

A atriz Ingra de Souza Liberato nasceu em Salvador em 21 de setembro de 1966.
Filha de cineastas, Ingra estreou no cinema aos 7 anos de idade, fazendo o papel de uma sereia no curta "Ementário" (1973), dirigido por seu pai Chico Liberato com roteiro de sua mãe Alba Liberato. Iniciou-se na profissão pela dança e pelo teatro, antes ser revelada na televisão sob a direção do diretor Jaime Monjardim, com quem viveu por 5 anos. Ingra estreou em “Pantanal” (Manchete), em 1990, e, em seguida protagonizou “Ana Raio e Zé Trovão”, na mesma emissora.
Depois passou para Rede Globo, onde teve participações em novelas como “A Indomada” (1997) e “O Clone” (2001). Voltou à TV em 2005 na novela "Essas Mulheres", na Record. A atriz tem estado constantemente em sets de filmagem de curtas e longas-metragens desde meados da década de 90.
Estreou no cinema no remake de “O cangaceiro” (1997), de Aníbal Massaíni. Dois anos depois, atuou em “Dois córregos” (1999), de Carlos Reichenbach, e em seguida em “Eu não conhecia Tururu” (2000), de Florinda Bolkan. Integrou o elenco do primeiro longa-metragem baiano da retomada, “Três histórias da Bahia” (2001), no episódio ‘O rei do rock’, de José Araripe Jr e participou do longa “Sonhos tropicais” (2001), de André Sturm. Atuou ainda em “O general” (2003), de Fábio Carvalho, e “As vidas de Maria” (2005).
Em 2007, Ingra Liberato esteve no ar em “Coração Navegador”. Produzida em 2004, e quase toda gravada no Rio Grande do Sul, “Coração navegador” foi fruto de uma parceria entre as produtoras Stopline Filmes (portuguesa) e Accorde Filmes (brasileira) e a rede portuguesa RTP. Em Portugal, foi exibida como minissérie, em 2005, e ganhou o nome de “Segredos”. No Brasil apenas 15 dos seus 60 capítulos foram ao ar pela CNT / TVJB.
Em 2007, esteve no teatro com a peça "Inimigas Íntimas" e atuou no filme "Valsa Para Bruno Stein", que estreou em circuito comercial em 2008. Por este trabalho Ingra ganhou o Kikito de Melhor Atriz no 35º Festival de Gramado (2007).
Em 2008, Ingra Liberato pode ser vista na televisão, no SBT, na reprise da novela "Pantanal", gravada em 1990. E volta em um novo trabalho, participando da novela "Os Mutantes" (Record).
Em 2010, Ingra Liberato e Fernanda Carvalho Leite encenam a peça “Inimigas Íntimas”, com texto de Artur José pinto, dirigida por Nestor Monastério.
As duas atrizes interpretam quatro personagens: a atriz Lúcia, a dona de casa Mariana, a Empregada Doméstica e a Jornalista. Elas vivem situações do presente e do passado, construindo, de forma muito engraçada e, por vezes, terna, a preparação para o jantar: um encontro para o acerto de contas das duas ex-melhores amigas.

Ingra Liberato atualmente
FONTE: HIPERSESSÃO BLOG





Nenhum comentário:
Postar um comentário