Redação Portal IMPRENSA
Na noite da última segunda-feira (30), Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (IBOPE) divulgou comunicado oficial, no qual responde às acusações da Rede Record de que haveria, por parte do Instituto, manipulação dos dados de audiência em favor da TV Globo.
De acordo com o IBOPE, desde a ocorrência do “apagão”, em 10 de novembro deste ano, a empresa vem enfrentando problemas de “instabilidade no recebimento de dados dos domicílios pertencentes à amostra de TV da Grande São Paulo”, o que estaria gerando dificuldades para “todos os assinantes do serviço”.
Em referência à pane que atingiu o sistema no dia 22/11, que a Rede Record insinuou ter sido proposital, em matéria exibida pelo “Domingo Espetacular” do último dia 29, o IBOPE diz respeitar o direito de manifestação do seu cliente, mas afirma discordar das críticas feitas na reportagem que acabou “colocando em dúvida a credibilidade do Grupo IBOPE em todo seu negócio”. “Discordamos das críticas apresentadas, considerando que este é um problema momentâneo. O IBOPE está trabalhando intensamente na regularização da publicação desses dados para superar essa instabilidade”.
A empresa finaliza o comunicado, afirmando que “a empresa está pautada em valores e processos que buscam constantemente a excelência na qualidade do serviço prestado e no atendimento a todos os seus clientes”.
Entenda o caso
No último domingo (29), a Rede Record exibiu longa matéria no “Domingo Espetacular”, criticando a metodologia de audiência do IBOPE. De acordo com a reportagem, no domingo, dia do incidente, a empresa “simplesmente parou de funcionar”. A emissora argumentou que, na ocasião, era transmitido o sétimo episódio do reality show “A Fazenda”. Segundo a Record, na semana anterior (15/11), a estreia da atração teve audiência superior à apresentada pela concorrente, Rede Globo.
A pane no sistema do IBOPE no dia 22 fez com que os índices de audiência deixassem de ser fornecidos pela empresa das 21h40 até às 0h37. De acordo com a Record, após os dados terem sido consolidados, a emissora de Edir Macedo apareceu em segundo lugar na audiência, em horário em que, na semana anterior, estava em primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário