Olá, estamos de volta com o nosso "sábado incrível", e agora vamos mostrar o "video da semana".
E eu achei um bem legal, vai ter um "repeteco", vamos dizer assim, pois eu não poderia deixar de colocar o Rodrigo Faro dançando como a Beyoncé, achei muito legal, e vamos combinar que ele até que se saiu bem não é?
Video R7.
_________________________________________________
Bem, após o nosso "video da semana", vamos as curiosidades do mundo, com o nosso "mundo curioso".
Hoje iremos falar sobre outro país, a Itália, que provavelmente você não deve conhecer muita coisa, e se conheçe, venha conosco conhecer um pouco mais desse país.
A Itália é um país localizado no sul do continente europeu, ocupando quase toda a Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e da Sicília. O país compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma fronteira marítima através do mar Adriático com a Croácia e a Eslovênia e através do Mar Lígure com a França. Os estados independentes de San Marino e a Cidade do Vaticano são enclaves no território italiano. Também pertence ao país a comuna de Campione d'Italia, um enclave no território da Suíça de língua italiana.
As maiores regiões metropolitanas da Itália são:
Grande Milão - 7,4 milhões de pessoas
Grande Roma - 3,8 milhões de pessoas
Grande Nápoles - 3,1 milhões de pessoas
Grande Turim - 2,4 milhões de pessoas
O idioma oficial é o italiano, falado por quase toda a população. O italiano padrão é uma língua derivada do dialeto da Toscana, sobretudo aquele falado na região de Florença. Existem diversas línguas e dialetos falados no dia-a-dia pela população italiana, como o sardo (na Sardenha), napolitano (em Campânia), vêneto (no Vêneto), friulano (em Friuli-Venezia Giulia), francês (no Valle d'Aosta), alemão (em Trentino-Alto Ádige) e esloveno (em Trieste).
O Catolicismo Romano é de longe a maior religião do país, embora a Igreja Católica não seja mais a religião oficial do estado. 87,8% dos italianos identificam-se catolicos romanos, embora apenas um terço descrevem-se como membros ativos (36,8%). A sede mundial da Igreja Católica Romana situa-se no Vaticano(foto acima), um Estado religioso independente, encravado em território Italiano, e que tem por representante a figura do Papa.
As linhas férreas na Itália totalizam 16.627 km, a 17ª maior do mundo, e são operadas pela Ferrovie dello Stato. Trens de alta velocidade incluem os trens classe ETR, dos quais o ETR 500(Foto acima) viaja a 300 km/h. Em 1991, a Treno Alta Velocità SpA foi criada, uma sociedade de propósito específico pertencente à RFI (controlada pela Ferrovie dello Stato) para o planejamento e construção de linhas para trem de alta velocidade ao longo das linhas mais importantes e saturadas da Itália. O objetivo da construção do TAV é de melhorar a viagem ao longo das linhas ferroviárias mais saturadas da Itália e adicionar novos trilhos a estas linhas, notadamente Milão-Nápoles e Turim-Milão-Veneza. Uma dos focos do projeto é tornar a rede ferroviária da Itália um sistema ferroviário de passageiros moderno e de alta tecnologia, de acordo com os atuais padrões ferroviários. Um propósito secundário era de introduzir os trens de alta velocidade ao país e aos seus corredores principais. Quando a demanda das linhas regulares for reduzida com a abertura de linhas de alta velocidade dedicadas, as linhas regulares serão utilizados prioritariamente para trens regionais de baixa velocidade e trens de carga. Com estas idéias concretizadas, a rede ferroviária italiana poderá ser integrada a outras redes ferroviárias européias, particularmente o TGV francês, o ICE alemão e o espanhol AVE.
Existem cerca de 654.676 km de rodovias utilizáveis na Itália, incluindo os 6.957 km de autoestradas. Existem cerca de 133 aeroportos na Itália, incluindo os dois hubs de Malpensa Internacional (perto de Milão) e o Internacional Leonardo Da Vinci-Fiumicino (perto de Roma). O país tem 27 grandes portos, sendo o maior em Gênova, que também é o segundo maior do Mar Mediterrâneo, depois de Marselha. 2.400 km de hidrovias passam pela Itália.
Agora vamos falar um pouco de um dos lugares mais visitados da Itália.
A Torre Inclinada de Pisa (em italiano: Torre pendente di Pisa), ou simplesmente, Torre de Pisa(Foto acima), é um campanário ou campanário autônomo, da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da Catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na Praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da Catedral e do Baptistério.
Embora destinado a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para o sudeste, logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal colocada e ao substrato solto que permitiu a fundação mudar de direção. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.
A altura da torre é de 55.86 m, do solo ao lado menor é de 56.70 m na parte mais alta do lado. A largura das paredes na base, mede 4.09 m e 2,48 m no topo. Seu peso é estimado em 14,500 toneladas. A torre tem 296 ou 294 degraus; do sétimo andar, tem dois degraus a menos, da face-norte das escadas. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001, a torre inclinou-se em um ângulo de 5,5 graus, mas a torre agora inclina-se em cerca de 3,99 graus.[4] Isto significa que, o topo da torre é de 3.9m de onde ela estaria, se a torre estivesse perfeitamente na vertical.
Fonte: Várias informações são da "Wikipedia".
_________________________________________________
Bem, essas foram algumas curiosidades sobre a Itália, poderiamos ficar falando durante horas sobre esse tema, mas como temos um "tempo" a seguir, vou parar por aqui, o que você achou dessas curiosidades?
Nós vamos dar mais uma "paradinha", mas voltamos logo mais, ás 17:30hrs, com o último bloco do "sábado incrível", até daqui a pouco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário