De zero a dez, a TV aberta brasileira é nota sete. É o que revela levantamento feito pela GfK, quarta maior empresa de pesquisas do mundo. A alemã ouviu mil pessoas com mais de 18 anos em 12 capitais brasileiras. Constatou que 75% veem TV aberta e 25%, não.
A pesquisa não foi encomendada por nenhuma companhia de TV. Segundo a GfK, teve o único propósito de avaliar a satisfação com a programação da televisão aberta.
A maioria, 64%, declarou estar satisfeita (deu notas superiores a sete) com o que assiste. Só 7% manifestaram insatisfação (notas inferiores a três).
As mulheres revelaram maior satisfação com a TV do que os homens. Deram nota oito -para os homens, é sete.
A aprovação é maior no Nordeste (78% de notas acima de sete) e no Norte e Centro-Oeste (68%). As regiões Sudeste (60%) e Sul (57%) registraram menor grau de satisfação.
Os mais jovens (de 18 a 24 anos) e os mais velhos (acima de 56) foram os que revelaram maior simpatia pela programação gratuita. As pessoas com mais de 56 anos, na média, deram nota nove à TV.
O único recorte que revela grau abaixo do satisfatório é o das classes sociais. Os telespectadores das classes A e B deram nota seis à programação. Em compensação, os mais pobres, da C e D, atribuíram nove.
Entre os entrevistados que assistem à TV aberta, 91% disseram que costumam ver a Globo; 59%, a Record; 48%, o SBT e 38%, a Band. Quanto à frequência, a Globo é a mais vista (67%), seguida de longe pela Record (17%).
GEOPOLÍTICA
A Globo está sem correspondente em Paris. Sonia Bridi voltou ao Brasil para cuidar de projetos especiais. A vaga de Paris foi deslocada para Lisboa, com Pedro Bassan, mas quem cobrirá a França agora será Londres (Marcos Losekan).
ADEUS
A Cultura exibiu anteontem a última edição do “Pé na Rua”, revista cultural para adolescentes. Promete estrear até o final do mês um novo programa, com outro formato, maior duração e em horário mais nobre, para a mesma freguesia.
FESTA
O SBT irá comemorar seu aniversário, neste mês, com uma seleção de blockbusters, nem todos inéditos.
CLASSIFICADA
A Coca-Cola comprou a primeira cota de patrocínio da Copa de 2010 na Globo. Por ser patrocinadora do Mundial, tinha prioridade. A Globo agora oferece cotas aos patrocinadores de seu futebol nacional. Em setembro, lançará as que sobrarem ao mercado em geral.
PONTO DE VISTA
A cúpula da Record achou a estreia de “No Limite 4″ um “fracasso”. Mas o programa da Globo, na quinta, deu 24 pontos, 43% a mais do que “A Fazenda” (16,8) no mesmo dia.
FAMOSOS?
Uma produtora da Record anda sondando ex-bbbs. Diz que a TV quer um ex-participante do reality show da Globo em “A Fazenda 2″.
Por : Daniel Castro
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