19 de dezembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 139 e 140

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO>

No capítulo anterior...
Motta diz que Beija comerá na sua mão. Chalaça ouve intrigado
Perdizes e Motta percebem Chalaça, mudam de assunto e se retiram
Pedro chega alegre porque Beija aceitou ser a dama de companhia da Rainha
Chalaça não gosta, porque ficará mais difícil se aproximar dela
Pedro comunica à Rainha, que fica muito satisfeita
D. João interrompe e avisa que não aceitará Beija na função

CAP. 139

PEDRO: Ora, meu pai, por que não?
D. JOÃO: Se já estás enrabichado pela rapariga, trazê-la pra dentro deste palácio só fará com que fiques mais enrabichado ainda.
D. CARLOTA: E desde quando tu enfias a colher de pau nas minhas escolhas, hein, seu velho babão? A rapariga será minha dama de companhia sim e ponto. Não se fala mais nisso!
D. JOÃO: Mas, Carlotinha...
D. CARLOTA: Não tem mais, mais... Está decidido. E se ousares me desafiar já sabe o que faço contigo...
D. JOÃO: Está bem, meu amor. Eu concordo. O que não faço por ti?
D. CARLOTA: Ora essa! Era só o que me faltava! Este velho babão dando palpites na escolha dos meus serviçais!
D. JOÃO: Está bem, Carlotinha, não precisa brigar mais. Já concordei contigo... (tom) Mas não permito que Pedro se aproxime dessa rapariga, que isso fique bem claro! Já mandei mensageiro à Europa buscar uma noiva para nosso filho, e o retrato deve chegar dentre em breve.
D. CARLOTA: Se Pedro vai se enrabichar com a rapariga, não tenho nada a ver com isso, o fato é que a moça vai ser minha companhia.
PEDRO: Está bem, parem vocês. Daqui a pouco vão começar uma discussão séria por uma bobagem. Papai concordou com a vinda da moça e senhora, mamãe, não provoque mais.

TRÊS MESES DEPOIS...

Beija se tornou a “dama de companhia” de D. Carlota. São amigas e confidentes. Agora passa a maior parte do tempo na Quinta da Boa Vista. Eventualmente vai à sua casa no centro da cidade.

Tornou-se uma figura muito conhecida na Corte. Muitos nobres a desejam e lhe fazem as mais diversas propostas: desde simples namoro, viagens pela Europa e, claro, casamento. Muitos figurões sonham casar seus filhos com tão bela “moça”.

Num dos corredores do palácio, o Ouvidor Motta passa por Beija e faz um gesto de cabeça. Visivelmente constrangida ela gesticula para que se retire. À distância Chalaça observa desconfiado.

Poucos depois...

BEIJA: Majestade, se me permite, preciso de dois dias de folga para visitar minha casa. Preciso tomar algumas providências por lá. Dar ordens aos empregados da chácara...
D. CARLOTA: Mas, de novo, Beija? Tem poucos dias que fostes lá...
BEIJA: Não senhora, Majestade, tem mais de um mês a última vez que fui...
D. CARLOTA: Está bem, pode ir, mas volte logo, pois sabes que sinto muito a sua falta.

Escondido atrás de uma pilastra, Chalaça ouve a conversa, e murmura par si mesmo:

___ É hoje que vou ter a confirmação das minhas desconfianças. É hoje que pego Beija no flagra!

Continua...

> Web Novela de MARCOS SILVÉRIO <

No capítulo anterior...
D. João interrompe e avisa que não aceitará Beija no palácio
Carlota Joaquina o enfrenta e D. João recua
3 meses se passam e Beija se instala na Corte
Vira amiga e confidente da rainha e desejada pelos nobres
Motta acena para Beija, quer se encontrar a sós com ela
Beija pede permissão à rainha para se ausentar
Chalaça observa a tudo e planeja desmascarar Beija

CAP. 140

Beija entra na charrete e o cocheiro toca para a Chácara Cedro. Montado em seu cavalo, Chalaça a segue a certa distância.

Pouco antes de chegar ao destino, Chalaça percebe que uma outra charrete vem vindo atrás.

___ Preciso me esconder. Ninguém pode me ver aqui. (e entra no mato)

Ele acompanha a passagem do veículo e confirma suas desconfianças.

___ Então eu estava certo! É com Motta que Beija anda se encontrando às escondidas. Eles reataram o caso!

Chalaça segue a charrete, na intenção de obter mais confirmações para suas suspeitas.
Na manhã seguinte...

Beija inspeciona os jardins de sua casa e posteriormente a parte interna. Dá ordens aos escravos, faz recomendações. Quando senta para tomar um chá, bate à porta.

SEVERINA: Bom dia, Senhor.
CHALAÇA: Desejo falar com Dona Beija.
SEVERINA: Entre, por favor. A Sinhá já vem.

Instantes depois...

BEIJA (surpresa): Chalaça? O que faz por aqui? Aconteceu alguma coisa no palácio?
CHALAÇA: Não Beija, está tudo bem no palácio. O assunto que me traz aqui diz respeito apenas a nós dois.
BEIJA: Como assim? Que eu saiba não temos nenhum assunto em comum. Pode ser mais claro?
CHALAÇA: Sabe, Beija, desde que a vi pela primeira vez, senti meu coração bater mais forte. Sabe que nenhum homem fica indiferente à sua presença e comigo não foi de outra maneira. Eu.../
BEIJA: Que conversa é essa? Não estou entendendo nada...
CHALAÇA: Calma, vou dizer tudo. Vim aqui para dizer tudo... (e continua) O fato é que... O fato é sempre a desejei, sempre quis tê-la para mim, nem que fosse apenas uma única vez... É isso... Você não sai das minhas fantasias, dos meus pensamentos...
BEIJA: Chalaça, enlouqueceu de vez? Você não é o melhor amigo de Pedro? Como ousas vir à minha casa dizer sandices como estas?
CHALAÇA: Sou o melhor amigo do Príncipe, mas para dizer a verdade nunca acreditei nesse relacionamento entre vocês. Sempre soube que seria apenas mais uma na vida dele, como outras tantas que já passaram...
BEIJA: Mas afinal de contas, aonde quer chegar com esse discurso absurdo? O que quer, criatura de Deus?
CHALAÇA: Quero me deitar com você.

Beija fica perplexa.

Continua amanhã às 21:00 horas...

Nenhum comentário: