e meus filhos, agora o resto que se foda. Caso contrário eu mato se presciso.

Weric Lima: Já matou?

Gigante: Já! matei por mulher por divida, por dinheiro, por inveja, ciúmes.

Weric Lima: O que você hoje enxerga e que gostaria de mudar?

Gigante: Teria ouvido os conselhos da minha mãe. te dado mais ouvido oque ela me falava sempre quando eu era adolescente. Não estaria nessa vida.

Weric Lima: Seus filhos sabem de você e das drogas?

Gigante: IMPOSSIVÉL NÃO SABER, das cinco tentativas de invasão eu fui quase morto pelos policiais, então a criança cresce vendo aquilo, e vai entendendo oque esta havendo. Ou seja o pai é traficante.

Weric Lima: Pra eles, você almeja algo diferente?

Gigante: Cara minha mãe almejava pra min, eu não quis seguir, eu espero de coração que eles cresçam dando valores a educação que estão tendo. Afinal não foi atoa que tirei eles daqui.

Weric Lima: Hoje você ganha quanto em média pela produção e pelas vendas?

Gigante: Eu não tenho quem fabrique, geralmente essas drogas vem de fora, ou repassada por clientes que nos fornece, eu ganho em média de 2000,00 a 4000,00 por mês depedendo da movimentação.

Weric LIma: Isso tudo só aqui no Morro do Alemão?

Gigante: Não, aqui média de 3000 que os caras vem buscar, mais a maioria de saida mesmo acontece dentro das faculdades, no centro do rio. A clientela é grande, e temos muitos fornecedores e consumidores.

Weric Lima: Qual o publico maior que vem procurar?

Gigante: Geralmente acima dos 17 anos de idade, daí pra cima impossível analisar quem mais tem procura, pois é muito grande os usuarios de drogas dentro do RJ.

Weric Lima: E todos eles pagam, com dinheiro, algo assim?

Gigante: Quando o cara trás um tênis maneiro e que é original, como Nike, adidas, OLK, Puma em fim a gente aceita como pagamento ou como parte dela.

Weric Lima: Uma mensagem aos que estão querendo entrar nesse mundo.

Gigante: Quem nasceu pra ser malandro é só seguir em frente, agora quem nasceu e vive achando que pode ser um, aconselho voltar para trás, o mundo aqui é só dos mais fortes, vive o mais mandão e sangue frio.

Weric Lima: Hoje você se considera um depedente quimíco?

Gigante: Não, acho que sou bem mais controlado de forma geral, uso sim, mais não mais como antes.

Weric Lima: Gigante, hoje em dia, qual sua visão dos policias?

Gigante: Tudo safado. são os mais corruptos desse mundo, claro que existe os que fazem e temtam fazer o bem, mais acabam sendo influênciados pelos demais. A segurança brasileira é comprada muito facil, de forma geral.

Weric Lima: Hoje você tem quantas pessoas que fazem a ligação do trafico direto pra você?

Gigante: Hoje eu conto com todos (sorri) Não temos pessoas certas, são poucos os que chamamos de aliados únicos, ou seja os que levam como trabalho o ramo, o restante tudo fruto de ventanias que os traz e os levam.

Weric Lima: A mídia mostra o lado real?

Gigante: Olha as redes de Tv's tem cada vez mais mostrado como se vive um morador de favela, um traficante, em fim...Aredito que sim, embora muitas das vezes quem nunca presta é o traficante, sempre os bons e os heróis da patria é os PM, mais a Tv demonstra a realidade sim. do jeito dela mais mostra.

Weric Lima: Bom eu agradeço pela entrevista concedida, desde já quero agradecer pela oportunidade dada a minha equipe. E desejo um futuro melhor e felicidades.

Gigante: Eu quem agradeço, e tipo quero muito que seu trabalho continue acontecendo, isso e muito importante pra você, e pode sempre contar comigo, ou com minha galera, samos da bandeira vermelha (Risos) mais te estendemos paz.

Weric lima: Obrigado.
Essa foi a entrevista feita direito do Rio de Janeiro para o Domingo @tualizado.

***************************

Weric Lima: Nossa, eu vejo hoje essa entrevista e me lembro da cena, subindo o morro do alemão, muita dor de barriga tomava conta naquela hora, e lembrando que a entrevista teve 45 perguntas, nós do domingo @tualizado selecionamos as que podiam ser exibidas pelo nosso programa.


As outras perguntas, davam nomes e esclarecia alguns problemas enfrentados e dos quais não queremos nos envolver.


Quero agradecer ao Morro do Alemão, e mandar aquele abraço online para o gigante e toda sua galera.




********************************


Weric Lima: Estamos já na fase final do nosso Domingo @tualizado, e quero agradecer a todos vocês leitores é internautas que sempre fica com a gente fazendo aquela compania gostosa, e fazendo valer a pena o nosso trabalho.


Semana que vem teremos surpresas, surpresas essa que todos vão gostar e muito.


Teremos novos logotipos, novos quadros, novas coberturas, em fim vamos modificar toda a nave @tualizado.


Aguardem! Isso você não pode perder.




Então a gente fica assim. Desejo a todos uma otima semana, e que seja cheio de muito sucesso e de conquistas.
Então a gente se encontra aqui na proxima semana. com muito mais pra você.


Boa noite! Fiquem agora com a proxima programação do TVED.

Realização Domingo @tualizado
Weric Lima/ Tved o blog parceiro
Tved o blog que anima você!!

3 comentários:

Vítor disse...

Parabens pela entrevista Weric, realmente muito boa, está de parabens pelo ótimo trabalho!

Katia disse...

Nossa tô pasma, como ficou boa essa matéria viu.
parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns amigo, sucesso total.