25 de setembro de 2010

Depende de nós: "Suicídio'

Hoje vou apresentar uma pequena colocação da autora Lygia Barbiére Amaral, no livro "A luz que vem de dentro", no capítulo XXX, publicado pela Editora Lachâtre:

"Todo desrespeito que nós praticamos contra nosso corpo, seja através da bebida, das drogas, do cigarro, da comida exagerada ou até mesmo de sentimentos de ódio, de raiva, de inconformismo com os problemas que precisamos enfrentar, todo desiquilíbrio que nós causamos é uma forma de suicídio indireto!"

Assim como a Lygia disse, mesmo que não temos essa intenção, a gente se suicida todos os dias. O estresse, a falta de exercício físico, a inadequada quantidade de água que ingerimos diariamente, contribui para a uma morte mais rápida.

Antes de entrar nesse assunto, eu vou dar um conselho para os que realmente querem acabar com a vida diretamente: É melhor repensar a situação, que com certeza você achará uma solução. Se não tiver nenhuma, avalie o caso, talvez você esteja fazendo uma tempestade por um simples capricho, algo desnecessário, que nem precisa de sua atenção. Lembre-se que você é uma pessoa, sempre zelada pela vida, cheio de pessoas que gostam de você, mesmo que você não perceba. E se você não sabe o que fazer, não faça nada, a vida faz por você. E além disso, lembre-se que não tem ninguém lhe cobrando nada. Eu asseguro que, se você optar por um atentado contra a vida, a situação vai piorar e muito!

Mas aos que não têm essa intenção, e estão "suicidando" indiretamente, contra a própria vontade, é melhor repensar suas atitudes. A morte, mesmo que involuntariamente, depende do livre-arbítrio. Você já pensou em quantas pessoas morrearam por beberem demais? Por fumarem demais? Por usar drogas? Por depressão, que se transformou em doença mais séria? Ou simplesmesnte por um ataque cardíaco, resultado de uma dia estressante, na qual a pessoa poderia ter evitado?

Tente sempre fugir das más influências, nunca se entregue a tristeza e saiba escolher suas amizades. E tente sempre relaxar, fazendo coisas que façam te acalmar.
Essa é uma difícil reforma que devemos fazer, mas lembre-se que é algo que depende apenas de nós!

Luano Rodriguez

Nenhum comentário: