23 de setembro de 2010

Discussão Diferente


Olá! Tudo bem?

Às vezes, fico pensando no animal de grande complexidade linguística e existencial. Os seres humanos.

Penso na importância que cada um dessa espécime apresenta para a sociedade e seu reconhecimento.

Um não, necessariamente, converge com outro. Nossa sociedade constrói-se por meio de imagens, que podem ser muito ou pouco valiosas. A imagem que possui maior repercursão, será a mais valiosa.

Podemos perceber, com muita nitidez, os altos salários dos jogadores de futebol, pois sua presença é sinônimo de grande audiência. O jogador de futebol não possui uma importância vital para a sociedade como o médico ou o professor, que possuem menor reconhecimento.

A imagem construída por um jogador de futebol, um ator ou um cantor é de um ídolo. Um ser que carrega mensagens de salvação, além de deter o poder da manipulação. O poder não é conquistado, é-lhe transferido de forma arbitrária.

Os jogadores de futebol ainda recebem pouco dinheiro se comparados aos seus patrocinadores. O jogador é apenas o garoto propaganda de uma marca ou empresa. De qualquer forma, recebem salários imensos se comparados com o restante da população.

Nós, a população que damos importância para que o futebol transforme garotos pobres em milionários. Pois compramos as roupas que eles usam, assistimos ao seus jogos e vibramos com sua presença.

Nós criamos a imagem que eles ostentam de importantes. Nós demos a eles os altos salários. Pensemos nisso para que o Brasil seja um país de reconhecimento de todas as profissões.

Eis o recado.

Nenhum comentário: