1 de novembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 57 e 58


< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro promete ajudar Chalaça a voltar para a Corte
Termina a competição de tiro e o Príncipe vence
Na volta resolve parar numa taverna para beber
Beija sonha com o encontro na manhã seguinte
O cavalo dispara. Pedro cai e permanece imóvel no chão

CAP. 57

GUARDA: Alteza! Responda! O Senhor está bem?
PEDRO: Estou inteiro, ainda...

Mas quando tenta se levantar, solta um gemido de dor.

PEDRO: Ai! Não consigo me levantar. Ajude-me, seu inútil!

Rapidamente os guardas o amparam. Corta para o quarto do Príncipe na Quinta da Boa Vista.

MÉDICO: Não houve nenhuma fratura, apenas uma torção.
CARLOTA JOAQUINA (interrompendo, com seu forte sotaque lusitano): Que pena! Deveria ter quebrado logo as duas pernas que era pra ficar quieto de vez!
DOM JOÃO: Não diga sandices, Carlotinha! Graças a Deus que menino Pedrinho está bem.
MÉDICO: Alguns dias e Sua Alteza estará novinho em folha, pronto para todas as suas aventuras.
PEDRO (inconformado): Dias? Quer dizer que vou ter de ficar mais de um amuado nesta cama? De jeito nenhum!
MÉDICO: Alteza, é melhor que esteja totalmente curado antes de fazer extravagâncias.
DOM JOÃO: Vais ficar de repouso o quanto for necessário, Pedrinho. Ou vai querer ficar coxo como a tua mãe?
PEDRO (conformado): Prefiro o repouso...

Amanhece. Beija se levanta e toma banho. Está ansiosa pelo passeio com Pedro.

BEIJA: Severina, não se demore em servir o café. Não quero me atrasar.
SEVERINA: O café já está servido, Sinhá. Não é por nossa culpa que a Sinhá irá se atrasar...
BEIJA: Muito bem. É por isso que gosto tanto de vocês. Sempre eficientes.

No entanto os minutos vão passando, as horas e nenhum sinal do Príncipe. Beija caminha impaciente, de um lado para outro, sempre olhando para o grande relógio no canto da sala. O tic tac passa a torturá-la, segundo a segundo.

BEIJA: Será que ele não vem? Será que o convite para o passeio era apenas um pretexto para esnobar-me?

Continua...


< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Na volta pra casa Pedro cai do cavalo e se machuca
O médico diz que foi apenas uma torção, mas exige repouso
Pedro reluta, mas concorda em descansar por alguns dias
Beija aguarda impaciente pela presença do Príncipe

CAP 58

BEIJA: É isso? Este convite não passou de uma bravata?
SEVERINA: Não creio nisso, Sinhá. Dom Pedro me parece um homem muito correto, de atitudes nobres. Pode ser que tenha acontecido alguma coisa...
BEIJA: Mas pelo menos uma satisfação... Não se deixa uma dama esperando indefinidamente... Qualquer homem com um mínimo de educação sabe disso...
SEVERINA: Acho melhor a Sinhá aguardar um pouco mais.

No palácio, Pedro dorme serenamente, quando de repente, desperta atordoado.

PEDRO: Beija! Eu me esqueci de Beija! (gritando, sem poder se mexer) José! José! Onde está você seu inútil?

O criado adentra o quarto apressado.

PEDRO: preciso que leve um recado a alguém.
JOSÉ: Pode falar, Alteza.
PEDRO: Traga papel e caneta que vou escrever.

O criado providencia. O príncipe escreve num papel, dobra, coloca num envelope e lacra.

PEDRO: Vá até a pousada Pingo de Ouro e entregue este envelope ao proprietário, o senhor Joaquim.
JOSÉ: Só isso?
PEDRO: Diga-lhe que esta carta é para um hóspede de Itaguaí que está na pousada. Ele saberá a quem entregar.
JOSÉ: Não é melhor que Vossa Alteza me diga o nome desse homem pra eu procurar?
PEDRO: Não. Faça o que estou mandando. O mais rápido que puder.

No centro da cidade, o relógio já marca mais de três horas da tarde. Beija está sentada no canto da sala, visivelmente chateada.

Bate à porta. A escrava atende.

SEVERINA: Pois não, senhor. Em que posso servi-lo?
CHALAÇA: Desejo falar à senhorita Beija.

Beija ouve a conversa e se levanta rapidamente.

Continua amanhã...


Nenhum comentário: