26 de fevereiro de 2010

News TV

> Notícias da TV, por MARCOS SILVÉRIO <


“Uma Rosa Com Amor” é a aposta do SBT contra telejornais


A nova programação do SBT estreia na próxima segunda-feira, dia 1º de março, com três novidades. A primeira delas – e principal aposta da emissora – é a novela Uma rosa com amor, adaptação de Tiago Santiago para o folhetim homônimo de Vicente Sesso, que fez sucesso em 1972, na Globo. Com Carla Marins e Cláudio Lins como protagonistas, o remake vai inaugurar um novo horário para a teledramaturgia (às 20h15), confrontando com o Jornal Nacional, da Globo, e o Jornal da Record, na Record.

– A novela não vai tirar público dos telejornais. Na verdade, ela vai ser uma opção para quem não quer ver o noticiário naquele horário – diz o diretor-geral Del Rangel.

Para conquistar o público, a receita de Tiago Santiago é misturar uma história romântica com drama e muito humor. Sua meta de audiência é marcar dois dígitos e alcançar a vice-liderança, desbancando a Record. Já o diretor-geral sonha em aumentar em 25% a média do horário, que hoje oscila entre 6 e 7 pontos.

– Esta é uma novela sem sangue. O máximo de violência que tem é um acidente de carro – conta Tiago, que assinou a bem-sucedida e violenta trilogia de Os mutantes na Record, sua ex-emissora.

As fortes chuvas que atingem São Paulo desde janeiro prejudicaram as gravações da novela. O aguaceiro obrigou a produção a mudar o cronograma e começar o trabalho pelos estúdios. Del Rangel revela que a cidade cenográfica teve que ser reconstruída quatro vezes por causa dos temporais:

– A casa estava caindo. Quase caiu. Mas ninguém sabia que a situação era tão grave porque eu minimizava.

As outras duas novidades da grade do SBT são o Conexão repórter, com Roberto Cabrini, e o Aventura selvagem, com o biólogo Richard Rasmussen. O programa de Cabrini estreia na próxima quinta-feira, dia 4. Já as aventuras de Richard Rasmussen, novo contratado da emissora, vão ao ar no próximo sábado, dia 6, às 22h, com uma hora de duração.

– Vamos mostrar o mundo animal de uma forma irreverente, traduzindo para uma linguagem que o público entenda. Temos equipamentos modernos, além de conteúdo, que não ficam devendo nada aos grandes canais internacionais – afirma Rasmussen, que apresentava o quadro Selvagem ao extremo no Domingo espetacular, da Record.


Record abre inscrições para o reality show “Idolos 3”


O reality show "Ídolos" abre novas inscrições para sua terceira temporada na Record. A versão brasileira do “American Idol” pretende revelar um novo talento da música nacional.

A novidade da temporada 2010 é a ampliação da faixa etária. Agora, os candidatos a partir de 16 anos, completos até o dia 20 de março, poderão se inscrever. A participação de menores de idade exige a presença dos pais ou responsáveis legais na gravação, ou a apresentação de uma autorização registrada em cartório.

Candidatos que completem 28 anos até o dia 30 de setembro de 2010 também podem concorrer. Com a novidade, o programa pretende bater novo recorde de inscritos. As inscrições serão feitas no site do programa.

As audições do programa começarão no fim de março em Fortaleza, no Ceará. Em abril, o programa viaja para Uberlândia, em Minas Gerais, e para as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.


Pelé assina com o SBT para apresentar programas durante a Copa


Havia uma negociação do Pelé com a Bandeirantes de muitos meses. Não deu em nada, embora a emissora tivesse grande interesse.

Certo agora está que ele será uma das atrações do SBT durante o período da Copa da África.

Informação de ontem, fim de tarde, é que já foi tudo conversado e combinado. Fechado. Só falta fazer o contrato e assinar.

Até por isso ainda não há uma comunicação oficial da emissora ou do escritório do ex-jogador. Mas dentro do que foi acertado Pelé ficará responsável pela apresentação de programetes diários –pílulas de no máximo 2 minutos– durante toda a realização do mundial.

O SBT quer marcar presença na África do Sul, mesmo não possuindo direitos para transmissão dos jogos.

Além do Pelé, serão enviadas para lá três equipes completas, duas para Johannesburgo – uma delas liderada pelo Roberto Cabrini com a sua experiência de 5 copas, e uma terceira acompanhando a seleção brasileira, desde a possível pré-temporada em Angola.

Todos os telejornais da casa terão janelas especiais para a cobertura do acontecimento.  


Record planeja investir em novas minisséries bíblicas


Antes mesmo de estrear sua nova minissérie, A história de Ester, a Record já anuncia que vai investir em outras produções do gênero. Durante coletiva no Recnov, nesta quarta-feira, Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da emissora, anunciou que novas minisséries bíblicas serão realizadas. A autora Vivian Oliveira, que adaptou a saga da judia Ester, já está trabalhando na sinopse de uma nova história que será entregue à direção da emissora para aprovação no início de março e começará a ser gravada em junho.

– As histórias bíblicas são uma fonte inesgotável de ideias – diz Hiran. – No caso de Ester, temos um enfoque histórico e romântico, apenas com uma referência bíblica.

Protagonizada por Gabriela Durlo e Marcos Pitombo, intérpretes de Ester e do rei Assuero, A história de Ester estreia na próxima quarta-feira, dia 3 de março, às 23h. Com direção de João Camargo, a minissérie terá 10 capítulos e será exibida duas vezes por semana.

A Record não fez economia na produção. Segundo Hiran Silveira, cada capítulo vai custar R$ 500 mil. A expectativa agora é de que o alto investimento se traduza em boa audiência

– É mais caro do que um capítulo de novela – afirma. – Mas tenho certeza de que o público vai dar o retorno que esse produto merece.

Nas cenas de batalha entre judeus e persas, a equipe de computação gráfica de Marcelo Brandão multiplicou o número de soldados utilizando processo semelhante ao aplicado no filme 300, uma referência nas sequências de luta.

Vivian Oliveira foi convidada para escrever a minissérie 15 dias depois de ter dado à luz seu primeiro filho, Benjamim, em agosto passado. Ela conta que não pensou duas vezes em aceitar o desafio proposto pelo diretor de teledramaturgia.

– É uma história de amor, ciúme e paixão, sobre uma jovem judia que arriscou a própria vida para ajudar seu povo. Tive liberdade para criar novos personagens.

A preparação do elenco contou com um workshop sobre a época em que se passa a história, por volta de 400 a.C., na antiga Pérsia. Os atores também tiveram aulas de equitação. Para Marcos Pitombo, a maior dificuldade era montar o cavalo sem sela:

– Foram as cenas mais exaustivas, porque você tinha que parecer natural usando um figurino superpesado. Eram quatro camadas de roupa.


“Bela a Feia” chega a 15 pontos, maior média desde a estreia


Após suas primeiras semanas, marcadas pela baixa audiência, "Bela, a Feia" vem apresentando um rápido e grande crescimento no horário nobre da Record.

Na noite da última quarta-feira (25), a trama de Gisele Joras chegou a 15 pontos de média, isolando-se na vice-liderança. Na mesma faixa, o SBT registrou 6 e a Globo, 32. Essa marca é a melhor já alcançada pela novela desde sua estreia, em agosto de 2009.

Entre os destaques do capítulo desta quarta estava a ridicularização de Verônica (Simone Spoladore) perante possíveis sócios da Mais Brasil. A executiva foi humilhada em um vídeo trocado por Diego (Sergio Menezes).

A principal causa para a melhora nos índices do folhetim protagonizado por Giselle Itié está na alteração de seu horário. Antes, "Bela, a Feia"ia ao ar às 21h, e com a chegada de "A Fazenda 2" e "CSI" foi transferida para as 22h.  


Globo libera Roberto Carlos para participar da volta de Hebe


A volta de Hebe Camargo à TV, no dia 8, será uma festa no clima "Hebe e Amigos". Artista exclusivo da Globo, Roberto Carlos recebeu autorização da emissora para participar do especial do SBT. Os cantores Ivete Sangalo, Maria Rita e Leonardo, além dos artistas do canal de Silvio Santos, também estão confirmados. Segundo Ariel Jacobowitz, diretor do programa, o cenário da atração foi reformulado a pedido da apresentadora. Uma das mudanças foi a saída do elevador do palco. A entrada de Hebe será uma surpresa. Jacobowitz revela ainda que, por causa dos inúmeros pedidos de artistas, famosos irão rechear a plateia do programa durante todo o mês de março.  


Alexandre Avancini tem muito trabalho nos próximos meses


A partir de agosto, o diretor Alexandre Avancini já estará envolvido nas gravações da novela que substituirá “Ribeirão do Tempo” na Record.

O texto deve ser da autora Cristianne Fridman, que foi muito bem em “Chamas da Vida”.

Antes da novela, Avancini terá pela frente uma minissérie bíblica e, ainda o encantado projeto do filme baseado na série “A lei e o crime”.


Ticiana Villas Boas, do 'Jornal da Band', é eleita melhor âncora


A jornalista baiana Ticiana Villas Boas, que divide a bancada do Jornal da Band com Ricardo Boechat e Joelmir Beting, foi eleita a melhor âncora de telejornal em 2009 no Troféu Mulher Imprensa. Realizado pela revista e o portal Imprensa, em parceria com a Aberje e Maxpress, o Troféu Mulher Imprensa é o único prêmio do Brasil destinado a reconhecer o trabalho das mulheres nas redações brasileiras. Ticiana, que disputou com profissionais de emissoras concorrentes, comemora:

- Em primeiro lugar estou muito, muito feliz. Já conhecia a seriedade e a importância desse prêmio, mas não posso negar que fiquei surpresa, já que tenho apenas 2 anos como apresentadora. Até então a minha carreira tinha sido exclusivamente dedicada à reportagem. É um sinal de que estou no caminho certo nessa nova linguagem e formato para mim, e também de que o público de telejornal é aberto para novos sotaques.


Roberto Cabrini mostra como funciona o tráfico infantil


Roberto Cabrini não compareceu à coletiva de lançamento da nova programação do SBT, realizada nesta terça-feira, em São Paulo. Segundo a emissora, o jornalista estava fazendo uma reportagem investigativa, fora do país, para seu novo programa, o Conexão repórter. Na estreia, na próxima quinta-feira, às 22h15, Cabrini vai mostrar como é feito o tráfico de crianças no Brasil.


Jogos de Inverno rendem bons índices para a Record 


A Record vem obtendo boa audiência com os Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver. Na primeira semana de competição, de 13 a 21 deste mês, marcou 7 pontos de média e ficou em segundo lugar na média geral do Ibope da Grande São Paulo. Ao contrário do que se imaginava, esportes desconhecidos por aqui, como esqui alpino, curling e snowboard, atraíram a atenção do público.  




Rápidas


Nada de paisagens estrangeiras
“Lado a lado”, nova novela do Gilberto Braga, na fila das 21 horas, não terá cenas gravadas no exterior. Tudo no Brasil. Ou, mais precisamente, no Rio de Janeiro. Pelo menos é o que foi informado até o momento. Mas isso pode mudar, já que a Globo incentiva esse tipo de ação, porque valoriza as novelas no exterior na hora da comercialização.


“É Tudo Improviso” continua na Band
"É Tudo Improviso" entrou na grade de Band, inicialmente, para cobrir as férias do "CQC". Mas o humorístico parece ter agradado o público e a direção da emissora. Tanto, que continuará no ar mesmo com a volta do programa comandado por Marcelo Tas. A Band ainda estuda o melhor dia para mantê-lo e, a princípio, no mesmo horário.


SBT usa seus programas para divulgar novela
Não estranhem, por favor. A partir de agora, praticamente todo o elenco de “Uma Rosa com Amor” deve desfilar pelos mais diversos programas do SBT. Isto faz parte do esquema montado para promoção da novela, que estreia dia 1º. Jussara Freire, por exemplo, será uma das convidadas da “Praça” na semana que vem.


Nicette Bruno estará em “Entre Dois Amores”
A atriz confirmou esta semana que vai estar no elenco de "Ti Ti Ti". Na trama, escrita por Maria Adelaide Amaral e dirigida por Jorge Fernando, sua personagem é Julia Spina, irmã de Cecília, de Regina Braga. O "remake" tem estreia prevista para o segundo semestre deste ano, na Globo.


Vice da Record quer provocar Globo
O vice-presidente comercial da Record, Walter Zagari, está querendo colocar o seu nome na camisa do Santos, em jogos do campeonato paulista com transmissão da Globo. Em duas oportunidades, ele chegou a oferecer R$ 150 mil nas partidas disputadas contra São Paulo e Mirassol. A direção da Globo vê como provocação. Mas a intenção, com toda certeza, é essa mesmo.


Goodyear adquire espaço em “Passione”
A novela “Passione” nem tem data de estreia confirmada na Globo, mas já negociou a sua primeira ação de merchandising. O cliente é a Goodyear. A sua marca vai aparecer no carro de Stock Car do Marcello Anthony. O valor envolvido não foi divulgado. E parece que já existem outros na fila.


Menina má em “Entre Dois Amores”
Manuela Do Monte encarnará a personagem Luciana em "Entre Dois Amores", próxima novela das seis da Globo. Na trama a personagem será estagiária da clínica do carrasco Ricardo, de Humberto Martins, e irmã do vilão Gilmar, vivido por Alexandre Nero.


“SBT Brasil” de cara nova
“SBT Brasil”, com apresentação de Carlos Nascimento e Karyn Bravo, estreia cenário novo na segunda-feira. Continua dentro da redação, mas com um projeto bem diferente.


Exposição comemora 50 anos do “Rei”
Confirmado para o dia 5 de março, na Oca, em São Paulo, o início da exposição “Roberto Carlos 50 anos”. Investimento, informa-se, superior a R$ 5 milhões. A propósito dele, está em fase final a gravação do seu novo disco em espanhol.


“Tempos Modernos” ainda patina na audiência
A Globo promoveu “grupos de discussão” e já providenciou mudanças no rumo da história em “Tempos Modernos”, novela das 19 horas. Mas nada que altere o seu Ibope, ainda muito baixo para os padrões exigidos. Em linhas gerais, a novela empata com “Malhação”, mas perde de “Alma Gêmea”, “Cama de Gato” e “Viver a Vida”.


Luciano Huck tem vida boa na Globo
Luciano Huck é um que não pode se queixar da sua vidinha na Globo. Num dia só grava os quatro programas. Tem o resto do mês para outros afazeres e divertimento. Surfar no Havaí, por exemplo.


Cássio Gabus Mendes estará em “Lado a Lado”
Ainda não há detalhes do personagem, nem o nome escolhido, mas já se sabe que na nova novela do Gilberto Braga, “Lado a Lado”, Cássio Gabus Mendes vai trabalhar o seu lado cômico. Já está definido que ele será o responsável pela parte divertida da história.

SBT já pensa no segundo semestre
Entre as novidades do SBT para o segundo semestre está o game “Pegue o seu dinheiro e corra”. Título já registrado pela emissora. A dúvida, se vai virar programa ou um quadro do "Programa Silvio Santos".



Bom demais...


Está programado para domingo à noite, no SBT, um programa especial, apresentado por Isabella Fiorentino, com o objetivo de apresentar ao público a programação 2010. É uma forma de informar ao telespectador e também divulgar o que vem pela frente. O programa ainda terá reportagens de César Filho. É uma boa iniciativa.


Nem tanto...


As notícias que pipocam na mídia, nesta época do ano, de veteranos passando trotes violentos nos calouros que ingressam nas faculdades país afora. Isto é tão estúpido quanto as brigas de torcedores na saída dos estádios. Quando esta palhaçada vai terminar? Por que não expulsar as pessoas que aplicam tais trotes? Por que não implantar o “trote solidário”, aquele que visa ajudar uma instituição de caridade?

______

Ficamos por aqui, de olho na telinha.

Twitter: @bysilver_br

Nenhum comentário: