13 de novembro de 2009
Ao completar 10 anos, RedeTV! inaugura novas instalações. Há o que comemorar?
A RedeTV! comemora nesta sexta-feira seus 10 anos de atividades com a inauguração da sede própria, discurso do presidente Lula e o anúncio de novos programas em 2010, um deles na dramaturgia. A primeira década da emissora gera polêmica e mostra dois momentos bem distintos: o início com a aposta de uma programação diferenciada e o desenvolvimento de uma grade popular com muitas atrações de gosto duvidoso.
Quando entrou no ar, a Rede TV investiu num público mais sofisticado e ofereceu programas diferentes, como o “TV Fama” (uma “Caras” eletrônica), “Superpop” (voltado aos jovens) e a “Casa é Sua” (revista eletrônica com prestação de serviço). Fernanda Lima, Adriane Galisteu, Marília Gabriela, Juca Kfouri e Valéria Monteiro são alguns dos artistas desta primeira fase da Rede TV!, que exibia aos domingos sessão de filmes com comentários de Rubens Ewald Filho, séries para o público jovem (”Friends”) e seriados que marcaram época (”A Feiticeira”). Neste período, João Kleber era outro e comandava um inteligente programa de humor com momentos de stand up. Era uma grade qualificada que atraia menos audiência, mas agradava ao público e principalmente ao mercado publicitário.
Os baixos índices mudaram a história dessa programação. O “Superpop” alterou o foco e apostou numa pauta com assuntos polêmicos, debates intermináveis sobre a sexualidade das celebridades e tudo o que possa garantir audiência fácil. O “TV Fama” buscou uma linguagem mais popular e mergulhou na fofoca, o mesmo caminho adotado pelo atual “A Tarde é Sua”. Mas o marco dessa transformação de ideais da empresa é nítido com o programa de João Kleber. O “Eu Vi na TV” saiu do humor sofisticado para exibir câmeras escondidas, trotes, testes de fidelidade e mulheres com pouca roupa durante o “amasso” com um ator sedutor que abria a porta para a traição.
Atualmente, nos bastidores da Rede TV! ninguém esconde que a vocação da emissora é para a linguagem popular, apesar de toda a pressão por melhorias na qualidade de seu conteúdo. E, apesar do anúncio de que 2010 será diferente e cheio de novidades. Não acredito numa mudança da água para o vinho, mesmo porque lá atrás a Rede TV! trocou o vinho pelo água ardente.
Fonte: Parabólica JP.
Texto: José Armando Vannucci.(Crítico de Tv)
Foto: Parabólica JP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Espero que a Rede TV mude mesmo sua programação, faça coisas novas e legais. Porque ja estou de saco cheio da Globo e de seus programas, e ainda a Record quer copiar...
Postar um comentário