29 de janeiro de 2011

Estréia: Alvo Polêmico



Boa Tarde


Hoje 29 de janeiro de 2011 esta online a mais nova coluna jornalistica do Tved "Alvo Polêmico"
Uma coluna inovadora que tem como pauta principal as noticias da semana.
Sejam bem vindos!

SP adotará padrão mais rígido para qualidade do ar




O Estado de São Paulo adotará uma classificação mais rígida para a qualidade de seu ar, adequando-se aos padrões definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2005.


Pelos parâmetros mais frouxos de hoje, que foram estabelecidos em 1990, o ar é frequentemente tido como "regular" (prejudicial a doentes crônicos e crianças), quando deveria ser "inadequado" (nocivo a todos).

Com a revisão do padrão atual, pessoas com doenças cardíacas e respiratórias serão mais bem alertadas do risco a que estão expostas e poderão se preparar para um dia crítico de poluição.

Além disso, as informações mais precisas poderão pautar melhor as discussões sobre poluição, as medidas do poder público na área etc.

Um grupo de estudo liderado pelo governo já definiu como ficará a nova classificação e, para que ela seja colocada em prática, falta a ratificação de órgãos do próprio governo, que tiveram representantes nas reuniões.

Grupos de interesses privados, como a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), também participaram.

Hoje, o relatório deverá ser votado pelo Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), órgão estadual.

São Paulo deverá ser, então, o primeiro Estado do país a deixar de ter um padrão frouxo e corrigir a defasagem sobre o definido pela OMS, adotado na Europa, nos EUA e no México, por exemplo.

POEIRA

As mudanças atingem a classificação de nível de substâncias como ozônio e fumaça. A poeira fina (partículas liberadas, por exemplo, por escapamentos, que causam entupimento no pulmão) é a que melhor exemplifica a mudança.

Pela classificação atual, apenas por duas vezes a poeira tornou o ar "inadequado" em 2008, ano usado no estudo. Pelos novos padrões, seriam 1.265 vezes como "inadequado" nas 26 estações medidoras da região.

Depois de o relatório ser aprovado, faltará ainda ao Poder Executivo determinar a implementação de todas as mudanças, que deve ser feita de forma gradual.

Ainda não há prazos.

Especialistas ouvidos pela Folha consideram um avanço a atualização da classificação. O desafio, dizem, será responder ao alerta mais rigoroso com políticas públicas que melhorem o ar que a cidade respira.



Dilma anuncia a construção de 6.000 casas para atingidos pelas chuvas no Rio
 

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (27), durante evento no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, a construção de mais 6.000 residências para atender os atingidos pelas chuvas na região serrana do Estado. Mais de 800 pessoas já morreram na região. Além disso, foi anunciada a doação de 2.000 residências por parte de 12 empresas construtoras.

“As perdas não tem preço nem podem ser superadas só com uma casa, mas acho que esta é uma iniciativa que vem no sentido de melhorar a situação”, disse.

Segundo a presidente, cabe ao governo estadual a desapropriação dos terrenos e as obras de infraestrutura e, ao governo federal, a construção dos imóveis. Dilma enfatizou que esta é uma atitude emergencial feita com subsídio do governo.

Também presente na cerimônia, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disse que um mapeamento das áreas de risco de 30 cidades do Estado deve ser finalizado até outubro deste ano, mas não deu detalhes sobre o trabalho. Segundo Cabral, as defesas civis têm que ser melhor estruturadas e ter pessoal capacitado para lidar com as situações de emergência.
“Não adianta ter tecnologia sem o município ter a ação. Quem sabe qual é o local para onde ir [em casos de emergência] é o município, não é o Estado nem a União”, disse Cabral.


PAC


Dilma afirmou ainda que os recursos destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão poupados de eventuais contingenciamentos orçamentários a serem feitos pelo governo federal.
"Nós não vamos, nós não vamos --vou repetir três vezes-- nós não vamos contingenciar o PAC", disse durante entrevista coletiva.
Após o evento na sede do governo estadual, Dilma visitou o centro de operações da prefeitura, que reúne órgãos que monitoram as ocorrências na capital. “Vocês estão um passo a frente no Brasil em questão de integração de informações e gestão urbana”, disse ao elogiar a estrutura do local recém-inaugurado.
A presidente deixou o Rio de Janeiro no final da tarde e segue agora para Porto Alegre (RS


Tragédia soma mais de 800 mortos
 
 

Pelo menos 842 pessoas já morreram na tragédia da região serrana do Rio de Janeiro, conforme números compilados pela Polícia Civil do Estado e pelas prefeituras das sete cidades mais atingidas. Desde o dia 11 até a manhã desta quinta-feira (27), foram 404 vítimas em Nova Friburgo, 344 em Teresópolis, 67 em Petrópolis (todas no distrito de Itaipava), 22 em Sumidouro, quatro em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim. Dos sete municípios em que foi decretada calamidade pública, apenas Areal não registrou mortes.
O Ministério Público Estadual (MPE) contabiliza 518 desaparecidos na região registrados pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV).


IPTU



Ontem, a Prefeitura de Teresópolis suspendeu por tempo indeterminado o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os imóveis localizados nas áreas atingidas pela calamidade pública.
Paralelamente, continua esta semana na cidade o cadastramento das famílias desabrigadas para o atendimento pelo aluguel social. Têm prioridade todas as famílias que se encontram alojadas nos abrigos de Teresópolis. No último fim de semana, segundo a prefeitura, foi realizado o cadastramento em 34 abrigos da cidade.

O aluguel social tem o valor de R$ 500 e será pago por 12 meses, conforme anunciado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), em Teresópolis, no último dia 20. Todas as sete cidades devastadas pelas chuvas receberão o benefício, a ser pago pela Caixa Econômica Federal por meio do cartão do Bolsa Família ou conta corrente simplificada aberta nas agências do banco nos municípios atingidos.

FAB



A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quinta que vai encerrar as atividades de apoio e socorro às vítimas da tragédia na região serrana. Os acampamentos e a Unidade Celular de Intendência serão desmontados e transportados para as unidades de origem da Aeronáutica.

O sistema de informação e alerta de voo, que proporciona maior segurança no tráfego de helicópteros, teve suas atividades encerradas no início da tarde de quarta-feira, nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis. No distrito de Itaipava, em Petrópolis, o sistema foi desativado às 19h de ontem.

Durante dez dias de operações, o sistema registrou 1,7 mil movimentos aéreos, em média 170 deslocamentos de helicópteros por dia. A maior parte foi registrada entre os dias 17 e 20, quando houve uma média de 350 movimentos de aeronaves por dia. Durante a operação, a FAB transportou 47 toneladas de carga, 787 passageiros, incluindo 62 pessoas que foram resgatadas em áreas de risco. As informações são da Agência Brasil.

Camelôs protestam contra restrição em feira de SP




São Paulo - Cerca de 700 vendedores ambulantes organizaram na noite de ontem um protesto no Brás, na região central da capital paulista, contra operação conjunta da Prefeitura e da Polícia Militar (PM) que impede há duas semanas a montagem de barracas em parte da área da Feirinha da Madrugada. Policiais acompanharam a manifestação e não houve confronto.

Segundo o Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo (Sindcisp), seis mil ambulantes trabalham na Feira da Madrugada, dos quais dois mil estão impedidos de vender produtos desde o início da Operação Delegada nas ruas Barão de Ladário, Miller e Maria Marcolina, entre o Largo da Concórdia e a Rua Oriente. Nas ruas remanescentes, como Monsenhor de Andrade e Rodrigues dos Santos, a Feirinha funcionava normalmente na madrugada de hoje.

"Por enquanto temos ordem da Prefeitura para manter apenas esse perímetro liberado", disse o tenente Silva Neto, do 1.º Batalhão de Trânsito. A Operação Delegada remunera os policiais que aceitam trabalhar nos dias de folga em áreas delimitadas pela Prefeitura. Leandro Dantas, presidente do Sindcisp, afirmou apoiar a organização do comércio popular, mas pede espaços alternativos para os camelôs, como bolsões. "A Prefeitura não pode simplesmente eliminar a categoria. Somos trabalhadores", disse.


MP de Alagoas denuncia tortura de presos e diz que Estado perdeu controle dos presídios


O Ministério Público (MP) de Alagoas afirmou nesta quinta-feira (27) que detentos do presídio de segurança máxima Baldomero Cavalcante, em Maceió, foram torturados por um grupo de aproximadamente 25 agentes penitenciários durante início de um motim na última sexta-feira (21). Eles teriam sido espancados e até baleados. Para o promotor da Vara de Execuções Penais, Cyro Blatter, foram relatadas “barbaridades”, o que leva a acreditar que o Estado perdeu o controle dos presídios alagoanos.



“A conclusão do IML [Instituto Médico Legal] é que os presos tinham marcas de espancamento, tiros de borracha à queima-roupa e até balas de munição real, e não de borracha. O laudo preliminar foi feito na minha presença. Vamos esperar o laudo final, vamos ouvir os agentes que trabalharam no dia para ingressarmos com as ações penais e com as demais medidas”, disse ao UOL Notícias o promotor.
Segundo ele, seis presos examinados pelo IML tinham marcas de tortura, mas “muitos outros estão feridos dentro do presídio”. “Temos relatos que dezenas estão feridos e maus servidores estão impedindo o acesso dos médicos. Ouvimos relatos de barbaridades, práticas inaceitáveis”, disse.

Na sexta-feira, os presos do Baldomero iniciaram um protesto por conta da greve dos agentes penitenciários, que já dura 12 dias. Por conta da paralisação, as visitas estão suspensas, assim como a entrada de alimentos.




Outro lado e reivindicação salarial


Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, não houve qualquer tortura a preso, e eles foram contidos “dentro dos mecanismos previstos por lei”.

Os agentes pedem reajuste de 110% nos salários, enquanto o Estado ofereceu, até o momento, um incremento na bolsa-auxílio no valor de R$ 200. A greve foi julgada ilegal pela presidente do Tribunal de Justiça, Elizabeth Carvalho, mas o sindicato recorreu da decisão.

Para o MP, as agressões estariam ligadas à reivindicação salarial. "No panorama geral, as agressões estariam vinculadas a discussões salariais, o que é inadmissível. Não se pode conceber que uma reivindicação de classe justifique um comportamento criminoso”, opinou Blater, citando que deve pedir o afastamento dos envolvidos e, até mesmo, a prisão dos mesmos.

Por conta da situação verificada, o promotor afirma que o Estado perdeu o controle dos presídios. “Houve omissões de pessoas que tinham o dever de impedir o crime e ela também vão responder. Numa comparação grosseira, digo que a situação é similar à do morro do Alemão, no Rio de Janeiro. O Estado perdeu o controle, e precisa retomá-lo com urgência.”

Sindicância


A Intendência Geral do Sistema Prisional informou que já abriu sindicância para apurar as supostas agressões. Outra medida tomada é a avaliação da existência de mais presos feridos dentro do presídio. “Formamos uma comissão para fazer um levantamento completo da situação individualizada de cada preso, para que possamos ter uma visão real de cada um. Não podemos admitir uma barbárie dessa”, disse o intendente Carlos Luna.
Sobre a afirmação de que o Estado perdeu o controle dos presídios, Luna admitiu que a situação é “ muito delicada”. “Nós fizemos uma tentativa de retorno das atividades dos agentes, mas infelizmente foi frustrado. Estamos procurando negociar. Práticas como essa tortura denota uma perda de controle, mas estamos trabalhando para retomar a ordem, que foi quebrada por conta da greve”, finalizou.

Bombeiro tem prisão decretada por agredir homossexual




Santos - Um bombeiro de 21 anos de Cubatão teve a prisão decretada após confessar ter espancado um homossexual até deixá-lo inconsciente no dia 16 de janeiro, em Praia Grande, na Baixada Santista. O crime ocorreu no primeiro encontro dos dois, que se conhecerem pela internet: o acusado alega ter esperado uma mulher no encontro, já a vítima afirma que havia informado a ele que era homossexual.

A vítima, um funcionário público estadual de Santos, prestou queixa no 1.º Distrito Policial de Praia Grande no último dia 20, quando saiu do hospital depois de ficar três dias internado. Segundo o delegado Luiz Evandro Medeiros, ele estava muito machucado. "Ele levou mais de 20 pontos na cabeça e tinha muitos hematomas no rosto, estava com a boca, o olho, tudo inchado."

Na versão do acusado, a agressão ocorreu porque a vítima havia se identificado como mulher pela internet e mostrado fotos como sendo uma loira de olhos claros. "Ele disse que eles se conheceram pelo Orkut e conversaram um mês pelo MSN e pelo telefone até decidirem marcar um encontro em Praia Grande; daí o bombeiro contou que ao invés da loira que ele esperava quem chegou lá foi um moreno baixinho falando vem cá e que não aceitou ser rechaçado", explicou o delegado.

Já a vítima alegou que sempre deixou claro ser homossexual e que foi roubado durante o encontro. "Ele disse que levaram a moto dele, o celular, o relógio e dinheiro. A moto eu achei três dias depois na Vila Margarida, em São Vicente, mas o bombeiro nega que tenha roubado algo da vítima."

De acordo Medeiros, os depoimentos prestados pelos dois homens têm pontos em comum e também divergentes. "O acusado admite que bateu na vítima com um taco de madeira e quando ela ficou inconsciente a enrolou em um lençol e a colocou no porta-malas do carro para levar ao hospital. Já a vítima conta que foi colocada no porta-malas machucada, mas quando o carro diminuiu a velocidade conseguiu fugir e pedir socorro."
Professor de caratê, o acusado prestava serviço como bombeiro temporário em Cubatão e foi apresentado à delegacia pelo Comando dos Bombeiros. O delegado solicitou o comparecimento, logo após o depoimento do funcionário público. O agressor está detido na cadeia do Guarujá.

Festa com drogas, bebidas e bolo com maconha termina em delegacia na BA



Após uma denúncia anônima, uma festa de 18 anos em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA), terminou na delegacia. O fato aconteceu por volta das 2h desta quinta-feira (27), em uma chácara localizada na estrada da Balsa. A Polícia Civil chegou ao local e encontrou cigarros e bitucas de maconha, cocaína e preservativos espalhados, além das máquinas e celulares com fotos de um bolo de chocolate decorado com grandes folhas da erva.


Um investigador que participou da operação conversou com o UOL Notícias, mas não quis se identificar. Ele afirmou que na casa, pertencente a um suíço casado com uma brasileira, era realizada a festa de 18 anos da filha mais velha do casal -- que, em várias fotos, aparece segurando o bolo. No local estavam também os pais da jovem. Segundo o policial, entretanto, o pai disse desconhecer o que se passava dentro da própria residência.

“Encaminhamos alguns que ficaram na festa --porque outros fugiram quando chegamos-- para a delegacia, e lavramos um termo circunstanciado. Agora é a Justiça que vai se manifestar se deve ou não ser aberto inquérito”, disse o investigador. “Havia muitos preservativos, muita bebida e restos de drogas no local, que é acesso à praia, mas não acreditamos ser um cenário de orgia --é que o pessoal costuma querer ficar mais à vontade nesses locais, né?”, comentou.


As máquinas fotográficas apreendidas no local subsidiaram o encaminhamento do grupo à delegacia. “Porque o bolo mesmo já havia sido consumido. A surpresa veio mesmo das imagens captadas”, complementou o policial.

Ao todo, 22 foram detidos, entre 10 adolescentes e 12 adultos; todos foram ouvidos e liberados. No termo circunstanciado encaminhado ao Fórum local, o delegado que apura o caso, Rafael Zanini, citou ter havido apologia ao crime e uso de drogas, além de auxílio ao consumo de drogas e outros crimes relacionados ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).


Para que vocês possam entender melhor esse quadro do nosso programa tem como objetivo trazer sua participação ao nosso programa.
Esse quadro vai trazer os mais diversos assuntos.

Então se preparem e envie já o tema que você deseja que seja debatido em nosso programa, sempre respeitando as regras do nosso programa.

O email para envio do seu tema é: alvo.polemico@hotmail.com Caso seja escolhido o seu tema, entraremos em contato.


Autor do vídeo de funk que faz ameaças à prefeitura se apresenta na polícia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o responsável pela publicação na internet de um vídeo com um funk que faz ameaças ao prédio da prefeitura carioca se apresentou na delegacia de Realengo (33ª DP), na zona oeste, levado pela mãe.


Segundo o delegado Angelo Lages, MC Huguinho confessou ter produzido o vídeo mas negou que cantasse a música e feito a letra. O refrão do funk diz: “Se vier com a UPP é melhor tomar cuidado. Se tentar ocupar, a prefeitura vira alvo".

O vídeo veio à tona logo após o prédio da prefeitura ter sido alvejado por tiros na última segunda-feira (25) após um confronto entre traficantes e policiais militares no Complexo de São Carlos, no Estácio, na zona central da capital.


MC Huguinho, de 21 anos, segundo o delegado, afirmou que produz os vídeos com "proibidões" porque gosta e não tem ligação com o tráfico.

De acordo com Angelo Lages, ele colocou na internet outros "proibidões", todos eles ligados à facção criminosa que ocupa o São Carlos. Huguinho não ficou preso e vai responder a um inquérito. A polícia tenta descobrir se ele está falando a verdade.

O delegado explicou que, logo após a divulgação do vídeo, recebeu informações de que MC Huguinho morava em uma comunidade próxima de sua delegacia. Na última quinta-feira (27), ele montou uma operação para capturá-lo mas não o encontrou. Ao saber da ação, a mãe do jovem então decidiu encaminhá-lo para a polícia.

Cinco pessoas morreram em acidente em Belo Horizonte (MG)




Um acidente entre dois caminhões e nove veículos de passeio deixou ao menos quatro mortos e 12 feridos nesta sexta-feira (28), no anel rodoviário da BR-262, em Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas estão presas às ferragens.


Segundo o órgão, duas crianças de aproximadamente 5 anos foram jogadas para fora do veículo em que estavam. Uma delas morreu. O anel rodoviário estava interditado nos dois sentidos, por volta das 19h30. Ao todo, dois helicópteros e nove viaturas dos bombeiros atendiam o acidente.

Assista ao vídeo:




Essas Foram as Principais Noticias da semana, Tenham todos uma otima tarde e um Final de Semana Maravilhoso. Fiquem agora com a nossa Proxima programação..

Montagem: Weric Lima
Informações: Site do jornal o Folha, Uol, R7, Diario do Vale,
Imagens: Google
Vidéos: Portal R7
Programa: Alvo Polêmico/ Exclusivo Tved

Nenhum comentário: