6 de fevereiro de 2010

Seminário sobre Avatar mobiliza estrelas da Globo:


Um workshop sobre os impactos das novas tecnologias na produção de televisão, cujo “gancho” era o filme Avatar, mobilizou ontem alguns dos principais nomes da Globo. William Bonner (apresentador e editor do JN), Claudio Manoel (ator e roteirista do Casseta & Planeta) e Manoel Martins (diretor-geral de entretenimento) lideraram o time de cerca de 300 profissionais da emissora que foram ao Projac assistir a uma palestra de Jeff Gomez, especialista em transmídia.
O evento ocupou um estúdio de novelas, onde foi montado um cenário que remetia a Avatar, inclusive com imagens do principal personagem. A referência ao blockbuster se justificava porque Jeff Gomez trabalhou no projeto de transmídia do filme. Mas ele falou muito pouco sobre seu trabalho no longa, o que levou alguns dos privilegiados ouvintes da palestra a concluir que Gomez estava guardando segredos, que a saga criada pelo diretor James Cameron não encerra no longa em cartaz ou sua provável continuação. Ou seja, que terá, em breve, desdobramentos em outras mídias.
Transmídia é um conceito novo do mundo do entretenimento. É uma evolução do cross-mídia, quando um produto feito originalmente para uma mídia (um filme, por exemplo, para cinema) é reproduzido na televisão e em DVD. É mais também do que a Globo faz com Big Brother Brasil, que gera produtos para TV aberta, TV paga e internet. Transmídia, de acordo com a palestra de Gomez, é a criação de histórias paralelas ou complementares para várias mídias, mas sempre dentro do universo do produto original ou principal. Como, por exemplo, jogos e aplicativos para internet em torno de Avatar.
A Globo “transmitiu” a palestra de Jeff Gomez no Twitter e em um blog no site da emissora.

Fonte: R7/Blog do Daniel Castro.
Foto: R7/Blog do Daniel Castro.

Nenhum comentário: