23 de novembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 95 e 96

< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Motta descobre através de Pedro que Beija está no Rio de Janeiro
Ele fica bastante perturbado, despertando a atenção de alguns
Perdizes conversa com João e lamenta a ausência de Beija
Pedro percebe o desconforto de Motta e pergunta o quê o aflige

CAP. 95

PEDRO: O que o deixou tão atordoado assim?
MOTTA: Uma notícia nada agradável.
PEDRO: E o que poderia ser tão desagradável?
MOTTA: Sabe quando uma página da sua vida foi virada, tudo está morto e enterrado, de forma que você não quer se lembrar disso nunca mais?
PEDRO: Sim, posso imaginar... Algo como quando fazemos aquelas burradas de que até a gente mesmo tem vergonha?
MOTTA: Isso, exatamente. Você disse tudo.
PEDRO: Mas você fez tantas burradas assim?
MOTTA: Uma pessoa que para mim estava morta e enterrada apareceu do nada para me atormentar. Mal posso imaginar quantos problemas esta criatura pode me causar.
PEDRO: Esta criatura certamente usa saias...
MOTTA: Sim, usa...
PEDRO: Quer falar a respeito, com mais calma? Talvez possa clarear suas idéias... Afinal, nesse assunto tenho uma certa experiência...
MOTTA: Agradeço muito, Alteza, mas é um problema que só eu mesmo poderei resolver...

Mais tarde, já no final do baile...

PERDIZES: Amigo, me pareceu distante o tempo todo. O que houve?
MOTTA: Prefiro não falar a respeito.
PERDIZES: Mas se é algo tão sério, é bem provável que precise de alguma ajuda. Somos amigos há tantos anos, não confia plenamente em mim?
MOTTA: Confio, amigo, mas é que este é um problema tão íntimo que não gostaria de dividir com ninguém...

Manhã seguinte, na mesa do café.

BEIJA: Severina, sirva-nos o leite. (e para João) Me diga, amigo, como foi o baile do Ouvidor?
JOÃO: Correu tudo dentro do previsto. Mas confesso que algo me deixou intrigado.
BEIJA: Conte-me tudo, não me poupe de nenhum detalhe...
JOÃO: No começo da festa o Ouvidor estava alegre, discursivo, falante... Mas de um determinado momento em diante ficou deveras desconcertado.
BEIJA: E qual foi o motivo do aborrecimento?
JOÃO: Isso que não entendi. E embora tentasse esconder o que se passava, estava visivelmente perturbado. E notei que isso sucedeu depois de sua conversa com o Príncipe. O que Pedro poderia ter lhe dito para deixá-lo tão transtornado?

Beija fica apreensiva.

Continua...


No capítulo anterior...
Pedro percebe o desconforto de Motta e pergunta o quê o aflige
O Ouvidor discorre sobre o assunto sem dar detalhes
Perdizes também o interroga sem sucesso
João conta a Beija sobre o baile e o comportamento de Motta
Beija fica apreensiva

CAP. 96

BEIJA: Esta é a pergunta que também estou me fazendo. O que o teria deixado tão aborrecido?
JOÃO: Você acha que.../
BEIJA (cortando): Motta poderia ter descoberto a minha presença no Rio de Janeiro? Sim, é uma possibilidade. Conhecendo-o como conheço, sei muito bem que esse seria um dos motivos que poderia deixá-lo transtornado.
JOÃO: Caso seja este o motivo, acha que ele pode procurá-la?
BEIJA: Não sei. Motta é imprevisível. Pode ignorar totalmente, agir como cavalheiro, ou pode me intimidar.
JOÃO: E você tem algum trunfo contra ele?
BEIJA: Isto é outra coisa que não dá para ter certeza. O que fez comigo foi monstruoso. Raptou-me, assassinou meu avô, me estuprou e me obrigou a viver como sua amante. Porém, como eu provaria isso? Quem de Paracatu ousaria testemunhar contra um Ouvidor do Rei?
JOÃO: Tem razão, esta é uma possibilidade remota.
BEIJA: Vamos esperar. Se o motivo for este, em algum momento Motta deverá se manifestar...
JOÃO: Mas, querendo ou não, você tem um trunfo: o apoio de D. Pedro. Este certamente ficará a seu lado.
BEIJA: Sim, com este eu já contava. Mas não sei do que Motta será capaz...

Dois dias depois, na residência do Visconde de Perdizes, Motta aproveita para desabafar.

MOTTA: Pois então, como lhe dizia, naquele dia preferi não tocar no assunto, porque estava tão tenso que corria o risco de falar ou fazer alguma coisa da qual pudesse arrepender-me depois...
PERDIZES: Pelo que entendi, aquela sua amante de Paracatu do Príncipe resolveu se mudar para o Rio de Janeiro... E o que teme?
MOTTA: Oras, o que todo homem casado teme: ser descoberto pela esposa. Você conhece bem Veridiana, sabe que ela é uma pimenta. Se uma história dessas chega aos ouvidos dela, minha vida pode se transformar num inferno!
PERDIZES: Mas o que pode uma pobre mulher contra ti? É um homem poderoso, praticamente um protegido de Sua Majestade D. João VI...
MOTTA: Desta mulher não sei o que esperar. É astuta, ardilosa. Traiçoeira como uma serpente. E o pior: é capaz de enfeitiçar qualquer homem que cruze o seu caminho.
PERDIZES: Motta, mas existe uma mulher com todo esse poder de sedução?
MOTTA: Sim, existe. Seu nome é Beija. Está no Rio e eu preciso encontrá-la de qualquer jeito!
PERDIZES (atônito): Beija?

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário: