31 de março de 2010

Opinião: Para que ofender aos outros por causa de um reality show?


Olá, boa tarde!

Hoje estou aqui, para dar minha opinião sobre o fim do BBB10, que acabou ontem (30), e sobre as pessoas que se envolvem de maneira errada com o programa.

O grande vencedor do reality foi o tão amado, e tão odiado Marcelo Dourado, que agora, parece mais amado. Muitas das pessoas ficaram iradas, ofenderam outras no Twitter, soltaram palavras de baixo calão, e por aí vai... Ofensas das torcidas de todos os participantes sobraram nas redes de relacionamento.

Que coisa feia! Ridícula para ser mais exato.

Outros alegaram que o país é preconceituoso. Mas por quê? Só porque não foi um homossexual que ganhou o programa? Quem pensa assim, está com memória fraca. Se esqueceu de que há alguns anos quem ganhou foi o homossexual assumido Jean? Então naquela época o país não era preconceituoso? É claro que não era naquela época, e não é hoje em dia. Se o Dourado venceu, foi porque a maioria queria, e votou para que isso acontecesse.

O que vale mais num reality show? A palavra da pessoa, ou a do telespectador que assiste por 3 meses e ainda diz: "eu assisti o programa inteiro, do início ao fim, sei que conheço essa pessoa"?

Quem diz isso pode estar enganado, pois o telespectador não conhece nenhum dos participantes dos reality shows. Muitos jogam, são falsos, fazem coisas e deixam de fazer coisas que fariam aqui fora, na vida real, no cotidiano, no dia-a-dia de suas vidas.

O mais absurdo de tudo é a pessoa se atacar, se xingar e se distratar pelas redes sociais, principalmente pelo Twitter. Isso demonstra falta de cultura, falta de espírito esportivo e, principalmente da boa educação que deveria vir de berço.

Antes de comprar uma briga inútil, que não leva ninguém a lugar algum, é preciso que se tenha consciência de que:

- Torcida é uma coisa legal, mas precisa ser saudável.

- Toda disputa tem um VENCEDOR e um VENCIDO (No caso, mais de um, pois apenas quatro participantes não ganharam prêmios de valor expressivo).

- Todos têm qualidades e defeitos (Ninguém é absolutamente certo ou errado).

- Cada um tem de respeitar o ponto de vista dos outros. (Cada um tem seus valores, seus princípios e enxerga as coisas de uma maneira. O que é absolutamente certo para um, pode ser absolutamente errado para outro).

- Uma disputa não é o fim do mundo. Outras vitórias e outras derrotas virão...

- Não é o telespectador que perde ou vence o reality. No geral é uma pessoa que nem se conhece. Não faz o menor sentido "matar" ou “morrer” por isso.

O torcedor precisa se conscientizar de tudo que foi dito acima, para que a torcida seja uma coisa saudável e prazerosa e não fonte de dissabores e contrariedades.

Pense nisso, pois afinal o programa é apenas um entretenimento, e nada mais.

Mesmo que assista ao programa, respeite as opiniões que são controversas à sua. Respeito à pluralidade é sinônimo de cultura.

Se for para brigar, ofender, destratar, melhor nem assistir...

Elaboradores: Marcos Silvério e Vítor M.B.

2 comentários:

Joselito disse...

Cara, isto tudo é normal, não devia mas é, tudo onde envolve paixão, dá "m....", é no futebol, na politica, religião e por que não no BBB ...

Elisandra disse...

Eu detesto BBB. Não vou mentir: já assisti as 3 primeiras edições, mais por ser um programa novo, diferente. Acabei pegando abuso pelo programa graças ao apelo sexual e pela capacidade de manipulação que o programa exerce nas pessoas.

Não entendo como tem gente que é capaz de matar ou morrer por causa dos 'brothers' ou por causa da opinião divergente de quem assiste ou não assiste ao programa. Nós vivemos de escolhas. Se você escolhe assistir ao BBB é problema seu, assim como é problema meu não assistir. Não é por que eu não assisto ou não concordo porque fulano ganhou que eu vou xingar ou desrespeitar o próximo. As pessoas confundem diversão com algo muito mais sério: com suas próprias vidas. É o que ocorre também nos estádios de futebol, que se transformam em um campo de batalha a cada partida disputada.

Resumindo: tem muita gente besta no mundo e tudo por causa de um Dourado que não vai dar nenhum centavo àqueles que perderam seu tempo votando nele.