14 de novembro de 2010

Domingo Agora - Segunda Parte:

SEGUNDA PARTE DE:



Vamos seguindo com os nossos:








E agora vamos conhecer as:


Paraty foi o centro de filmagens para o quarto filme da saga Crepúsculo, o "Amanhecer", ou "A saga Crepúsculo: Amanhecer" e agora será o tema das nossas: Curiosidades do Brasil.



Paraty foi fundada por volta de 1600. O primeiro povoado ficava no outro lado do rio, onde se ergueu uma igreja a São Roque. Por volta de 1640 os índios que viviam onde hoje é Paraty foram expulsos e a cidade se mudou para o lugar atual. Mas agora com a nova padroeira: Nossa Senhora dos Remédios.

Paraty ganhou importância no século XIX porque servia de porto que levava o ouro de Minas Gerais para Portugal. Durante esta época de riqueza, vários sobrados começaram a ser construídos e Paraty se tornara o segundo porto mais importante do Brasil.

Quando o ciclo do ouro terminou, Paraty passou a se dedicar à produção de cachaça. A melhor pinga do Brasil foi produzida aqui. E o nome da cidade acabou virando sinônimo da bebida.

Depois da cachaça, o porto de Paraty foi usado para embarcar, diretamente para Portugal, o café vindo do Vale do Paraíba. Foi outro "boom" econômico na história da cidade.

Após a abolição da escravatura, em 1888, Paraty foi esquecida. A população foi reduzida a menos de um vigésimo da original. Dos 16.000 habitantes restaram apenas 600.

Em 1954 foi aberta uma estrada que ligava Paraty ao interior, pelo Vale do Paraíba. Mas só na década de 70 a cidade se recuperou. A rodovia Rio-Santos ligou Paraty aos dois maiores centros do país. E, desde então, a cidade viu surgir um ciclo de turismo que dura até os dias de hoje.


CURIOSIDADES:
Paraty durante o período colonial chegou a ser o 2º maior porto do País em importância.
Por um determinado período o ouro que saia de Minas Gerais para Portugal era escoado por Paraty, e por esse motivo Paraty ficou conhecida como "CAMINHO DO OURO" marítimo terrestre.
Era nas cangalhas, que o ouro vindo de Minas Gerais para ser embarcado para Portugal era transportado. (CANGALHA: cestos que são amarrados nas costas dos burros um de cada lado)
Santo do pau oco, era como se chamava as imagens talhadas em madeira cujo seu interior eram ocos, que muitas vezes era utilizada para transportar o ouro de Minas Gerais pela serra do facão até Paraty, evitando assim os ataques constantes dos saqueadores. Daí o dito "SANTO DO PAU OCO" (pessoa que se esconde atrás de uma falsa imagem)
Paraty conserva ainda hoje uma influência muito forte da maçonaria nas construções locais, que pode ser facilmente observada, tanto nos alinhamentos dos prédios, como nos desenhos decorativos com elementos a que se atribui certos significados a esta entidade.
Paraty durante a invasão do Rio de Janeiro por saqueadores piratas, foi a cidade que mais contribuiu no pagamento do resgate do Governador, esse pagamento foi feito em Açúcar, Ouro e Gado.
Paraty esta ao nível do mar e por esse motivo, as ruas são invadidas pela maré mais alta e por isso Paraty, é conhecida como a VENEZA BRASILEIRA.
Paraty é uma das poucas cidades que conservam sua arquitetura original ainda da época de sua construção.
Que em para construção de seu conjunto arquitetônico, foi utilizada uma espécie de argamassa, composta de óleo de baleia e cascas de marisco moídos.
As Igrejas de Paraty, foram construídas com pedras vindas de Portugal como lastros em navios e aqui, eram deixadas para que na viagem de volta, fossem carregados de ouro e outras especiarias brasileira.
Quase 200, foi a quantidade de engenhos de aguardente que Paraty chegou a possuir e dos que resistiram, existem apenas cinco que mantém até hoje a antiga tradição de fermentar a garapa com pedras de cachoeiras, que após ser esquentadas em fogo, são jogadas dentro dos tonéis.
Conhecida no mundo inteiro por sua qualidade e seu buquê inigualável, a "Pinga de Paraty já foi bebida em versos e prosas, podemos tomar como exemplo Carmem Miranda que cantou... " Vestiu uma camisa listrada e saiu por ai em vez de toma chá com torrada bebeu Paraty.
Ainda hoje a "aguardente de cana" produzida em Paraty embala a boêmia e as noites da cidade...


Daqui a pouco voltaremos com a Terceira Parte do Domingo Agora. Fique ligado! AGUARDEM...

Nenhum comentário: