5 de novembro de 2013

ENCONTRO DO SÉCULO - Cap 63 e 64


< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro desafia o médico e começa a andar de muletas
Ele surpreende Severina ao procurar por Beija
A patroa recebe a visita, que se recusa a entrar
Pedro surpreende Beija e a convida para o passeio cancelado anteriormente

CAP. 63

BEIJA: Verdade? Não é melhor esperar o fim de seus dias de repouso?
PEDRO: Estou ótimo, não está vendo? As muletas em nada atrapalham... Quer dizer, algumas coisas até atrapalham, é verdade, mas nada que possa sacrificar nosso passeio.
BEIJA: Está bem, dê-me apenas alguns segundos para apanhar uma sombrinha.

Minutos depois embarcam na charrete e rumam para as redondezas da Praia Vermelha.

Beija fica deslumbrada com a paisagem, enquanto Pedro faz questão de mostrar-lhe cada novidade, com riquezas de detalhes.

PEDRO: José, pare a charrete. (e para Beija) Vê aquele morro ali, emergindo das águas?
BEIJA: Sim, aquele que parece um pão na vertical?
PEDRO (admirado): Como sabe o nome? Já esteve aqui antes?
BEIJA: Não. O nome dele é Pão?
PEDRO: Quase isso. Pão de Açúcar.
BEIJA: Com um pão se parece mesmo. Mas e o açúcar, vem de onde?
PEDRO: Os plantadores de cana apuravam o caldo, depois colocavam num cone feito de barro, para que fosse levado à Europa.
BEIJA (alheia): Não entendi...
PEDRO: Quando aqui chegaram e viram o morro, acharam seu formato muito parecido com os tais cones de barro, que lá eram chamados de “pão de açúcar”.
BEIJA: Ah sim... Claro. (depois de admirar um pouco mais) É uma vista espetacular!
PEDRO: Vamos chegar bem mais perto dele. Espere só pra ver.

Meia hora depois, a charrete estaciona. Logo ao lado está uma tenda, ricamente ornamentada, com diversas opções de comidas, bebidas, iguarias e frutas. José ajuda Pedro a descer do veículo.

BEIJA: Alteza, tudo isso para um simples piquenique?
PEDRO: Primeiro vamos combinar uma coisa: para a senhorita o meu nome é Pedro, simplesmente Pedro, sem pronomes de tratamento que remetam à nobreza. Certo?
BEIJA: Está bem... Pedro. Devo confessar que às vezes me atrapalho com esses pronomes...
PEDRO: Segundo: a senhorita merece muito mais que isso. Tão belas feições mereciam um palácio de Versalhes.
BEIJA (encabulada): Não é preciso tanto...
PEDRO: Pronta para começar nosso piquenique?

Continua...



< Web Novela de MARCOS SILVÉRIO >

No capítulo anterior...
Pedro surpreende Beija, convidando-a para o passeio cancelado
Ela se deslumbra com as paisagens da cidade
Beija conhece o Pão de Açúcar e a origem do nome
Pedro pede que não o chame mais por pronomes nobres
Finalmente chegam ao local do piquenique

CAP. 64

BEIJA: Para mim o piquenique começou desde que saímos de casa. Estou apreciando muito.
PEDRO: Sim, é verdade, mas agora de fato vamos ter um pouco de privacidade. (e acena para que os criados se retirem)

Os dois caminham e se sentam nas poltronas sob a tenda.

PEDRO: Está com fome, deseja comer algo?
BEIJA: Não, obrigado. Acho que vou experimentar um caqui. Está com uma cara muito boa.

Ele admira a delicadeza da moça e a forma como morde a fruta.

PEDRO: Acho que deve ter percebido que desde o primeiro instante você mexeu muito comigo. Tenho me pegado várias vezes ao dia pensando em você...
BEIJA: Também senti algo diferente.
PEDRO: Sua beleza me deixou fascinado, mas confesso que não foi apenas isso. Além de linda você é inteligente, desinibida, fala com desenvoltura... Pelo pouco que nos conhecemos senti que você não é uma mulher como as outras...
BEIJA: Oras, por que não?
PEDRO: Algumas mulheres sentem medo de mim. Fecham-se em seus casulos e se tornam meros objetos, sem opinião própria, sem desejos... Apenas se deixam usar...
BEIJA: Também tenho a mesma sensação com relação aos homens que se aproximam de mim...
PEDRO: Já teve tantos homens assim?
BEIJA (embaraçada): Não... Não é isso, Alteza, que dizer... Pedro... Digo assim, da forma que me olham, da forma como conversam comigo...
PEDRO: Entendo.

Para fugir do embaraço, Beija se levanta e caminha na direção do mar, admirando-o.

PEDRO: Está um belo dia para se tomar um banho de mar. Não quer experimentar?
BEIJA: Não trouxe roupa reserva e também tenho medo das ondas...
PEDRO: Aqui praticamente não há ondas. Quanto à roupa, você confia em mim?
BEIJA: Sim, confio.
PEDRO: Você poderia se banhar nua. Prometo não lhe observar. O que acha?

Continua amanhã...

Nenhum comentário: