14 de dezembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 131 e 132

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
O mensageiro diz que encontrou uma noiva para D. Pedro
D. João fica eufórico. Quer casamento e muitos netos
Chalaça insinua que Pedro não está interessado em se casar
Sozinho, Chalaça procura pensa num jeito de chantagear Beija
Beija conta a Josefa que está aprendendo a ler, deixando-a muito feliz
Josefa pergunta se Beija de fato ama Pedro

CAP. 131

BEIJA: Sim, eu amo Pedro. Mas quando faço uma comparação entre ambos, parece que com Antonio Sampaio foi uma coisa mais profunda, mais intensa... A sensação que tenho é que gostava mais de Antonio...
JOSEFA: Esqueça isso minha filha. É uma página virada da sua vida. Seu futuro agora é ao lado do Príncipe Pedro. Quer melhor que isso? Você pode se tornar a rainha do Brasil... Já pensou?
BEIJA: Na verdade sim, é claro que já pensei. Mas a experiência já me mostrou que quando se trata dos homens, a gente sempre deve ter um pé atrás. Motta também praticamente prometeu que me traria para o Rio de Janeiro. E hoje só estou aqui por meus próprios pés... Os homens não são plenamente confiáveis, minha amiga...
JOSEFA: Entendo a sua precaução. Mas D. Pedro é uma autoridade, certamente é um homem de palavra.
BEIJA: Engano seu. Pedro é um homem como qualquer outro. O fato de ter um reino para herdar não o faz diferente de nenhum dos outros. Ele também ama, trai, engana... Cada vez me convenço de que os homens são todos iguais...
JOSEFA: De qualquer forma, o melhor que tem a fazer agora é seguir seu caminho com Pedro. O passado em Araxá ficou pra trás...

A escrava se aproxima trazendo a bandeja com uma jarra e dois copos cheios de suco, na cor laranja bem intenso.

SEVERINA: É de pitanga, Sinhá. As frutas foram colhidas hoje mesmo.
BEIJA: Quero que conheça a Chácara Cedro, uma propriedade que comprei nos arredores da cidade. Ainda está em obras, mas podemos passar um pedaço de dia muito agradável lá. Preciso ver em que pé está a reforma. Me acompanha?
JOSEFA: Claro, com todo prazer.

Corta para as baias da Quinta da Boa Vista. Pedro escova seu cavalo enquanto Chalaça e o tratador apenas observam.

CHALAÇA: Seu pai falou contigo a respeito do casamento?
PEDRO: Com a tal Arquiduquesa da Áustria? Falou sim. E não gostei nem um pouco dessa idéia.
CHALAÇA: D. João parece muito empenhado nisso. Disse que quer a casa cheia de netos correndo de um lado para outro.
PEDRO: Isso eu também quero, mas não creio que este seja o momento oportuno. Ainda sou muito jovem, quero aproveitar a vida bastante ainda antes de me casar...
CHALAÇA: Não sei não, mas acho melhor se preparar, porque D. João me parece muito convicto do que quer...
PEDRO: E eu não conheço o pai que tenho? Mas também sei dobrar o velho quando é preciso...
CHALAÇA: E com Beija, você se casaria?

Continua...

> Web Novela de MARCOS SILVÉRIO <

No capítulo anterior...
Josefa pergunta se Beija de fato ama Pedro
Beija diz que sim, mas que ainda lembra do ex-noivo Antonio Sampaio
Josefa aconselha a amiga a esquecer o passado
Beija e Josefa vão à Chácara Cedro inspecionar a reforma
Pedro conversa com Chalaça e reprova a idéia de casar-se
Chalaça pergunta se o Príncipe se casaria com Beija

CAP. 132

PEDRO: Estou perdidamente apaixonado por Beija. Aquela mulher me leva à loucura, mas casamento, no momento, não. Prefiro aguardar mais um tempo. Está tudo muito bem do jeito que está.
CHALAÇA: Não quer se amarar de jeito nenhum, não é mesmo?
PEDRO: Liberdade é a melhor coisa do mundo, Chalaça. Quer saber o verdadeiro significado de liberdade? Converse com um negro alforriado...
CHALAÇA: Talvez tenha razão. Tudo tem seu momento certo.
PEDRO: Mas uma coisa é certa: entre essa Arquiduquesa da Áustria, que nem conheço, e Beija, que conheço muito bem e sei de seus atributos físicos e intelectuais, prefiro mil vezes Beija a essa outra.
CHALAÇA: Mas não se pode esquecer o problema do sangue... A arquiduquesa tem sangue azul. Beija não...

Pedro nem dá muita importância ao assunto, continua escovando o cavalo, enquanto Chalaça continua pensativo, com a cabeça cheia de idéias.

Na Chácara Cedro, Josefa observa a tudo admirada, enquanto Beija inspeciona e dá ordens aos empregados.

JOSEFA: Beija, mas é muito linda a sua propriedade. Depois de pronta vai ficar um espetáculo.
BEIJA: Pedro me prometeu algumas plantas estrangeiras para ornamentar os jardins...
JOSEFA: Admiro muito o seu bom gosto.
BEIJA: Obrigada.
JOSEFA: Beija, minha querida, você tem de valorizar muito este homem. Veja só, um presente desses não é qualquer marido que dá à sua esposa.
BEIJA: É verdade, Pedro é muito generoso. Mas também apronta das suas, como todo homem... Sabia que ele adora ir às tavernas se satisfazer com as negras?
JOSEFA (admirada): Mas é um Príncipe... Não deveria se expor assim.
BEIJA: Pra você ver que não é tão perfeito quanto parece...
JOSEFA: E você, não diz nada a respeito?
BEIJA: Não. Certas coisas devem ser guardadas para serem usadas em horas certas... José e Moisés já o viram várias vezes no desfrute.
JOSEFA: E eles te contam estas coisas?
BEIJA: Contam para Severina e Flaviana.
JOSEFA: Entendo.
 BEIJA: O que estou querendo dizer, minha amiga, é que como todos os outros, este não é um relacionamento perfeito. Tem suas arestas. Mesmo que um dia venha a me casar com Pedro, terei de conviver com todos os problemas de um casamento comum. Mas vou tentar levar este relacionamento até onde der e tirar o máximo de proveito de tudo.

DOIS DIAS DEPOIS...

Rua do Ouvidor. Bate à porta. Severina atende.

MOTTA: Quero falar com Dona Beija.

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário: