5 de dezembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 115 e 116

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
Na igreja de Santo Antonio dos Pobres Beija se defronta com Motta
Mas antes que tente se aproximar, ela se retira.
Severina questiona a atitude da patroa
Pedro conta a Chalaça sua discussão com a amada
Ele se irrita ao descobrir que Beija exigiu desculpas de Pedro
Severina atende a porta e Motta procura por sua patroa

CAP. 115

SEVERINA: Um instante, Dr. Motta, vou avisá-la da sua presença.
BEIJA (se aproximando): Não precisa, Severina, já estou aqui. (e para Motta, com certo ar de ironia) Bom dia, Dr. Motta, como vai o senhor Ouvidor?
MOTTA: Estou bem, obrigado. Não vai me convidar para entrar?
BEIJA: Ah sim, claro. Entre, por favor, e se assente.

O clima é tenso. Ambos tentam disfarçar a ansiedade. Beija porque teme ser perseguida na Corte e na sua relação com Pedro. Motta, porque ainda ama Beija e não suporta a idéia de vê-la nos braços de outro homem.

MOTTA: Beija, qual é o objetivo dessa sua instalação no Rio de Janeiro?
BEIJA: Aconteceu o que previa desde o início. Fui enxotada de Araxá como um cão sarnento. Não tive alternativa. Das poucas opções que tinha, o Rio de Janeiro me pareceu a mais adequada.
MOTTA: Tem noção dos problemas que pode me causar aqui?
BEIJA: Sinceramente, não.
MOTTA: Tem consciência de que pode arruinar a minha vida e a minha carreira?
BEIJA: Sinceramente, não...
MOTTA: Pois é, por isso não quis lhe trazer pra cá junto comigo. E agora você me aparece aqui, do nada... (alterando o tom de voz) Eu lhe dei dinheiro, jóias, roupas, móveis, para você sumir de uma vez por todas da minha vida! Não para você se estabelecer na mesma cidade que a minha família!
BEIJA (indignada): Ora, Sr. Motta, faça-me o favor! O senhor se abalou até aqui para me dizer isso? Para dizer o que devo e o que não devo fazer de minha vida? Meus tempos de “Moça do Ouvidor” ficaram lá em Paracatu. Aqui sou Dona Beija e eu mesma faço o meu destino.
MOTTA: Quero que vá embora daqui. Se minha mulher descobre algo sobre nosso caso, será um escândalo.
BEIJA: Não tenho nada a ver com sua família... Pouco me importa como vão reagir sua mulher e seus filhos ao descobrirem que você era dado a aventuras amorosas fora do casamento. Isso é um problema seu!
MOTTA: Você me deve respeito e gratidão, Beija! Eu fiz de você a mulher você é hoje.
BEIJA: Só me faltava essa! Fazer-me cobranças! Você, sim, é que arruinou a minha vida. Matou meu avô, me tirou dos braços do homem que amava. Arrastou meu nome na lama perante um arraial inteiro. E agora que estou começando a reconstruir minha vida, vem me exigir que vá embora? Ficou louco, Dr. Motta?
MOTTA: Seja sensata. É o melhor para nós dois. Ponha a mão na consciência.
BEIJA: Não sei porque tanto te preocupa com isso. Ninguém saberá de nada se você não abrir a boca. Eu não tenho a menor intenção de falar sobre o passado em Paracatu para ninguém. Você tem?
MOTTA: Não, Beija, mas sabe como são essas coisas... Uma hora ou outra alguma coisa sempre escapa e não quero correr riscos. Não quero ter meu nome enxovalhado perante a Corte.
BEIJA (cínica): Sua preocupação é mesmo essa, Motta? Ou seria o fato de eu estar tendo um caso com D. Pedro?

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
Severina atende a porta e se defronta com Motta
O Ouvidor reclama da presença da ex-amante na Corte
Beija explica que foi praticamente expulsa de Araxá
Motta teme um escândalo se o caso vier a público
Beija questiona se seu verdadeiro motivo não é o ciúme

CAP. 116

Motta fica visivelmente embaraçado com a pergunta. Beija anda de um lado para outro da sala. Mal consegue se conter.

BEIJA: Sabe que sinto um certo prazer nesse seu estado de perturbação?
MOTTA: Sei, Beija. Nenhum homem te conhece como eu. Sei que é sádica e o sofrimento dos homens em muito lhe apraz.
BEIJA: Sabia que foi por sua causa que fiquei assim? Foi depois de todas as crueldades que fez comigo que passei a sentir esta espécie de ódio pelos homens. Uma sede de vingança, uma alegria incontida no seu sofrimento...
MOTTA: Beija, não vamos voltar a esse assunto pela milésima vez. Eu sei de todo mal que lhe causei e já lhe perdi perdão dezenas de vezes/
BEIJA (cortando): É pouco! Nada, absolutamente nada do que você fizer, vai trazer meu avô de volta.
MOTTA: Precisamos olhar pra frente. O que passou, passou. O importante é o que podemos construir de agora em diante.
BEIJA: Pois é, era justamente isso que estava tentando fazer quando você entrou por essa porta exigindo que eu vá embora do Rio de Janeiro.
MOTTA: Mas com tanto lugar no mundo, você tinha de vir se instalar justo aqui, ao lado da minha família?
BEIJA: Era um sonho de criança, conhecer o mar, as ondas, a areia... E tudo é muito mais lindo do que imaginava na infância... Além do mais o Rio de Janeiro é uma cidade grande, com muitas lojas, muito lugares para passear... Estou muito feliz aqui. Porque haveria de ir embora?

Corta para os corredores da Quinta da Boa Vista. Chalaça e Pedro caminham para a área externa do palácio.

CHALAÇA: Está mesmo disposto a procurar Beija?
PEDRO: Claro. Só porque tivemos uma pequena discussão, uma briguinha de nada? Isso não é motivo para rompimento. Nosso amor é muito mais forte que isso.
CHALAÇA: Pedro, Pedro, esse negócio está ficando sério... Seria melhor você pular fora dessa carruagem enquanto é tempo...
PEDRO: Bobagem, amigo. Nunca estive tão feliz como agora... Beija é uma mulher geniosa, cabeça dura. Mas é justamente isso que me cativa. Essa capacidade que tem de se impor, de dominar os homens. Para mim é algo diferente, já que todas se desdobram em mimos para mim...
CHALAÇA: Está perdendo seu instinto de macho dominador?
PEDRO: Não é isso. Não estou perdendo nada. O encanto é que é um relacionamento diferente de tudo que já tinha experimentado antes, entende? Estou mais maduro, consigo administrar melhor as situações. Extraio o prazer de cada ato que praticamos juntos... Tudo é mais colorido ao lado de Beija, até uma simples taça de vinho se torna mais saborosa...
CHALAÇA: Huuuuummm... Está apaixonado mesmo.
PEDRO: Tão apaixonado que vou procurar Beija agora e fazer-lhe uma grande surpresa...

Continua amanhã...

Nenhum comentário: