20 de novembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 89 e 90

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Chalaça conversa com Pedro sobre a amante de Motta
Mas não revela que esta amante era Beija
O Visconde de Perdizes visita a amiga e a convida para um baile
Beija pergunta o quê será comemorado na festa
Perdizes diz que o homenageado é Ouvidor Motta. Ela se assusta

CAP. 89

Mesmo atordoada, Beija é obrigada a disfarçar sua apreensão para não levantar maiores questionamentos.

PERDIZES: Motta é um velho amigo. Esteve por alguns anos no sertão das Gerais, na Ouvidoria de Paracatu e há algum tempo retornou ao Rio de Janeiro. Mas logo em seguida foi designado para uma missão na Bahia, de modos que nem assentou a poeira. Somente agora retornou, em definitivo.
BEIJA: Sei... Será um prazer, suas festas são ótimas, divertidas. Agradeço imensamente o convite.
PERDIZES: Sem falar que desta vez o Príncipe Pedro certamente estará presente. D. João é muito amigo de Motta e de toda a família real.
BEIJA: Tenho encontrado Pedro com certa freqüência. Depois de tanta procura em vão, acabamos nos conhecendo na rua, num mero incidente.
PERDIZES: Então a donzela que Pedro salvou na Rua da Alfândega era você?
BEIJA: Sim, eu mesma. E Severina. Não fosse Pedro não sei o que teria sido de nós...

Severina entra e serve um café fresquinho, muito aromático.

PERDIZES: E estão se acertando?
BEIJA: Sim, temos nos encontrado com freqüência. Pedro é um homem encantador. Muito mais do que ouvia dizer...

Depois de meia hora de conversa...

PERDIZES: Agora preciso ir, minha querida. Tenho muito o que fazer e também não quero tomar o seu tempo.
BEIJA: Imagine, é sempre um prazer recebê-lo aqui.
PERDIZES: Aguardo você na sexta...

Quando Beija acompanha o Visconde até o portão, João está chegando para visitá-la. Corta para a sala novamente.

JOÃO: Beija, você me parece apreensiva, perturbada, está acontecendo alguma coisa?
BEIJA: Acabo de receber um convite para me defrontar com o meu algoz. E agora, o que eu faço?

Continua...

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
O visconde de Perdizes convida Beija para uma festa
Ela descobre que o homenageado é justamente o Ouvidor Motta
Beija se assusta, mas disfarça e diz que irá ao baile
Logo em seguida João chega e percebe sua ansiedade
Beija se abre com ele e diz que não sabe o que fazer

CAP. 90

JOÃO: Este algoz é o Ouvidor, o homem que lhe raptou em Araxá?
BEIJA: Este mesmo. Motta não queria que eu viesse para o Rio de Janeiro de jeito nenhum. No fundo temia me perder para o Príncipe Pedro.
JOÃO: Mas, afinal, o que você teme?
BEIJA: Que revele todo o meu passado para Pedro. Não sei como ele reagiria a isso...
JOÃO: E porque a reação do Príncipe é tão importante para você?
BEIJA: Nem sei se deveria lhe dizer isto, não queria lhe ferir, mas Pedro e eu estamos nos aproximando, nos conhecendo...
JOÃO: Estão tendo um caso, é isso?
BEIJA: Sim... Estamos apaixonados...
JOÃO: Entendo... Mas você foi a vítima nesse episódio do rapto. Duvido que alguém, em sã consciência, defenda o crápula...
BEIJA: Não é apenas isso, João, não sou tão vítima quanto pareço. Também cometi erros graves...
JOÃO: Como assim, não estou entendendo...
BEIJA: Eu queria me vingar de Motta, de qualquer maneira, por tudo que fez comigo, pela morte do meu avô inocente... E a única maneira que encontrei de feri-lo foi na sua paixão, no seu orgulho de homem, de macho...
JOÃO: E como fez isso?
BEIJA: Me deitava com todos os homens da região, em troca de ouro, jóias, pedras preciosas. Motta viajava muito e o palacete ficava nas minhas mãos.
JOÃO (surpreso): Beija... Então você se tornou uma cortesã?
BEIJA: Sim, e fazia questão de que os boatos corressem pela Vila e chegassem aos ouvidos de Motta. Era a única maneira que tinha de feri-lo, de tocá-lo no mais íntimo do seu ser. Manchar a sua reputação de macho, entende?
JOÃO: E ele, como reagia a isso tudo?
BEIJA: Ficava furioso, mas estava tão perdido de paixão por mim que aceitava tudo...
JOÃO: Um homem ferido desta maneira é mesmo capaz de tudo... Ele só não lhe matou porque um crime mancharia para sempre sua reputação de homem público...
BEIJA: Não posso perder o Pedro. Depois de toda esta desgraça, de ser raptada, estuprada e obrigada a viver dois anos com um homem que não amava, passei por toda aquela humilhação em Araxá. Fui rejeitada pelo arraial inteiro e por Antonio, que era meu amor de infância. Agora que estou recomeçando minha vida com Pedro, não posso botar tudo a perder, entende?
JOÃO: Sim, entendo...
BEIJA: Como faço para fugir desse homem?

Continua amanhã...

Nenhum comentário: