8 de novembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 69 e 70


< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro chega ao Palácio e D. João o espera no quarto
Deseja contar que o pai de Chalaça o procurou
D. João aceita perdoar seu erro desde que não volte a reincidir
Pedro finge desconhecer o paradeiro do amigo
João procura Beija e confessa estar apaixonado

CAP. 69

BEIJA: Será que entendi bem? Você está apaixonado?
JOÃO: Sim, por você. Desde aquela noite que passamos juntos, não consigo lhe tirar do pensamento.
BEIJA: Nem sei bem o que lhe dizer, mas não era para ser assim...
JOÃO: Por quê?
BEIJA: Não sei, estava carente naquele dia, depois, o vinho... Estávamos meio altos, embriagados... Não foi uma coisa pensada, planejada, entende?
JOÃO: Não sentes nada por mim?
BEIJA: Sinto, João, tenho o maior carinho e respeito por ti, mas isto não é o bastante...
JOÃO: Existe alguém em sua vida?
BEIJA (confusa): Sim... Quer dizer... Não... Não existe ninguém, por enquanto, mas isso nem vem ao caso... O fato é que não sinto a mesma coisa por ti, nem estou interessada em assumir nenhum tipo de compromisso no momento, compreendes?
JOÃO: Posso compreender...  (pausa) Acho que me iludi um pouco. Estava tão empolgado que pensei que o sentimento que me dominava era recíproco...
BEIJA: Talvez seja isso...
JOÃO: E agora, o que queres que eu faça?
BEIJA: Não sei. Penso que o melhor seria se afastar de mim por um tempo. Quando os olhos não vêem o coração não sente...
JOÃO: Está bem, minha querida, vou acatar sua sugestão. Mas antes posso lhe pedir uma coisa?
BEIJA: Peça.
JOÃO: Queria um beijo de despedida...
BEIJA: Melhor não, João, primeiro porque isto não é uma despedida, é apenas um “até breve”. Segundo porque este beijo serviria apenas para alimentar suas ilusões.

João a olha nos olhos por alguns instantes, pega o chapéu e retira-se.

A serviçal entra na sala...

BEIJA: Você ouviu esta, Severina? Era só o que me faltava.
SEVERINA: Seu João está apaixonado?
BEIJA: Isso mesmo... E o que é pior: a culpada disso sou eu. Não fosse aquele meu momento de fraqueza, isso não teria acontecido.
SEVERINA: Mas porque a Sinhá rechaça tanto a paixão do rapaz?
BEIJA: Oras, João é um amigo de infância... Acho estranho... Sempre o via como o colega do Catecismo, nunca como um homem para dividir a cama...
SEVERINA: Espero que não crie problemas para a Sinhá...

Continua...


< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
João procura Beija e confessa estar apaixonado
Ela fica surpresa e diz que não pode correspondê-lo
João aceita a sugestão de afastar-se, mas pede um beijo antes
Beija nega, pois acredita que alimentaria suas ilusões
Severina teme que o apaixonado venha criar problemas

CAP. 70

BEIJA: Não creio nisso. João é um homem sensato e ponderado. É possível que sofra um pouco até superar, mas daí a criar-nos problemas, não imagino que chegue a tanto...
SEVERINA: É bom que a Sinhá tome cuidado.

TRÊS DIAS DEPOIS...

Pedro vai até a hospedaria Pingo de Ouro, à procura de Chalaça. Conversam no quarto, sozinhos.

CHALAÇA: Que boas novas o trazem, meu Príncipe?
PEDRO: Aquelas que tanto esperavas...
CHALAÇA (empolgado): Não me digas...
PEDRO: Digo sim. D. João, meu pai, acatou o pedido do vosso pai, o Visconde de Vila Nova.
CHALAÇA (incrédulo): Verdade?
PEDRO: Tão verdade quanto este sol que brilha lá fora.
CHALAÇA: Eu não acredito!
PEDRO: Aceitou perdoar-te do banimento da Corte, mas também impôs condições.
CHALAÇA: Que condições?
PEDRO: Que nunca mais voltes a promover orgias pelo palácio de Sua Majestade, o Rei do Brasil, Portugal e Algarves.
CHALAÇA: Se for este o preço para voltar à Corte, pagarei com o maior prazer.
PEDRO: Agora, falando sério, Chalaça: ser pego no flagra com a primeira dama da Rainha, a senhora minha mãe, foi demais! Isso nunca poderá se repetir.
CHALAÇA: Tomarei todo o cuidado do mundo. Pode confiar.

O Príncipe abraça forte o amigo.

PEDRO: Agora junte as suas tralhas e vamos embora. Seu lugar é ao meu lado na Quinta da Boa Vista.

Pedro senta na cama humilde da hospedaria, enquanto Chalaça junta umas poucas peças de roupas e outros pertences.

Eles partem. Algum tempo depois chegam ao palácio. Nesse instante D. João vem saindo e se posta bem na frente da porta principal.

CHALAÇA: Majestade! (faz a reverência)

D. João o olha fixamente nos olhos.

Continua amanhã...

Nenhum comentário: