20 de dezembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 141 e 142

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
Chalaça ouve Beija pedindo à Rainha para se ausentar
Ele a segue até a chácara e vê a chegada de Motta
Chalaça tem evidências de que reataram o caso
Na manhã seguinte procura Beija e faz elogios
Beija estranha o discurso e os absurdos que ele fala
Chalaça diz que deseja possuir Beija

CAP. 141

BEIJA: Chalaça, faça o seguinte: vá embora agora, nunca mais toque nesse assunto e eu vou fingir que nada aconteceu. Será melhor para você.
CHALAÇA: Não disse que vim aqui para falar? Então vou falar tudo que tenho para falar. Demorei muito a criar coragem para fazer isto e agora não vou fraquejar.
BEIJA: Por favor, não insista... Faça o que estou lhe pedindo. Vá embora, por favor.
CHALAÇA: Não! Só vou embora quando me der a sua resposta.
BEIJA: Você está louco, ensandecido! Acha mesmo que iria me deitar com você, o melhor amigo de Pedro?
CHALAÇA (irônico): Sinceramente? Sim, eu acho que sim. Aliás, tenho certeza que sim!
BEIJA: O que lhe dá tanta certeza disso?
CHALAÇA: Você gosta muito do Príncipe, certo? E também quer que seu relacionamento com ele seja bem duradouro, certo? Pois bem, então certamente dirá sim à minha proposta. Porque o Príncipe não gostaria nada de saber que a sua amada anda se encontrando e servindo ao Ouvidor Motta...
BEIJA (chocada): O quê?
CHALAÇA: É isso mesmo, Beija. Eu sei que reatou seu caso com o Ouvidor Motta. E não é de hoje. Faz tempo que estou desconfiado e venho colhendo evidências.
BEIJA: Reatou? Quer dizer que.../
CHALAÇA: Também sei de toda a história de Minas, de uma certa “Moça do Ouvidor”...

Acuada, Beija anda de um lado para outro da sala, inconformada.

BEIJA: Ah meu Deus... Eu não vou aguentar...
CHALAÇA: Sei tudo sobre o seu passado obscuro, Beija, e esteja certa de uma coisa: caso recuse minha proposta não hesitarei em revelar tudo a Pedro. Afinal de contas, não tenho nada a perder...
BEIJA: E quando Pedro descobrir que está me assediando?
PEDRO: A esta altura você já teria sido colocada porta afora daquele palácio... Isso seria tido como um fato irrelevante...
BEIJA: Como tem coragem de me desejar, de me chantagear, mesmo sabendo que amo seu melhor amigo?
CHALAÇA: Como já disse, não acredito nesse relacionamento de vocês. Mais dias, menos dias, isso terá um fim. Por isso não me sinto culpado. Como amigos de anos e anos, Pedro e eu já compartilhamos outras mulheres. Não seria a primeira vez!
BEIJA: Canalha! É isso o que você é...
CHALAÇA: Por dinheiro, poder e mulheres, os homens são capazes de qualquer coisa! Lembre-se: qualquer coisa!
BEIJA: Está bem! Eu não tenho escolha, não é mesmo? Um chantagista a mais ou um a menos não vai fazer tanta diferença assim... Me procure aqui hoje, na calada da noite. Mas seja o mais discreto que puder.

Logo após o almoço...

Bate à porta. Severina atende. Motta entra e aguarda sentado com um pacote nas mãos.

BEIJA: Motta? O que quer aqui? Já não lhe disse para não me procurar?
MOTTA: Vim lhe trazer este presente (e entrega o pacote)
BEIJA: Agradeço muito, mas nos vimos ontem, não havia necessidade de vir aqui.

Nisso Pedro adentra a sala e se assusta:
 
___ Motta, o que faz aqui?

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
Chalaça diz que deseja se deitar com Beija
Ela implora para que vá embora, mas ele insiste
Chalaça revela que sabe do caso de Beija com Motta
Diz ainda que conhece todo seu passado em Minas
Chantageada, Beija concorda em se deitar com ele
Motta aparece para visitar Beija e lhe dar um presente
Pedro surge inesperadamente e se assusta com a presença de Motta

CAP. 142

MOTTA (sem jeito) Alteza... Como vai? (faz a reverência)
PEDRO: Não sabia que mantinha laços de amizade com Dona Beija...
BEIJA (intervindo): Dona Veridiana... Motta veio me trazer um convite de dona Veridiana, é isso...
PEDRO (desconfiado): E porque ela mesma não veio fazer o convite?
MOTTA: Falta de tempo, e também estava vindo visitar um compadre aqui perto, então aproveitei para chegar até aqui... Mas agora acho melhor ir andando...
BEIJA: O café, Dr. Motta, aguarde o café...

Severina entra com a bandeja e serve a todos. O mal estar é geral.

Logo depois do cafezinho...

PEDRO: Bem, também não posso me demorar. Estou a caminho do Paço e só passei aqui para dar um beijo em Beija. Não quero atrapalhar a conversa de vocês.
MOTTA: Imagine, Alteza, sua presença só nos alegra.
PEDRO: Já estou de saída...
BEIJA: Já, meu amor? Nem esquentou o assento...
PEDRO: Já. Tenho vários compromissos antes do anoitecer. (já saindo) Motta, me procure no Paço ainda hoje. (abraça Beija) Até mais ver. (sai)

Depois da saída do Príncipe, Beija se transforma e põe pra fora toda a sua ira.

BEIJA: Está vendo só a confusão que você me meteu? Não te disse para não me procurar aqui?
MOTTA: Puxa, mas como poderia imaginar que ele apareceria aqui?
BEIJA: Pedro vem aqui do nada, sem avisar, sem dia, sem horários, sem nada. Ainda bem que já tinha guardado o pacote que me trouxe...
MOTTA: Desculpe, não queria lhe causar este constrangimento.
BEIJA: Vá embora e não volte aqui nunca mais! Amenos que eu o convide! Não adianta ficar me cortejando fazendo o papel do cavalheiro apaixonado porque nada mudou entre nós!
MOTTA: Mas pensei que.../
BEIJA (cortando): Pensou errado, criatura! Só porque sou gentil e educada não significa que esqueci das coisas. Nossa reaproximação é fruto de uma chantagem! Esqueceu-se disso? Ou acha que me esqueci desse detalhe?
MOTTA: Está bem, Beija, já estou indo...
BEIJA: Vá embora! Somente apareça quando os escravos lhe enviarem meu recado. Deixe-me em paz, pelo amor de Deus!

Motta se retira constrangido. E dali segue direto para o Paço, sem nem imaginar qual o motivo do chamado.

Corta para o Paço Imperial, não muito longe dali, algum tempo depois.

PEDRO: Motta, que história é essa de visitar Dona Beija?

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: