11 de setembro de 2010
O "11 de Setembro" pelo olhar do cinema:
Dois aviões chocando-se contra os prédios nova-iorquinos do World Trade Center. Perfeita para o enredo de um filme catástrofe, a cena, infelizmente, foi uma das mais reais da história contemporânea, chocando o mundo inteiro em 11 de setembro de 2001.
Coordenados por terroristas da Al-Qaeda, os ataques que mataram cerca de 3 mil pessoas, completam 9 anos neste sábado. Além das aeronaves que invadiram os famosos edifícios, outra foi arremessada contra parte do Pentágono. Uma quarta só não causou mais danos públicos, pois seus passageiros se uniram contra a ação e o avião acabou caindo em uma área deserta da Pensilvânia.
Na contramão da “vida imita a arte”, os detalhes sobre os ataques, os personagens e o reflexo no cotidiano de quem ficou não tardou a ser retratado pelo cinema. Em documentários ou filmes ficcionais, o 11 de setembro de 2001 é foco de vários filmes que merecem destaque.
“11/09”
Na área dos documentários, o mais realista é “11/9”, realizado pelos irmãos Jules e Gedeon Naudet. No dia da tragédia, eles acompanhavam uma operação corriqueira dos bombeiros, quando o primeiro avião atingiu uma das torres gêmeas. Os Naudet foram os únicos que conseguiram filmar o exato momento do choque. Além das imagens, o “11/9” também registra com fidelidade a reação das pessoas na rua e os momentos de pavor no interior do edifício. Jules ainda presenciou o choque na segunda torre e escapou por pouco de ser soterrado.
“Fahrenheit 9/11”
Outro documentário importante é “Fahrenheit 9/11”, dirigido pelo polêmico Michael Moore. Com um viés mais político, o longa aborda as causas e consequências dos atentados, estendendo-se à posterior invasão do Iraque liderada pelos EUA e a Grã-Bretanha. Seu conteúdo também coloca em xeque qual seriam os vínculos entre as famílias do presidente George W. Bush e de Osama bin Laden.
“Voo United 93”
No limite entre a realidade e a ficção, um dos melhores títulos sobre o 11 de Setembro é “Voo United 93”, do diretor Paul Greengrass. Sua história foca-se no quarto avião sequestrado pelos terroristas, que deveria cair em Washington DC. Mesmo sem sucesso no que tange a sua própria sobrevivência, o grupo dos passageiros uniu-se e conseguiu desviar o voo para uma área isolada, evitando uma tragédia maior. Além da narrativa “câmera na mão” que lhe dá um tom quase documental, o filme conta com a participação do controlador de voo Ben Sliney, que interpreta a si mesmo no longa.
“11'9"01” Produzido pelo francês Alain Brigand, “11'9"01” é uma compilação de 11 curtas-metragens realizados por 11 diferentes cineastas de várias nacionalidades. Entre os nomes mais conhecidos, há trabalhos de Claude Lelouch (França), Ken Loach (Reino Unido), Alejandro González Iñárritu (México), Amos Gitaï (Israel), Sean Penn (Estados Unidos) e Shohei Imamura (Japão). Cada um dos episódios – que duram exatamente 11 minutos 9 segundos e 1 décimo –, exibem diferentes tipos de narrativa e pontos de vista distintos sobre o 11 de setembro.
“As Torres Gêmeas”
O mais hollywoodiano dos títulos sobre o atentado, “As Torres Gêmeas” tem a assinatura do diretor Oliver Stone. O longa recupera a história do resgate e da luta pela sobrevivência dos policiais John McLoughlin (interpretado por Nicolas Cage) e Will Jimeno (feito no filme por Michael Peña). No dia da tragédia, eles ficaram presos nos destroços do World Trade Center após tentarem tirar pessoas do local. Em paralelo, o filme acompanha o drama dos seus familiares e os esforços da equipe para salvá-los.
“A Última Noite”
Dirigido pelo cineasta Spike Lee, “A Última Noite” não tem sua narrativa diretamente ligada aos fatos do 11 de setembro. O título, porém, mescla em sua história um belo tributo ao acontecimento. Primeiro filmado em Nova York após a tragédia, mostra luzes representando as Torres Gêmeas já nos créditos. Além disso, recria em seus personagens principais – um grupo de amigos interpretados por Edward Norton, Phillip Seymour Hoffman e Barry Pepper – o sentimento de desilusão que o ataque terrorista despertou nos americanos.
Pré-tragédia
Antes de os aviões destruírem o World Trade Center, o local foi um dos favoritos na lista de cenários usados em filmes hollywoodianos, programas de televisão, desenhos animados, revistas em quadrinhos, clipes e ensaios fotográficos.
No cinema, as torres podem ser relembradas em filmes como “Fuga de Nova York”, “King Kong (1976), “Gremlins 2”, “Esqueceram de Mim 2”, “Daylight”, “Sintonia de Amor”, “Impacto Profundo”, “Armageddon”, Independence Day, “Ai: Inteligência Artificial”, entre outros. O World Trade Center também foi destaque em séries como “Friends”, Sex And The City”, e “NYPD Blue”, além dos desenhos “Os Simpsons” e “Family Guy”.
Fonte: EBand/Redação/Tanara de Araujo.
Video: YouTube.
Assinar:
Postar comentários (Atom)





Nenhum comentário:
Postar um comentário