19 de setembro de 2009

Os 5 melhores slasher movies

Para quem não sabe o nome slasher movie se refere ao subgênero de terror e suspense que é mais previsível que final de novela das 8. Um psicopata começa a matar jovens que transam toda hora até serem vencidos pela virgem certinha da história. Apesar de manjado esse tipo de produção ainda tem apelo comercial, faturando fortunas em bilheterias e arrastando multidões para ver no cinema. A explicação se encontra no fato que a galera gosta de tentar adivinhar a ordem e a forma em que morrerão os personagens.

Sou um grande fã, claro. Se não nem me daria ao trabalho de escrever isso aqui. E acredito que você também seja, já que está me lendo. Alguns da lista tiveram ou terão em breve remakes, mas decidi eleger os originais. Mesmo que a refilmagem seja superior, o que quase nunca acontece, sem o primeiro o novo nem existiria.

O Massacre da Serra Elétrica: A história real do loucaço Ed Gein, que fazia imóveis com ossos e usava pele humana como máscara, teve algumas adaptações no cinema, mas nenhuma com esse nível de insanidade. O filme atira o expectador num clima de total desespero, e o que é pior, com Leatherface na sua cola.
Pânico: Os slasher movies pareciam mortos e enterrados, mas quem é fã do gênero sabe que isso nunca impediu nenhum serial killer de abrir os olhos e voltar a barbarizar. Wes Craven, criador de Freddie Krueger, ressuscitou o gênero na década de 90 e deu uma nova máscara a galeria dos maiores psicopatas do cinema, Ghostface, numa releitura irônica e, ao mesmo tempo, reverencial do subgênero, gerando um ciclo de terror adolescente.
Hora do Pesadelo: Este filme é dedicado a todas as crianças que morriam de medo de bicho papão na hora de dormir. Só que, diferente das fantasias infantis, o monstro tem o rosto deformado por queimaduras e garras de metal que fazem o maior estrago quando o sono chega. Além de uma rentável franquia, o longa deu origem ao serial killer mais pop do cinema, Freddie Krueger.

Sexta-feira 13: A franquia mais famosa entre os slasher movies inicia, curiosamente, sem a participação de Jason Voorhees na carnificina: é mamãe Pamela Voorhees que aterroriza os incautos campistas de Cristal Lake. O fato de a célebre máscara de hockey também ficar de fora (ela só aparece no 3) não é impedimento para que o primeiro seja o melhor longa da série.

Halloween: Depois que Michael Myers apareceu com sua máscara pela primeira vez na telona nenhum casal adolescente teve sossego para transar em paz no cinema. Estava aberta a temporada dos slasher movies, dos assassinos em série ávidos por jovens gostosas e seus namorados tarados.

Um comentário:

Unknown disse...

Perfeita a lista!
Concordo em gênero, número e grau.

E ainda arrisco que, quem discordar, provavelmente nasceu na década de 90.