4 de janeiro de 2010

News TV

> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <



Aguinaldo Silva elege os melhores de 2009


No Blogão do Aguinaldão o autor global publicou a lista dos eleitos “melhores 2009”. Assim como a lista do ano passado, esta promete provocar polêmicas. “Mas é assim que a gente se diverte, né não? Sendo polêmico, metido, arrogante... Mas encarando com a maior seriedade cada trabalho”, justificou o autor.


Nas categorias básicas, como autor, ator, atriz, nenhuma novidade. As surpresas, em se tratando de Aguinaldo Silva, ficaram mesmo por conta das alfinetadas, é claro. Sobrou para Denise Fraga, que teve o seriado “Norma” eleito como o “projeto mais pessoal”. O Troféu “Gente, o que é aquilo?” foi concedido ao humorista do CQC Marcelo Tas. Segundo Aguinaldo, o troféu “melhor revista de variedades” não teve ganhador, “porque ninguém o merece”.


Claro, sobrou veneno para a Record: “o Troféu FUI!”. Segundo o autor global, a tão apregoada guerra pelo primeiro lugar de audiência não decolou. “Até Tropa de Elite levou porrada de Cinquentinha, e a Rede Globo continuou imbatível. O Capitão Nascimento brochou, gente!”


Mas não pensem que a Globo escapou das alfinetadas. Aguinaldo elegeu o R7, da Record, como o melhor portal de TV. “Apesar do excesso de colunistas Fifis, tem um mérito - o de não se dedicar apenas aos produtos da Casa e encarar o veículo sobre o qual escreve como um todo. Além disso tem o Miguel Arcanjo Prado, um grande jornalista, nos seus quadros.” – justificou. O troféu “decifra-me ou devoro-te” foi para a novela “Viver a Vida” e o troféu “Irritando Rafaela Mambaba”, figura que ele promete desvendar depois, foi para “o pessoal que diz ter adorado a minissérie Som e Fúria”, e esclarece: “embora não tenha visto mais do que cinco minutos do seriado. Foi bom, sim, foi maravilhoso... Mas não foi feito para a televisão aberta, sorry.”


Ou seja, seguro do seu prestígio, Aguinaldo continua soltando farpas para todos os lados.



Globo desiste de “Viver a Vida”


Segundo comentários dos corredores do Projac, a Globo desistiu de apostar suas fichas em “Viver a Vida”. Muitos acreditam que a novela não deslancha mais no ibope, como era esperado. Todas as atenções se concentravam na virada da história, que viria com o acidente de Luciana. Tal virada não ocorreu. Pelo contrário, ao invés de aumentar, a audiência fez foi diminuir após o acidente. A intenção da Globo é que o ibope se mantenha na casa dos 35 pontos, o que é difícil, porque normalmente há uma queda natural no período de férias.


Outro problema que já preocupa é o fato de Aline Moraes e Giovana Antonelli estarem roubando a cena na novela. Muitos criticam Taís Araújo pelo ofuscamento de Helena na história, mas não há o que discutir. Taís é uma excelente atriz e já provou isso diversas vezes. Todos sabem que o texto é de responsabilidade do autor e de sua meia dúzia de colaboradoras. Não há como culpar Taís Araújo pelo personagem vazio em que se transformou Helena. A coitada não tem história, nada de novo acontece na sua vida. E isso é de responsabilidade de quem escreve. Ou seja, ou o autor incrementa a vida da personagem, ou vai continuar tudo como está.


Dizem que uma nova virada vem por aí, no momento em que Helena se envolver com Bruno, outro que não diz a que veio e passa a maior parte do tempo a discutir futilidades. É esperar pra ver.



Júnior e o desabafo no Twitter


No início de dezembro, irritado com os comentários sobre sua suposta homossexualidade, Júnior, o irmão de Sandy, fez um desabafo no Twitter.


“Eu moro em São Paulo, tenho 25 anos e sou solteiro!!! O que eles querem? Que eu fique trancado no meu apartamento??”, comentou, aborrecido por ter sido chamado pela imprensa de “figurinha fácil na noite paulistana”.


“Sou um cara normal e tenho direito de sair a hora que eu quiser, como qualquer pessoa!!!!”, completou.

O irmão de Sandy chegou a escrever um palavrão em seu desabafo.


“Depois de tanto tempo voltei a escutar nego me chamando de gay por ai... Quero deixar claro que não sou preconceituoso, mas vão à m....!!!”, disse.


Pois bem, a coisa deu e repetiu.


Dia desses, em resposta ao tal desabafo, um twiteiro se valeu do bordão do “Zorra Total” para alfinetar Júnior:


"Bee, tira a purpurina do potinho! Mãe aceita!”


Coisas do Twitter...



Manoel Carlos pretende abandonar as novelas


Em recente entrevista ao “JB On Line”, Maneco declarou que também viveu tragédias pessoais, semelhantes às que o inspirou a elaborar o tema central de “Viver a Vida”: a superação. Ele contou que perdeu a primeira esposa, em 1972. Posteriormente, em 1988, perdeu um filho que dividia com ele as tarefas de escrever. Mais recentemente teve de lidar com os problemas de saúde de Júlia Almeida, sua filha, hoje atriz.


Além de contar estes detalhes, Maneco disse acreditar que a novela não deve ter apenas a função do entretenimento, já que atinge um público de cerca de 50 milhões de pessoas. Ele entende que os programas de humor e auditório já cumprem essa finalidade.


Finalizando, o autor afirmou que pretende abandonar as novelas e se dedicar a projetos menores, como as minisséries. “Pretendo descansar em primeiro lugar. Viajar também, por um
período. Quanto ao trabalho, ainda vou pensar. Deixar de fazer novelas longas e passar para projetos mais compactos, menos cansativos, é também minha intenção, ainda que eu goste de escrever novelas. Objetivamente, penso em escrever uma mininovela, por volta de 50 capítulos, inspirada num romance português, Vale Abraão – da escritora Agustina Bessa-Luís – que é uma transposição de Madame Bovary, de Flaubert, para uma província portuguesa contemporânea. Pretendo que esse seja o meu trabalho futuro. Para isso, pedi que a TV Globo comprasse os direitos da escritora, o que foi feito.”



Fernanda Young e Artur Xexéo trocam farpas via Twitter e jornal


Em 30 de dezembro Artur Xexéo, editor do Segundo Caderno de “O Globo”, publicou um texto com o título “O dia em que irritei Fernanda Young”. O texto era uma resposta ao comentário, feito via e-mail, em que a escritora reclamava de sua décima colocação na eleição de “Mala do Ano”, promovida pela coluna do jornalista.


Num post do Twitter, Fernanda alfinetou Xexéo com o seguinte comentário: Sou uma das que chatearam @axexeo este ano. Entendo. Em 2009, o que ele fez? Livro? Filme? TV? Ficou bonito em alguma foto? Chateia mesmo”.


No jornal, Xexéo zombou Fernanda pelo uso incorreto de um hífen, questionando as habilidades da escritora em se adaptar às novas regras gramaticais.


A resposta de Fernanda veio em chuva de “posts” no Twitter, na tarde deste sábado (2). “Às 8:04, estou mais do que ativa, estou atenta e forte, para não permitir que otários como você, que usam seus espacinhos para desmerecer o trabalho dos outros, passem impunemente”, disse em duas das mensagens.


Seis minutos e seis Twitts depois, ela continuava: “Um hífem errado em um e-mail – realmente você acabou comigo”. A avalanche nervosa foi terminar apenas meia hora depois, com um total de treze postagens.


Até a publicação desta notícia, Xexéo não havia respondido às provocações via microblog. Sua última mensagem no site era um “Feliz ano novo”, enviado na madrugada do dia 1º.



Fafy Siqueira, 22 quilos mais magra, vive Dercy Gonçalves em minissérie


Quem assistir “Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor”, que estreia hoje, vai se surpreender com a silhueta da atriz Fafy Siqueira. Ela emagreceu 22 quilos para interpretar a inesquecível Dercy Gonçalves na minissérie. Cortou álcool, refrigerante, gorduras e açúcar. Foi uma dieta rigorosa acompanhada de exercícios físicos diários. O resultado foi compensador, tanto que agora a atriz usa um manequim tamanho 42 e poderá ser vista num belo maiô dourado.


Na história de Maria Adelaide Amaral, que terá apenas 5 capítulos, Dercy entra na vida de Dalva e Herivelto durante uma viagem à Venezuela.



“É tudo improviso” substitui CQC


Até 15 de março o programa CQC estará de férias na Band. E para substituir a atração a direção da emissora resolveu apostar num programa com a mesma temática: o humor. A atração, com o título “É tudo improviso” tem estréia prevista para o dia 11/01 às 22h. O grande barato desse programa é que ele faz jus ao título: não tem roteiro elaborado e aposta na interação da platéia com os seis comediantes, além de Márcio Ballas, que comanda a trupe. A turma ainda conta com o grupo Os Barbixas, ex-MTV, e uma banda com 4 integrantes, que também participam das brincadeiras.



Walcyr Carrasco em clima de despedida


Recentemente, ao enviar o último capítulo da novela “Caras & Bocas”, o autor Walcyr Carrasco anexou um simpático bilhetinho agradecendo o empenho do elenco. Eis o texto: “Foi um grande prazer estar com vocês. É tão bom saber que fizemos desta novela um sucesso! E não se enganem: cada um de vocês contribuiu para esse sucesso, com o trabalho, a dedicação, o amor! Eu, como autor, me senti acolhido, prestigiado, amado!...”


No Natal o autor viajou para a Europa e já estava em clima de despedida: “Viajei depressa porque me dá uma deprê grande acabar de escrever uma novela, parar de viver as emoções dos personagens. Foi uma maneira de evitar a angústia”, confidenciou.



Bom demais...

A “Retrospectiva 2009” da Globo. Com edição ágil e dinâmica e boa pesquisa de texto, o programa mostrou os principais fatos do ano. Destaque também para o cenário virtual. Saudade apenas da época em que os principais jornalistas da emissora apresentavam a atração. Era divertido adivinhar a composição de cada casal.


Nem tanto...

A reconciliação de Geovana Tominaga e Suzana Vieira no “Vídeo Show Retrô”. Geovana pode até ter superado a grosseria da atriz, mas aquela cena do reencontro soou tão falsa quanto uma nota de R$ 3,50...

______


Ficamos por aqui, de olho na telinha.


E-mail: bysilver_br@yahoo.com

Twitter: @bysilver_br

-



2 comentários:

Unknown disse...

Muito legais as notícias de hoje!

Vivendo... disse...

Concordo.....boas mesmo, ta virando um colunista de primeiro, além de otimo autor agora otimo colunista, "Ta fraco não hem" rsrsrsrsrs abraço amigo...