26 de dezembro de 2009

Quando bem feito, merchandising em novela é eficiente:


As novelas não são apenas os programas preferidos do brasileiro e responsáveis pelas maiores audiências de uma emissora de televisão. Elas funcionam também como uma importante ferramenta para comercialização de produtos e ações publicitárias diferentes, como os merchandising dos mais variados produtos. Discretos ou diretos, esses comerciais aparecem diariamente em nossas telas, muitas vezes em cenas criadas especialmente para o anunciante.
“Viver a Vida”, mesmo com índices inferiores aos 40 de média (patamar considerado ideal), tem atraído muitos merchandising, que vão dos produtos de beleza aos carros importados. A Kia, por exemplo, colocou praticamente toda a sua linha nos capítulos da trama de Manoel Carlos e encontrou um personagem para cada modelo de carro. A jornalista Malu Trindade é uma mulher moderna e antenada ao mundo e utiliza um Soul. Um Sportage atende às necessidades de Letícia, que tem filhos, vai à academia e às compras. Jorge, o gêmeo certinho de Matheus Solano, é motorista de um Cerato e como Marcos é um empresário muito poderoso quando não está de helicóptero anda pelas ruas da cidade com Opirus, o top de linha da montadora. Todas estas situações são construídas discretamente nos capítulos da novela e com eficiência atingem o público que terá estes referenciais na hora de escolher um veículo. A Record também tem algumas ações comerciais diferenciadas em suas novelas e o melhor exemplo acontece em “Bela, a Feia” com o “Magazine Luíza”, que já faz parte do cotidiano dos personagens da trama.
A inclusão de merchandising em novelas mostra que o gênero ainda é um dos mais atraentes para o mercado publicitário e é um produto obrigatório nas emissoras de TV, mesmo que registre índices baixos, como “Vende-se um Véu de Noiva”, afinal, elas aumentam as possibilidades comerciais. Esse tipo de propaganda também é uma saída para os publicitários que tentam evitar a fuga do telespectador durante os intervalos comercias. Quem sabe um dia as janelas serão menores porque a publicidade estará no decorrer do bloco da novela.

Fonte: Parabólica JP.
Texto: José Armando Vannucci.
Foto: Parabólica JP.

Nenhum comentário: