
No “Fantástico” de domingo a Globo apresentou uma reportagem sobre o resgate de Marcelo Pinheiro Fonseca, depois de 16 horas sob escombros em Teresópolis.
Trechos da matéria foram comprados do jornalista Luciano Zimbrão, dono de um blog chamado Badarts. Ele confirma ter recebido R$ 5 mil pela cessão dessas imagens, enquanto a Record, através de uma produtora chamada Monique, teria oferecido apenas R$ 100. Há uma gravação da conversa dos dois.
Zimbrão agora denuncia que a Record utilizou indevidamente essas imagens, também postadas em seu blog, no programa "Domingo Espetacular" - minutos antes da Globo e com selo exclusivo - e em outros telejornais durante o dia de ontem.
Consultada sobre o assunto, a Record informa que conseguiu este vídeo, "cedido gentilmente", junto a TV Terê, emissora de Teresópolis – que, na verdade, tinha autorização de Zimbrão apenas para veiculação local.
O jornalista então escreveu a Rede Record e a todos que quiserem ler uma carta, foi postada no blog dele, confira aqui na integra a carta:
"CARTA ABERTA AOS HOMENS SÉRIOS DA REDE RECORD E DA IGREJA UNIVERSAL
É lamentável que diante de tanto trabalho a ser feito, existam pessoas na Record que preferem o "lado fácil" das coisas...
Recebi uma ligação de uma mulher que se apresentou como Monique dizendo ser produtora da Rede Record de Televisão. Segundo ela, estaria em minha cidade, Teresópolis, com a missão de negociar uma de minhas reportagens. Tratava-se de um vídeo que mostrava em detalhes o único resgate com vida de um sobrevivente dos deslizamentos que ocorreram em Teresópolis no dia 12 de janeiro.

Como já havia reservado o material para a Rede Globo, gentilmente expliquei a situação para a “produtora” que disse ter entendido minha posição. Coloquei ao seu dispor uma série de outras matérias, porém aquela já era da Globo. Lamentavelmente, tive o desprazer de ver meu material no Domingo Espetacular e depois reprisado em outros programas da emissora. Para minha sorte, desconfiado da insistência da “produtora”, resolvi gravar uma de suas ligações. Confira no vídeo abaixo:
Estou certo que essa SUJEIRA não teve o aval das pessoas sérias da emissora, muito menos da Igreja Universal. Em meu site, por várias vezes dei ênfase ao trabalho sério do Senador Crivella, membro desse grupo. Em minha cidade, mantenho um cordial relacionamento com o Major Anderson, de quem recebi a Medalha George March pelo trabalho que desenvolvo em nossa imprensa. Duvido até, que o Bispo Macedo concorde com essa forma baixa de utilização de algo que não lhes pertence e que, como fica claro no vídeo, em momento algum teve minha autorização para o uso.

Peço que as pessoas sérias que zelam pela imagem de uma empresa tão respeitada, levem o problema até quem esteja capacitado para resolvê-lo. Meu nome é Luciano Zimbrão, meu e-mail é contatobadarts@yahoo.com.br, e meu telefone é o 21 76250147. A Rede Record levou 24 horas da ligação de sua “produtora” até a veiculação da matéria sem minha autorização. Estarei contando e divulgando cada dia que se passar até que esse fato lamentável, que põe no ralo todas as premissas do jornalismo, seja revisto pelos homens sérios desse grupo que tenho a certeza que não só corrigirão esse erro como também colocarão os responsáveis por essa lambança nos seus devidos lugares que certamente estarão bem distantes dessa empresa respeitável."
Pois é, essa foi a carta que ele deixou no blog, e nós do TVED decidimos ajuda-lo a divulgar, pois os funcionários da Record que fizeram isso foram baixos, e quanto maior a divulgação dessa "sacanagem", melhor, divulguem vocês também, até que alguém na Record tome vergonha na cara e entre em contato com o Luciano! Nós não precisamos de mais falta de ética em nosso país!
Fonte: UOL/Televisão.
Texto: Flávio Ricco.
Colaboração: José Carlos Nery.
Foto: Divulgação.
Carta: Blog Badarts.
Texto: Luciano Zimbrão.
Fotos: Blog Badarts.
Video: YouTube.





Nenhum comentário:
Postar um comentário