
O Blogger / Blogspot é um Serviço Web para publicação e hospedagem de blogues capitaneado pelo Google. É fácil de usar, totalmente gratuito e por isso muito popular. Com ele qualquer pessoa com conhecimentos básicos em Internet pode publicar seu conteúdo na rede de forma simples e rápida.
Nunca é demais lembrar que o Blogger é o serviço mais usado para publicação de blogues. E apesar de ser uma das principais portas de entrada para o mundo dos blogues, trazendo novos leitores todos os dias, a plataforma ainda sofre um certo preconceito. Mas vamos falar disso mais adiante.
Serviços Web para publicação de conteúdo
Além do Blogger existem outros Serviços Web para publicação de conteúdo, como o Wordpress.com, o TypePad.com e o LiveJournal.com por exemplo. Porém o Blogspot é o único que oferece gratuitamente:- Hospedagem sem limite de espaço;
- Acesso completo aos fontes do template;
- Possibilidade de veicular publicidade;
- Domínios personalizados;
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
Existem também os softwares, chamados de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (em inglês Content Management Systems - CMS), que precisam ser instalados e configurados num servidor próprio ou alugado. Os mais conhecidos são:- Wordpress.org
- Drupal
- Mambo
- Joomla
- Movable Type
- B2 Evolution
A principal vantagem dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo é o total controle sobre informações importantes e/ou sensíveis, pois podem rodar sem depender de Serviços Web de terceiros de qualquer tipo.
Por outro lado, os CMSs não são tão fáceis de usar, demandam algum conhecimento técnico, básico pelo menos, em redes, servidores, bancos de dados e linguagens de programação.
Até eu, imaginem vocês, sou usuário do Wordpress. Onde trabalho como Administrador de Redes, publicamos o Sistema de Gestão da Qualidade na Intranet da empresa usando o Wordpress.
Serviços Web X CMSs
Serviços Web para publicação de blogs e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, apesar de conviverem no mesmo ecosistema virtual, são produtos diferentes.
Serviços Web são destinados a pessoas físicas, pequenos grupos ou organizações, que buscam facilidade de uso e baixo ou nenhum custo para publicar seu conteúdo.
Enquanto os CMSs são voltados principalmente a empresas ou profissionais que precisam de um nível de controle e recursos maior e estão dispostos a pagar por isso.
Comparar diretamente o Serviço Web oferecido pelo Google através do Blogger, com Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo como o Wordpress.org, é o mesmo que comparar o Gmail com softwares como Sendmail ou o Postfix.
Preconteito CMSs X Blogspot
Que existe preconceito contra o Blogger / Blogspot, por parte de alguns usuários de CMSs, não tenho nenhuma dúvida. Algumas figurinhas da umbigosfera brasileira adoram esculachar a plataforma. Quem acompanha o grupo de discussão Blogosfera no Yahoo! Groups sabe do que estou falando.
A plataforma de publicação é só um detalhe técnico que para a maioria dos leitores é irrelevante e passa despercebido. Mas então a quem interessa vender a idéia de que blogues publicados com o Blogger e hospedados no Blogspot são inferiores aos que usam Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com hospedagem locada?
Antes de responder esta pergunta vamos analisar e rebater alguns argumentos usados contra o serviço o Blogger / Blogspot, para mostrar que muito do que se fala a respeito não passa de mito:
Não posso ter domínio personalizado .COM.BR no Blogger. - MITO!
Você não precisa contratar hospedagem dedicada nem usar um CMS para ter um blogue com domínio próprio. Se você não gosta da URL seublog.blogspot.com do seu blogue no Blogger, pode contratar um domínio próprio seublog.com pagando apenas a anuidade que varia em torno de R$ 30,00.
Wordpress tem mais recursos que o Blogspot - MITO!
Na verdade é exatamente o contrário, o Serviço Web Wordpress.com em sua versão gratuita tem muito menos recursos que o Blogspot. Você não pode veicular anúncios, personlizar seu template, nem usar um domínio próprio se não optar pela versão paga do serviço ou pelo CMS hospedado.
O Blogger pode tirar seu blogue do ar - POSSÍVEL!
Se você descumprir os Termos de Uso do serviço, realmente pode ter problemas. Mas não esqueça que o mesmo pode acontecer com os usuários do Wordpress.com. E não venha me dizer que isso não acontece com quem usa CMS com hospedagem paga. Pois quem veicula publicidade, como o AdSense por exemplo, está sujeito a Termos de Uso muito mais restritivos.
E ainda tem o caso dos usuários de CMS que hospedam suas imagens em serviços gratuitos como PhotoBucket ou ImageShack. Como dizia meu falecido pai, comem sardinha e arrotam caviar.
Sou usuário do Blogger desde 2004 e nunca tive qualquer problema com a plataforma. O serviço nunca deixou nenhum dos meus blogues fora do ar por mais que alguns minutos sem aviso prévio e nunca perdi um post, comentário ou imagem sequer.
Mesmo assim recomendo fortemente a todos que façam backups periódicos completos de seus blogues. Isso vale para usuários do Blogger, Wordpress ou CMSs próprios. Afinal é melhor prevenir do que chorar depois...
Os Temas (Templates) para Wordpress são melhores - MITO!
Existem diversos sites especializados em templates para o Blogger com várias opções gratuitas, inclusive quase todos os templates para Wordpress já tem versões para uso no Blogger.
E se você não gostar de nenhuma opção e tiver conhecimentos em HTML e CSS pode montar um template do zero ao seu gosto, pois o Blogger permite acesso total ao código fonte do template sem cobrar nada por isso.Um bom ponto de partida são os tutoriais compulsivos para o Blogspot.
Blogs no Blogspot não são profissionais - MITO!
O profissionalismo e a qualidade dos textos de um blogue não são determinados pela plataforma de publicação escolhida. Um blogue de qualidade tem textos bem escritos e respeito pelo leitor e isso independe de plataforma. Veja apenas alguns ótimos exemplos de blogues hospedados no Blogspot e comprove:

---------------------------Uptime Studio---------------------------

---------------------------Woork---------------------------

---------------------------Blogger Buster---------------------------
Blogues no Wordpress são melhor indexados pelo Google - MITO!
Essa é uma das maiores besteiras que já ouvi. Os blogues hospedados no Blogspot já estão em servidores do próprio Google, o que além de proporcionar alto desempenho e disponibilidade torna muito mais fácil a indexação do conteúdo.
O que você acha mais fácil, indexar o conteúdo em servidores de terceiros ou dentro da sua própria estrutura? A resposta parece bem óbvia, não é mesmo?
Mas isso não quer dizer que você não possa dar uma forcinha configurando corretamente as Metatags e o Sitemap do seu blogue no Blogspot.
O Blogspot é lento - MITO!
Como já disse no item anterior, os blogues do Blogspot são hospedados em servidores de alto desempenho e disponibilidade do Google, a maior empresa de Internet do mundo!
O que pode eventualmente deixar qualquer blogue lento, não só os do Blogger, são muitos plugins, scripts e arquivos hospedados em servidores externos. Se qualquer servidor externo der problema, compromete o desempenho do blogue como um todo.
Conclusão
Então querido leitor, já ficou mais claro a quem interessa promover a hospedagem locada em detrimento do Serviço Web gratuito fornecido pelo Google? Pense mais um pouco, quem ganha com isso?
A resposta pra mim parece bastante óbvia: Quem ganha com isso é quem trabalha, direta ou indiretamente com serviços de hospedagem ou quem ganha para veicular publicidade permanente oferecendo o serviço, simples.
Minha opinião é bem clara. Não vou trocar um serviço que sempre me atendeu bem, que em mais de quatro anos de uso nunca deu problemas e ainda por cima é gratuito só porque o blogueiro A, B ou C disse que o Wordpress é melhor para defender seu interesse.
Reportagem do blog Usuário Compulsivo
Reapresentada no Tv e Diversão





Nenhum comentário:
Postar um comentário