12 de dezembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 127 e 128

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
Beija chega em casa feliz, porém muito cansada
Severina conta que recebeu muitas flores e recados
Motta desabafa com Perdizes e acusa Beija de insultá-lo
O Visconde pressiona o amigo, pois desconfia de seus argumentos
Motta assume sua paixão por Beija e diz que vai procurá-la

CAP. 127

PERDIZES: Não creio que esta seja a atitude mais adequada, amigo. Quanto mais tentar se aproximar, pior ficará a sua relação com ela.
MOTTA: Tenho um trunfo contra Beija. Ainda tenho uma carta na manga.
PERDIZES: E que trunfo é esse?
MOTTA: Prefiro guardar segredo por enquanto.
PERDIZES: Motta, preciso ser franco contigo. Ouvi a versão de Beija, nos mínimos detalhes, e por mais amigo que seja, tenho de admitir: suas atitudes não foram corretas. Se tem uma pessoa errada nessa história, esta pessoa é você.
MOTTA: Eu sei disso. Nunca neguei a minha culpa. Já lhe pedi perdão incontáveis vezes.
PERDIZES: Mas o que estou querendo lhe dizer é para se afastar disso. Botar uma pedra em cima desse assunto, entende? Antes que a coisa volte à tona e possa lhe causar problemas mais sérios.
MOTTA: Entendo, amigo. Mas antes quero jogar esta última carta.

O Ouvidor insiste em não deixar Beija em Paz. Perdizes perde as esperanças de convencer o amigo, de chamá-lo à razão.

No dia seguinte, Josué e Moisés fazem a limpeza dos jardins, enquanto Severina supervisiona e Flaviana colhe flores. Nisso um casal chama-lhes a atenção no portão.

FLAVIANA: Severina, veja só quem chegô!
SEVERINA: Minha Nossa Senhora! A Sinhá precisa saber disso! (e corre para o interior da casa)

Logo em seguida volta apressada acompanhada da patroa.

BEIJA: Dona Josefa! Quanto tempo! (se abraçam forte) Que saudade! Vamos entrar...
JOSEFA: Como você está linda, Beija! Vejo que o Rio de Janeiro lhe fez muito bem.
BEIJA: A senhora também está linda, nem parece a mãe de João! Parece mais a sua irmã...
JOSEFA: Obrigado, mas me sinto tentada a acreditar que isso seja apenas generosidade da sua parte...

Os escravos cumprimentam Josefa e João, pois são velhos amigos e a família Carneiro de Mendonça sempre foi conhecida por seu discurso a favor dos escravos e contra a escravidão.

Já na parte interna da casa...

BEIJA: João, só mesmo você para me dar essa alegria. Trazer minha grande amiga para visitar-me.
JOÃO: Foi uma das primeiras coisas que mamãe pediu quando chegou aqui: quero visitar Beija.
BEIJA: E Dr. José Carneiro, como anda?
JOSEFA: Mesma vida de sempre. Envolvido com os assuntos da promotoria e da fazenda.
BEIJA: E Antonio Sampaio, alguma notícia dele?

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Motta assume sua paixão por Beija e diz que vai procurá-la
Perdizes tentar convencê-lo a não fazer tal
O Ouvidor afirma que tem um trunfo contra a ex-amante
Josefa e o filho João Carneiro chegam para visitar Beija
Ela fica feliz e pergunta por Antonio Sampaio, seu ex-noivo

CAP. 128

A visita fica meio sem graça, troca olhares com João, mas resolve tocar no delicado assunto.

JOSEFA: Antonio se casou com Aninha Felizardo. Inclusive já está grávida. Mas não quero que isso lhe sirva de motivo de aborrecimento, minha amiga.
BEIJA (disfarçando sua decepção): De forma alguma. Perguntei apenas por perguntar... (mudando o tom) Mas me conte, e as outras pessoas do arraial, os meus amigos de verdade? Padre Aranha, Fortunato, Belegarde... Como estão?
JOSEFA: Estão todos bem. Cada um naquela mesma rotina que você está cansada de conhecer...
BEIJA: Sinto muito falta dos amigos de Araxá, principalmente da senhora, D. Josefa. Os outros são homens, com eles não tinha a intimidade que temos.
JOSEFA: Beija, pare de me chamar de senhora, estou me sentindo velha... (risos)
BEIJA: É que eu era uma menina e a senhora, que dizer, você, já era uma mulher casada, daí o hábito...
JOSEFA: Esqueça isso. Chame-me apenas de Josefa.

Severina serve um café fresquinho com broinhas de milho.

JOSEFA: Bom, já que não parece incomodada com o assunto, vou lhe contar. Antonio passou muitos dias desorientado depois da sua partida. Comentam à boca pequena no arraial que foi o velho Sampaio que o obrigou a se casar com Aninha, por causa do compromisso já firmado...
BEIJA: Ele não queria se casar com ela?
JOSEFA: Dizem as más línguas que não. Começou a beber muito. Virava noites na casa de Candinha da Serra entre jogatinas e orgias. Foram dias difíceis pra ele...
BEIJA: Oras, mas o velho Sampaio não comanda tudo com mão de ferro? Porque não o obrigou a sair da esbórnia? E D. Ceci, que me parecia tão autoritária, não tomou nenhuma providência?
JOSEFA: Pois é, o velho Sampaio chegou a surrá-lo e o proibiu de ir ao bordel enquanto não tomasse juízo.
BEIJA: Antonio foi um fraco, não foi capaz de fazer nada para salvar nosso amor. E antes eu me sentia tão protegida por ele, tão amparada... Acreditava que nada pudesse me atingir enquanto estivesse sob seus cuidados. Isso, claro, antes do rapto. Depois que voltei de Paracatu me pareceu outra pessoa, certamente envenenado pelos pais...
JOSEFA: Você ainda o ama, não é, Beija?
BEIJA: Não posso dizer que o arranquei de meu coração de uma vez por todas. Mas tenho de admitir que nossas vidas seguiram caminhos muito diferentes... A realização do nosso amor hoje é algo praticamente impossível...
JOSEFA: Entendo... Mas já soube que você está de amor novo... E é gente importante...
BEIJA: Venha, quero lhe mostrar a casa, as dependências. No caminho lhe conto esta nova história... (as duas se levantam, deixam as xícaras sobre a mesa de centro)
JOÃO: Como já conheço bem a casa, fico aqui aproveitando as broinhas de milho, se me permitem... (risos)

Josefa e Beija saem conversando, explorando a casa.

Minutos depois alguém bate à porta. Severina atende.

PEDRO: D. Beija está? (e vai adentrando a sala)

O príncipe dá de cara com João. Instantes de tensão, de ambas as partes.

Continua amanhã...

Nenhum comentário: